Como funciona o atendimento nutricional em academia? Entenda

Publicado por Faculdade IDE em 3 de fevereiro de 2021
Categorias:
Como funciona o atendimento nutricional em academia? Entenda

Como funciona o atendimento nutricional em academia? Entenda

Tendo em vista o boom dos cuidados com a saúde nos últimos tempos, o empreendedorismo na Nutrição está cada vez mais em alta, marcando presença, inclusive, nas redes sociais. Esse novo comportamento da sociedade reflete também no aumento da procura de ambientes para fazer exercícios físicos, e isso mostra a importância do atendimento nutricional em academia.

Independentemente se o objetivo de um indivíduo é emagrecer de forma saudável, ganhar massa muscular ou apenas manter o corpo ativo, a sua nutrição é fundamental para que alcance os resultados esperados. Portanto, nada melhor que um profissional da Nutrição para oferecer um atendimento individualizado e focado nas demandas de cada pessoa.

A seguir, vamos explicar a importância do atendimento nutricional em academia, como o profissional da Nutrição atua nesses locais e o que um nutricionista precisa fazer para trabalhar nessa área. Acompanhe e saiba mais!

Quais são os objetivos do nutricionista na academia?

As atividades de um nutricionista, no geral, são voltadas à análise dos componentes nutritivos do cardápio consumido por uma pessoa ou oferecido em uma empresa do ramo da alimentação. Em uma academia, ele é o profissional fundamental para acompanhar as demandas físicas e nutricionais dos indivíduos, assim como a relação da sua alimentação com as atividades físicas.

Em outras palavras, o profissional da Nutrição analisa a necessidade de vitaminas, minerais, hidratação, proteínas, fibras, entre outros componentes fundamentais para a saúde do corpo de uma pessoa que deseja ter mais bem-estar.

Ao realizar exercícios físicos, principalmente os de alto impacto, é de extrema importância que a alimentação esteja associada a essas atividades, a fim de oferecer ao organismo tudo aquilo que é necessário e nas medidas corretas.

Tanto a alimentação quanto o foco dos exercícios físicos realizados na academia se associam aos objetivos do paciente. Desse modo, é possível alcançar um desempenho e os resultados esperados de maneira saudável e sem causar prejuízos ao corpo.

Abaixo, entenda quais são as principais atividades que ocorrem no atendimento nutricional em academia!

Análise da composição corporal

Geralmente, quando uma pessoa se inscreve em uma academia, ela passa por uma avaliação médica para verificar se não existe nenhuma condição que possa prejudicar a sua saúde ao realizar os exercícios.

Esse processo pode ser acompanhado pelo trabalho do nutricionista ao realizar a análise da composição corporal. Isso envolve observar a massa muscular, os níveis de gordura, entre outros componentes do organismo de uma pessoa, em sua individualidade. Assim, é possível associar as atividades físicas e a alimentação com o objetivo do indivíduo, de forma mais concreta e eficiente.

Avaliação da necessidade de suplementação

Muitas pessoas, ao entrarem na academia, começam por conta própria a realizar a suplementação alimentar. No entanto, em muitos casos, isso não é necessário e o seu uso de forma indiscriminada pode trazer sérias consequências.

Entre as principais complicações do consumo indevido e em excesso de suplementos alimentares, podemos citar:

  • hipertensão arterial;
  • fadiga;
  • complicações gastrointestinais;
  • problemas hepáticos;
  • reações na pele;
  • déficit nutricional devido à baixa absorção dos nutrientes.

Desse modo, visando a melhorar o desempenho do paciente e ter efeitos positivos, a suplementação só deve ser feita se houver a necessidade e nas doses terapêuticas. O atendimento nutricional avalia cada caso e faz as recomendações ideais para cada pessoa.

Definição de dieta e hidratação

Uma coisa é certa: para realizar atividades físicas é necessário ter energia, a qual é obtida por meio da alimentação. Dessa maneira, mostra-se novamente a importância de uma boa nutrição para ter um bom resultado na academia.

A hidratação também é outro recurso fundamental para o bem-estar de pessoas que se propuseram a realizar mais atividades físicas. Por meio dela, é possível repor a perda de líquidos pelo suor e evitar dores musculares.

Além disso, é necessário oferecer orientações tanto sobre a alimentação pré e pós-treino quanto sobre como consumir água durante os exercícios físicos. Afinal, o excesso de hidratação em momentos de esforço físico pode trazer desconfortos gastrointestinais.

Integração de uma equipe multidisciplinar

O trabalho em equipe e multidisciplinar é algo valorizado nas mais variadas áreas do mercado, inclusive a da saúde. Em ambientes como a academia, é possível associar as atividades de diversas profissões em prol de oferecer aos alunos a melhor experiência.

Um nutricionista, dentro de uma academia, pode trabalhar em conjunto com profissionais especializados, como educadores físicos, fisioterapeutas e médicos cardiologistas, para avaliar e instruir cada um dos indivíduos matriculados no local. Isso ajuda a expandir o conhecimento do profissional, aumentar o networking e compartilhar experiências enriquecedoras para a carreira.

Como o profissional pode atuar no atendimento nutricional em academia?

Se você quiser atuar no atendimento nutricional em academia, é interessante ter uma especialização. Uma pós-graduação em Nutrição ajudará a se aprofundar em diversos temas relevantes para a prática da profissão, assim como vai propiciar o desenvolvimento de habilidades importantes para a área.

Ter uma especialização, principalmente relacionada a temas esportivos, contribui também para a entrada nesse mercado de trabalho e na conquista de mais oportunidades nos nichos de academia e esportes. Afinal, uma pós-graduação aponta qualificação e conhecimentos específicos necessários na área. Desse modo, passa autoridade e confiança aos recrutadores e potenciais parceiros profissionais.

Qual é a importância de ter um nutricionista na academia?

Com tantos casos de práticas descontroladas que priorizam o emagrecimento e a hipertrofia, mas negligenciam a saúde, é interessante ressaltar a importância de ter um nutricionista na academia. Um profissional da área é capaz de oferecer a orientação e o suporte necessários para garantir o bem-estar das pessoas associado a um bom desempenho, sem comprometer a integridade do corpo.

Esse é um profissional imprescindível para oferecer instruções adequadas e ajudar o aluno a ter uma relação mais saudável com os exercícios físicos, entendendo que eles são fundamentais para o seu bem-estar, e não necessariamente para a estética do corpo. Essa visão é essencial na prevenção de excessos e o descontrole em ambientes como a academia, reduzindo as chances de lesões, sobrecarga e desnutrição.

Como visto, o atendimento nutricional em academia é interessante tanto ao profissional quanto ao ambiente. Além disso, uma especialização é uma vantagem a mais para atuar nesses locais de trabalho e oferecer um serviço personalizado. Portanto, vale a pena procurar uma pós-graduação na área e investir nesse nicho.

Gostou deste artigo? Caso tenha alguma dúvida ou sugestão para fazer sobre o tema, deixe-nos um comentário logo abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Redimensionar Fonte
Contraste