Ben Carson: conheça a sua história

Publicado por Faculdade IDE em 20 de novembro de 2019
Categorias:
Ben Carson: conheça a sua história

Ben Carson é um dos médicos negros mais famosos da atualidade. Formado em psicologia em Yale e em medicina pela Universidade Michigan, tornou-se um neurocirurgião mundialmente reconhecido por realizar a cirurgia que separou gêmeos siameses unidos pela cabeça, no ano de 1987.

Essa realização o fez entrar para a história da medicina, pois provou que era tecnicamente possível que os gêmeos unidos pela cabeça fossem separados e que ambos sobrevivessem. Além disso, ele também criou um plano para outros médicos seguirem no futuro. E participou de outras quatro cirurgias semelhantes – dentre elas, uma cirurgia de gêmeos da Zâmbia em 1997, que deixou ambos os pacientes não apenas vivos, mas neurologicamente normais.

Atualmente é Secretário do departamento de habitação e desenvolvimento urbano dos Estados Unidos.

Você pode conhecer mais sobre sua história assistindo o filme Mãos Talentosas: a história de Ben Carson.

Dia da Consciência Negra⠀

⠀⠀⠀

Não é à toa que estamos falando sobre isso hoje, no dia 20 de novembro, é comemorado o dia da Consciência Negra. Data dedicada a reflexão da importância do papel do negro na sociedade brasileira. Relembrando e valorizando a sua importância na formação social, histórica e cultural de nosso país.

Diante disso, nós da Faculdade IDE trazemos uma realidade preocupante em nosso país: ainda é rara a presença de médicos negros. De acordo com pesquisa realizada pelo IBGE em 2010, apenas 17,6% dos médicos são negros no Brasil. E não para por aí, dentre os diversos profissionais existentes na área de saúde, apenas 27,6% são negros. Além outras profissões consideradas mais prestigiadas, como advogado, jurista, TI e engenharias também tem predominância branca.

O que é possível fazer para mudar essa realidade? Nosso papel como sociedade é de promover a conscientização, incentivando e criando medidas que promovam a diversidade e a inclusão social, para que juntos possamos mudar essa realidade e representar a população brasileira nos diversos setores da sociedade como ela realmente é: plural, diversificada e única!


Redimensionar Fonte
Contraste