Chás termogênicos – benefícios e cuidados para emagrecer

Publicado por IDE Cursos em 20 de junho de 2018
Categorias:

Pacientes que querem emagrecer procuram várias métodos para auxiliar nesse processo. Isso vai desde recursos naturais ou farmacêutico, até atividades físicas. Dentre os mais acessíveis e conhecidos estão os chás.

Mas quais cuidados deve ter o paciente que opta pelo uso de chás termogênicos?

Nossa coordenadora Joyce Moraes, do Núcleo de Nutrição aqui do IDE, explica em entrevista sobre as ações dos chás emagrecedores.

Orientando os pacientes

Plantas medicinais podem causar reações adversas ou possuem contraindicação, assim como qualquer medicamento. É a primeira orientação que o profissional de Saúde deve passar a seus pacientes que estão em busca de chás termogênicos. Principalmente quando há diversas informações duvidosas e fake news disponíveis na internet.

Uma das formas de conseguir um efeito mais forte é misturar ervas de diferentes funções, por exemplo, uma termogênica com outra anti-inflamatória. É importante o paciente saber diferenciar as funções das plantas também para que este não exagere na quantidade consumida de ervas diferentes, porém, de mesma função que possam prejudicar o organismo devido ao consumo demasiado.

A prescrição de chás deve ser feita por um profissional de Saúde especializado em Fitoterapia. Este saberá quais as ervas mais indicadas para cada caso, dosagem, período de consumo, modo de preparo e conservação.

Tipos de chás termogênicos

Canela

Permite acelerar o metabolismo, melhora a circulação sanguíneo e reduz o apetite. Propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas.

Contraindicado: gestantes.

Gengibre

Propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e expectorantes. O gengibre acelera o metabolismo e auxilia na digestão.

Contraindicado: pacientes com hipertireoidismo.

Anis Estrelado

Propriedades termogênicas, como também diuréticas e antibacterianas. Auxilia contra dores abdominais e distúrbios digestivos.

Contraindicado: pacientes com hipertireoidismo.

Assessoria: Maíra Passos

Fonte: Carta de Notícias

Posts relacionados