O que é auditoria em saúde e como funciona? Entenda aqui

Publicado por Faculdade IDE em 25 de janeiro de 2021
Categorias:
O que é auditoria em saúde e como funciona? Entenda aqui

Para que um hospital, clínica ou operadora de planos de saúde funcione bem, além do atendimento aos pacientes pelas equipes assistenciais e administrativas, é necessário possuir também equipes de auditoria em saúde estruturadas e profissionalizadas. Dessa maneira, há uma garantia de que os processos administrativos e de atendimento estarão sendo bem executados, o que vai resultar em segurança, qualidade do serviço oferecido para os pacientes, clientes e público em geral, e retorno financeiro adequado para manutenção da instituição.

Esse trabalho é, inclusive, uma ferramenta da gestão em saúde, pois pode identificar falhas na instituição que estejam, por exemplo, elevando os custos e comprometendo as finanças,a qualidade e até mesmo a segurança para os pacientes.

Quer compreender o que é auditoria em saúde, como ela é realizada e quais profissionais podem seguir carreira nesse segmento? Então não deixe de conferir as informações que reunimos neste post!

O que significa auditoria em saúde?

A auditoria em saúde é um processo que busca auxiliar os serviços de saúde públicos e privados a funcionarem com qualidade. É, portanto, um tipo de controle focado na revisão, no planejamento, na intervenção e na perícia de contas, serviços e procedimentos das instituições, como hospitais, clínicas, laboratórios e operadoras de planos de saúde.

Por exemplo: as auditorias realizadas no Sistema Único de Saúde (SUS) têm como um de seus objetivos verificar se está ocorrendo a correta destinação dos recursos públicos e qualidade do atendimento prestado aos usuários.

Com esse trabalho, há a garantia de ética na saúde, pois o auditor vai avaliar diferentes processos na administração do local seguindo normas internas, legais e protocolos técnico-científicos.

A ideia é que seja feito um “pente-fino” para identificar falhas, o que vai evitar desperdícios, problemas fiscais e até etapas desnecessárias de trabalho, garantindo uma gestão sustentável. Em caso de detecção de algum problema ou irregularidade, são emitidos relatórios com as não conformidades encontradas e sugestões para intervenções, revisões e melhoria dos processos.

A partir disso, o hospital, clínica médica, operadora de planos de saúde ou serviço de saúde em geral passa a atuar dentro de uma série de regras, o que resulta no uso racional dos recursos e em atendimentos de qualidade.

Como é feita a auditoria em saúde?

O trabalho de auditoria é realizado seguindo a legislação, os padrões, as normas técnicas, os protocolos assistenciais e as boas práticas do meio, sendo que, entre as atribuições do profissional auditor, estão:

  • revisão de contas;
  • controle de custos;
  • análise de contratos;
  • liberação de guias e procedimentos de convênios médicos;
  • negociações diversas;
  • liberação de uso de materiais e medicamentos de alto custo;
  • avaliação de indicadores de saúde;
  • verificação das rotinas e tarefas realizadas pelas equipes multidisciplinares, visando à padronização dos processos;
  • suporte aos gestores na tomada de decisões;
  • orientações para adequação dos serviços para que a instituição obtenha selos de acreditação em saúde.

É importante destacar que a auditoria pode ser interna, ou seja, a instituição tem equipes de auditoria própria (podem ser várias equipes: auditoria de contas, de qualidade, recurso de glosas, OPME, entre outras), ou externa, quando se contrata uma empresa independente para esse serviço.

Tipos de auditoria em saúde

Além disso, a auditoria pode ser de três tipos:

  • Prospectiva ou prévia, voltada para avaliação de um procedimento antes da sua realização;
  • Operacional ou concorrente, aplicada durante o procedimento ou internamento para verificar se está de acordo com as diretrizes estabelecidas;
  • Retrospectiva ou analítica, feita após a realização dos atendimentos ou procedimentos, através da análise de documentos e prontuários.

Quem são os profissionais que atuam com auditoria em saúde?

Trabalhar com auditoria em saúde é escolher um segmento em ascensão, visto as especificidades desse setor e a necessidade das instituições contarem com especialistas na área para obter uma gestão sustentável.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Afinal, esse é um setor que envolve custos altos de materiais, medicamentos e equipamentos, por isso, é imprescindível que ocorram avaliações criteriosas e completas dos processos. A fim de evitar desequilíbrios financeiros e atendimento de má qualidade. A ideia é que se equilibrem os custos operacionais com os recursos disponíveis na organização e atendimento com qualidade.

Mas, afinal, quem pode se tornar um auditor em saúde? Geralmente, essa função é exercida por profissionais de saúde, como médicos e enfermeiros, farmacêuticos que tem atuado de maneira operacional, executando atividades de avaliações de solicitações, análise de contas médicas, entre outras atividades .

No entanto, outras áreas da saúde como nutrição, fisioterapia, psicologia, odontologia, entre outros e até carreiras ligadas à administração, também podem exercer um bom trabalho na auditoria em saúde, seja especificamente em sua área de atuação, seja na gestão, área bastante carente ainda de profissionais capacitados.

Para ser um bom auditor, é necessário que o profissional tenha:

  • conhecimento de todos os processos e fluxos da instituição;
  • visão estratégica e holística;
  • postura independente e imparcial;
  • compromisso com o sigilo profissional;
  • boa comunicação;
  • visão estratégica do mercado;
  • perfil analítico;
  • senso crítico;
  • boa capacidade de planejamento e de organização

Outro ponto é se manter sempre atualizado quanto às políticas internas da organização, normas específicas para o setor da saúde, como os de órgãos reguladores e mudanças na legislação.

Quais são as vantagens da especialização na área da saúde?

Se você é da área da saúde e quer aproveitar as melhores oportunidades no mercado de trabalho, pode se planejar para fazer uma pós-graduação.

É uma estratégia para aperfeiçoar os conhecimentos, fazer networking e, desse modo, conseguir cargos e salários maiores ou mesmo dar uma virada na carreira, mudar de área. A educação continuada também é importante para quem quer se preparar melhor para um concurso público e conseguir um emprego estável nas esferas federal, estadual ou municipal.

A boa notícia é que existem diversos segmentos em que é possível se especializar — entre eles, o de auditoria em saúde. Aliás, adquirir os conhecimentos e habilidades de um auditor do setor da saúde com um curso de qualidade é interessante, inclusive, para quem não vai atuar diretamente no ramo, mas quer ficar por dentro de como funcionam todos os processos burocráticos de um hospital, por exemplo.

No caso de profissionais que atuam no atendimento ao paciente ou também na parte de gestão, entender como se dá o trabalho de auditoria e sua importância vai aperfeiçoar sua atuação. Assim, essa se torna uma opção promissora entre as especializações voltadas à gestão em saúde.

Independentemente da pós-graduação que você decida seguir, a única precaução é escolher uma instituição de ensino que seja referência. Com isso, você tem a garantia de fazer um curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), de contar com professores altamente capacitados e de acompanhar uma matriz curricular completa e atualizada.

A auditoria em saúde é fundamental para guiar as instituições a fim de que elas atuem em conformidade com uma série de normas e padrões. Dessa forma, ela é uma ferramenta para sinalizar mudanças e melhorias que precisam ser executadas para alcançar a qualidade nos serviços prestados.

E aí? Gostou de conhecer em detalhes como é o trabalho nessa área? Então vai gostar de saber também sobre todas as vantagens de fazer uma pós-graduação em auditoria de saúde para sua carreira!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Redimensionar Fonte
Contraste