Todas as cidades

Blog

7 aplicativos para fisioterapeutas que você deve baixar hoje!

Leia este texto e conheça os 7 aplicativos para fisioterapeutas que você deve baixar hoje! Aprenda como usar a tecnologia para otimizar o seu trabalho.

7 aplicativos para fisioterapeutas que você deve baixar hoje!

Não é novidade que a tecnologia é uma aliada da sociedade em diversas áreas, inclusive a da saúde. É o caso de aplicativos para fisioterapeuta, que podem otimizar o diagnóstico, gerir consultórios médicos, criar projetos de treinamento e inúmeras outras demandas.

Seja qual for o seu desejo e necessidade, é fato que os aplicativos para fisioterapeuta podem ser muito úteis no dia a dia da profissão. Sendo assim, melhor unir métodos que otimizem o trabalho e ajudem até os pacientes na maior valorização dos profissionais, do que resistir a isso, não é mesmo?

Por esse motivo, temos uma lista de aplicativos para fisioterapeuta que você pode se interessar. Acompanhe!

1.Visual Anatomy 

É importante que o profissional de Fisioterapia saiba se comunicar de forma acessível com os pacientes que são leigos no assunto. No entanto, para mostrar autoridade e expertise, é igualmente fundamental saber dominar as estruturas anatômicas do corpo humano e qual a relação com a lesão ou dores do indivíduo.

Assim, muito melhor do que apenas falar sobre as estruturas, é mostrar cada uma delas para que o paciente tenha mais noção e possa visualizar detalhes do que apenas a imaginação que, durante a fala, tende a limitar. 

O Visual Anatomy Free é um aplicativo de referência interativa e de educação com pronúncia por áudio em 4 idiomas: Inglês, Francês, Espanhol e Alemão. Apesar de ainda não ter uma versão para o português, inclui um modelo de visualização dos órgão humanos em 3D, animações, sendo totalmente gratuito tanto para Android como IOS. 

Ele contém todos os sistemas de anatomia corporal e tem mais de 500 pontos de recursos que podem ser selecionados interativamente, onde cada ponto de recurso apresenta seu nome e descrição. O aplicativo também possui uma função de pesquisa para cada estrutura anatômica, com 8 imagens de visão geral de anatomia humana do Grey 's Anatomy, onde a visão completa tem 1247 imagens, além disso, há a opção de um teste com 23 questões de múltipla escolha. 

Este aplicativo é ideal para profissionais e educadores de saúde, permitindo-lhes mostrar visualmente áreas detalhadas para seus pacientes ou alunos, ajudando a educar ou explicar condições enfermidades ou lesões.  

2.Fisioterapia e Pesquisa

Informação e atualização nos assuntos da área é indispensável para os profissionais de saúde, porém, a correria na rotina de trabalho pode ser um empecilho nesse aspecto. 

Por esse motivo, existem aplicativos para fisioterapeuta que foram desenvolvidos para ajudar nos estudos da área de forma muito mais prática. Se você estiver preso no trânsito, fazendo uma viagem longa, o app Fisioterapia e Pesquisa pode ser seu melhor amigo.

Ele está disponível para IOS e Android, e disponibiliza artigos científicos da revista que nomeia o aplicativo. Os textos são todos em português e, depois de baixados, podem ser lidos sem conexão com a internet, para que você não passe aperto se estiver em lugares sem Wi-fi ou sinal para uso de dados móveis.

3.Fisiotab

Se você trabalha por conta própria, como no atendimento home care, garantir o melhor gerenciamento de cada paciente é fundamental, seja em relação à marcação de consultas ou à evolução de cada indivíduo.

Nesse sentido, o Fisiotab pode ajudar você a aposentar os papéis, na hora de realizar esse tipo de gerenciamento e otimizar o procedimento. O aplicativo registra histórico, valores das consultas, análise de posturas dos pacientes, dados dos exames, evolução da dor e plano de tratamento. 

E ainda, para que o gerenciamento se torne mais completo, é possível também registrar fotos com imagem lateral, frontal e posterior das áreas corporais analisadas e até o mapa dos dermátomos. 

