Educador físico empreendedor? Veja algumas dicas interessantes!

Publicado por Faculdade IDE em 9 de outubro de 2020
Categorias:
Educador físico empreendedor? Veja algumas dicas interessantes!

Para muita gente, empreender é uma questão de necessidade. Afinal, manter-se competitivo no mercado não é uma tarefa fácil, principalmente em contextos de instabilidade econômica. Nesse sentido, embora a Educação Física seja um setor com excelentes perspectivas, inovar as áreas de atuação é uma maneira de garantir mais estabilidade no futuro. Tornar-se um educador físico empreendedor é um ótimo caminho para isso.

É claro que esse percurso demanda investimento na sua formação, até para orientar melhor a sua escolha no empreendedorismo. Assim, além de evitar arrependimentos, você garante o retorno financeiro ideal. Não sabe por onde começar? Então não deixe de ler este post. Falaremos sobre o que considerar para empreender nesta carreira e quais as opções que estão em alta no ramo. Confira!

Por que o educador físico deve se especializar antes de empreender?

Independentemente de qual for a rotina do profissional de Educação Física, fazer uma especialização é fundamental para trabalhar dentro da ética e da responsabilidade social que o ofício exige. Estamos falando de um setor que lida diretamente com a saúde e o bem-estar da população em geral. Por isso, estar devidamente preparado é imprescindível para ter uma carreira de sucesso. Veja a seguir por que vale a pena se especializar.

Conhecer melhor o seu perfil

Durante a graduação, o aluno não tem tanta liberdade de escolha. Pois precisa cumprir a grade curricular do curso mesmo que não se identifique com todas as disciplinas. Na pós-graduação as coisas funcionam de forma diferente. Você terá a oportunidade de escolher se especializar na área que tem mais afinidade e que deseja atuar diretamente. O que ajuda a conhecer melhor seu perfil e a traçar um plano de carreira compatível com suas expectativas e habilidades.

Entender as oportunidades de mercado

Um curso de pós-graduação insere o profissional em um patamar mais avançado na sua área de atuação, além de expandir as possibilidades de trabalho e permitir que ele adquira conhecimentos em setores correlatos. Assim, a visão de mercado se torna mais ampla e ele passa a compreender mais profundamente quais vagas realmente têm a ver com seu perfil. Isso é fundamental para não desperdiçar sua energia com o que não traz retorno.

Adquirir novos conhecimentos

Sem dúvida, esse é o maior benefício da pós-graduação em Educação Física. Um profissional especialista tem muito mais chance de se destacar no mercado e assumir cargos importantes. Afinal, estamos falando de alguém que realmente entende do assunto, já que se dedicou ao estudo aprofundado de determinado tema. Ter esse diferencial é imprescindível para empreender com sucesso em qualquer segmento de atuação, e também para se diferenciar dos concorrentes.

Como empreender nessa área?

Vamos agora às principais tendências de mercado para quem deseja se tornar um educador físico empreendedor.

Abrir uma loja de suplementos

Com certeza você já reparou que ao lado de toda academia — ou pelo menos em alguma rua próxima — existe uma loja de suplementos. Não é de hoje que esse tipo de estabelecimento ganhou lugar de destaque no mercado, atraindo gente das mais variadas faixas etárias e com diferentes rotinas de treinos.

Por isso, abrir uma loja de suplementos é um negócio em ascensão. Mas atenção: como todo empreendedor, você precisa fazer um planejamento estratégico criterioso antes de sair por aí abrindo lojas ou franquias. Comece estudando seu público-alvo e sabendo ao certo quais são suas metas de curto, médio e longo prazo com o negócio.

Além disso, fique atento ao seu capital de giro para não dar passos maiores do que a perna. No início, a captação e a fidelização podem ser bastante desafiadoras, porém não desanime. Uma ótima estratégia é utilizar as redes sociais a seu favor e fazer um trabalho de marketing para divulgar seu estabelecimento.

Montar uma empresa de personal trainer

Outro setor que já virou tendência na Educação Física são treinos em domicílio orientados por um personal trainer. É comum que os profissionais do ramo trabalhem de forma autônoma, ou até mesmo montem sua própria empresa contratando um quadro de profissionais disponíveis para atendimento.

Como a procura por orientação especializada é grande, com certeza trata-se de um bom investimento. Cada vez mais as pessoas estão buscando treinar no conforto do próprio lar e com atendimento personalizado. Assim, elas conseguem ter resultados e otimizar seu tempo, sem sair de casa.

O trabalho de um personal também é muito requisitado por pessoas idosas que moram em condomínios e evitam sair de casa. Inclusive, nesses casos, é comum que o profissional utilize a própria área coletiva dos prédios para dar suas aulas. Como os treinos são personalizados de acordo com os interesses e objetivos de cada usuário, é garantido que os usuários ficarão satisfeitos com o resultado.

Fazer parcerias com profissionais da área de saúde

Quem trabalha com Educação Física reconhece a importância do trabalho multidisciplinar nesta área. Educadores físicos que orientam atletas profissionais, por exemplo, geralmente trabalham em conjunto com psicólogos de modo a manter o equilíbrio físico e emocional dos competidores.

Outra frente de atuação conjunta é com os nutricionistas e fisioterapeutas. No primeiro caso, o profissional da Nutrição prevê cardápios mais saudáveis e compatíveis com o tipo de treino do indivíduo. Já no segundo caso, os fisioterapeutas atuam de modo a prevenir e tratar lesões decorrentes dos exercícios.

Não podemos deixar de falar da Medicina e do seu papel importantíssimo no diagnóstico da condição física de cada pessoa que deseja começar um treino — seja um atleta, seja uma pessoa que se dedica aos exercícios físicos como forma de manter a qualidade de vida. Em todos os casos, estar com o check-up em dia é fundamental.

Portanto, se você deseja se tornar um educador físico empreendedor, saiba que firmar parcerias com profissionais da área de saúde pode ser um excelente caminho para desenvolver sua carreira. Assim como você reconhece a importância desses profissionais, eles também valorizam a sua atuação como educador físico.

Como dissemos no início deste post, esse é um ofício indispensável à qualidade de vida da população em geral, pois a prática de exercícios está diretamente relacionada à manutenção da saúde física e mental do ser humano, elevando também sua longevidade e o bem-estar. E quem não quer viver mais e melhor, não é mesmo?

Se você também reconhece a importância de um educador físico e deseja empreender nessa área, conheça o MBA em Gestão e Empreendedorismo na educação física e no esporte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Redimensionar Fonte
Contraste