Como aliar os aplicativos de Nutrição ao acompanhamento dos pacientes?

Publicado por Faculdade IDE em 18 de janeiro de 2021
Categorias:
Como aliar os aplicativos de Nutrição ao acompanhamento dos pacientes?

Já pensou nos benefícios de utilizar aplicativos de Nutrição para ajudar no seu atendimento e acompanhamento dos pacientes? Modificar hábitos alimentares necessita de um periodo de adaptação e o fortalecimento do vínculo, o que faz com que, nem sempre, elas consigam seguir à risca as orientações nutricionais.

Por esse motivo, uma intervenção diária ou semanal pode ajudar a garantir um melhor resultado.

Atualmente, a tecnologia já faz parte de praticamente todas as atividades do nosso dia a dia, e tem sido muito incorporada na área da saúde — o atendimento home

 office é um ótimo exemplo disso.

Os aplicativos são ferramentas facilitadoras em diversos aspectos do acompanhamento nutricional. É por isso que, neste post, listamos alguns aplicativos de Nutrição que podem ser muito úteis para os seus pacientes. Confira mais!

Por que incorporar os apps nas consultas de Nutrição?

Aplicativos de Nutrição têm uma grande funcionalidade e servem para acompanhar com mais proximidade o andamento do tratamento dos seus pacientes. Desde que se descobriram os benefícios dessas ferramentas, o seu uso passou a ser cada vez mais incorporado.

Para aplicar essa vantagem tecnológica nas suas consultas, é importante pesquisar sobre os apps disponíveis, tanto gratuitamente quanto os pagos, a fim de encontrar aqueles que convergem melhor com o seu trabalho e incentivar os seus pacientes a usá-los. Veja como os aplicativos podem ajudar!

Acompanhamento mais próximo

Com os aplicativos, você consegue monitorar o acompanhamento dos seus pacientes e conversar diretamente com eles, tirando dúvidas, fazendo sugestões ou

incentivando-os a manter o foco. Esse meio de comunicação é uma estratégia para melhorar a relação do profissional da saúde com o paciente de forma descontraída.

Motivação do paciente

Esses aplicativos são vantajosos para a motivação do paciente, pois enviam notificações nos horários das refeições, oferecem dicas de como ter mais disciplina no plano alimentar e dão estímulos para evitar fugir da rotina saudável.

Com essa facilidade da tecnologia, é possível oferecer um atendimento mais humanizado e personalizado de acordo com as necessidades de cada paciente. Assim, as chances de o tratamento ser eficiente são ainda maiores.

Uso da Tecnologia das consultas

Esses aplicativos, inclusive, facilitam na personalização das consultas com uso da tecnologia, pois já oferecem diversas informações úteis para o processo de anamnese. Além disso, eles ajudam a reunir diferentes dados importantes em apenas um espaço, o que otimiza ainda mais o seu atendimento clínico, seja em consultório, seja em home

 care.

Em outras palavras, os aplicativos são ferramentas estratégicas para aplicar técnicas de empreendedorismo na Nutrição, trazer inovação para o atendimento e encurtar as relações com os pacientes, dando mais atenção à evolução dos tratamentos.

Quais são os possíveis apps para utilizar no acompanhamento de pacientes?

Como visto, para incorporar esses aplicativos em seus atendimentos, é fundamental avaliar os benefícios que cada um deles oferece, a fim de encontrar um ou mais apps que se enquadram nos seus objetivos de consulta e que têm aplicação na rotina dos seus pacientes.

Para ajudar no processo de pesquisa e análise dos diferentes aplicativos de Nutrição, listamos alguns que você pode se interessar em conhecer.

Dietbox

Uma das principais diferenças do Dietbox em relação aos demais apps de Nutrição é que o profissional pode montar um cardápio diário para o paciente diretamente no aplicativo, calculando todos os macro e micronutrientes. Dessa maneira, é possível orientar da melhor maneira como deve ser a alimentação de cada pessoa atendida, principalmente se elas estão começando uma dieta recentemente ou estão no processo de reeducação alimentar.

Para os nutricionistas, o aplicativo ainda apresenta outras funcionalidades

interessantes. Ele pode ser utilizado como um software do consultório, permitindo fazer organização financeira, agendamento de consultas e até mesmo atendimento por videoconferência.

O Dietbox está disponível tanto para Android quanto para iOS. O aplicativo também oferece 3 tipos de planos diferentes, nos mais variados preços, com oportunidade de testes, além da sua versão gratuita.

WebDiet

O WebDiet é outro exemplo de plataforma completa para facilitar o seu dia a dia. Com esse aplicativo, é possível conectar diversos usuários, realizar a gestão das

suas finanças, criar formulários de pré-consulta, agendar atendimentos, entre várias outras funcionalidades.

Além disso, é possível criar cardápios personalizados, fazer rastreamento metabólico e demais etapas da anamnese, ter acesso ao cálculo dos macro e micronutrientes, realizar o cadastro dos pacientes por meio do perfil do Instagram, compartilhar e contribuir para os casos de outros profissionais e acessar uma biblioteca científica com diversos artigos da área de Nutrição.

Esse aplicativo também tem duas versões: o plano premium, cujo preço varia de acordo com o tempo de assinatura, e a gratuita. Você pode fazer o download na Google Play ou na App Store.

Tecnonutri

O Tecnonutri é uma ótima ferramenta de assistência para o planejamento do cardápio e o cálculo de calorias consumidas nas refeições e eliminadas nas atividades físicas. Essa é uma boa opção para acompanhar pacientes que visam a

 perda de peso, principalmente nos casos em que é viável e necessário recomendar dietas como low carb ou jejum intermitente.

O fundamental é orientar os pacientes sobre o uso desse app, que deve ser feito sempre com o acompanhamento de um profissional da Nutrição. O aplicativo pode ser baixado na versão Android ou na iOS.

Dieta e Saúde

Outro aplicativo interessante para o acompanhamento de pacientes que desejam perder peso é o Dieta e Saúde. Semelhante ao TecnoNutri, ele também permite calcular as calorias consumidas e gastas ao longo do dia.

A presença de um nutricionista para fazer as orientações adequadas para cada paciente é fundamental para obter os benefícios do uso desse app. O download pode ser feito na App Store ou na Google Play.

Como visto, a transformação digital afetou o modo como todas as pessoas

interagem, tanto entre elas quanto com o mundo. Isso não é diferente na á rea da

 saúde, e os aplicativos de Nutrição podem ser auxiliadores da sua rotina profissional. Por esse motivo, para se manter em alta performance no mercado, é fundamental se atualizar constantemente e aceitar os desafios do mundo tecnológico.

O que achou deste post? Se ele despertou o seu interesse de ler mais assuntos como este, vale a pena assinar a nossa newsletter. Assim, você pode se atualizar e ficar por dentro de todas as nossas novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Redimensionar Fonte
Contraste