O Fisiotab está disponível para Android e pode ser usado agora gratuitamente com um limite de cadastros de pacientes. Para aumentar essa limitação, o usuário pode optar pela versão paga e aproveitar os benefícios no registro de pacientes e gerenciamento de dados, que são funcionalidades completas e organizadas, que colocam o registro em papéis no segundo plano.

4.Trello

O Trello não é uma ferramenta específica para fisioterapeutas, mas é útil e muito utilizada por profissionais e estudantes no gerenciamento de demandas, sejam elas realizadas individualmente em home care ou com o auxílio de outras pessoas em clínicas ou consultórios. 

Isso porque a ferramenta, além de gratuita, é intuitiva e de fácil utilização na organização de tarefas e compromissos a serem realizados ou que já foram concluídos, para facilitar o monitoramento. 

Dessa maneira, graças aos benefícios da tecnologia, é possível ter uma melhor gestão profissional, para que o ambiente de trabalho seja mais organizado. Afinal de contas, o registro de dados, histórico do paciente e evolução no tratamento são informações importantes demais para não serem devidamente organizadas e gerenciadas, assim como a agenda e o setor financeiro.

5.Fisio Tools

Este app pode ser um grande aliado àqueles profissionais que trabalham em unidades de terapia intensiva, em casos de pacientes com a COVID-19, por exemplo, ou seja, utiliza cálculos de parâmetros em Fisioterapia Respiratória e Ventilação Mecânica, inclusive com gasometria e ânion Gap. 

É importante atentar que o aplicativo foi desenvolvido para uso em pacientes adultos, não sendo indicado e nem concebido para ser utilizado em pediatria. Apresenta a possibilidade de enviar o resultado por email, facilitando a comunicação da equipe e o controle da evolução do paciente (Utiliza o aplicativo padrão do usuário, é necessário uma conta de email configurada no aparelho).

Todas as funções possuem explicação sobre as fórmulas utilizadas, com apenas um toque é possível acessar a função desejada. As funções atuais que existem são: PaO2 ideal; Relação P/F; FiO2 Ideal; Peso Predito; Gradiente Alvéolo-Arterial de O2; Pi e Pe Máximas; IRRS (Índice de Tobin); Resistência de Vias Aéreas; Complacência Estática; Driving Pressure ou Pressão de Distensão; Escala de Ramsay; Escala de Glasgow; Gasometria; Ânion Gap.

 6.Fitness Builder

Boa parte do tratamento indicado para os pacientes precisa também ser feita em casa, quando o fisioterapeuta não tem condições de acompanhar mais de perto, porém, é justamente nessa ausência, que o paciente pode relaxar e dispensar a prática dos exercícios recomendados pelo profissional, o que compromete os resultados no tratamento.

Com o aplicativo para fisioterapeuta Fitness Builder, esse desafio pode ser contornado, já que ele reúne uma série de exercícios com vídeos, áudios e imagens, que auxiliam a comunicação entre o paciente e o profissional, que ainda pode acompanhar o desempenho por meio do app. Ele está disponível para IOS e Android de forma gratuita.

7.Guiabolso

A organização financeira também é uma etapa de extrema relevância para os profissionais, sejam fisioterapeutas ou não, seja quem trabalha por conta própria ou contratado em clínicas e consultórios. Afinal, é necessário saber organizar gastos com compra de materiais, pagamento da equipe e manutenção no geral.

Por essa razão, você precisa conhecer e adotar na sua rotina o aplicativo Guiabolso, disponível para IOS e Android, ele é um app que gera relatórios e disponibiliza um painel com informações detalhadas sobre as finanças do seu atendimento domiciliar, clínica ou consultório. E ainda, nele é possível estipular metas e monitorá-las.

Quer dizer, a tecnologia está aí para facilitar sua vida, e é justamente isso que os aplicativos para fisioterapeuta são capazes, desde que você faça um bom uso das plataformas. 

Se você optar por resistir a essas metodologias, certamente a concorrência vai, e pode, oferecer serviços melhores que os seus. Fique atento às novidades!

Quer continuar aprendendo sobre o assunto? Confira nosso post sobre tendências de tecnologia para a área de Fisioterapia!

Comentários

Posts relacionados

TODOS OS POSTS