Por que se especializar em Fitoterapia Clínica? Entenda sobre a área

Quem está em busca de atualização na área da saúde precisa conhecer o curso de pós-graduação em Fitoterapia Clínica em Fortaleza (CE), da Faculdade IDE. Diante da competitividade cada vez mais acirrada no mercado da saúde, as vantagens desse curso colocam o profissional um passo à frente de seus concorrentes.

Nesse sentido, vamos explicar como funciona a especialização, o que é abordado na grade curricular, a metodologia utilizada e as possíveis áreas de atuação. Dessa maneira você entenderá por que essa pós-graduação é uma excelente alternativa para quem atua na área da nutrição e como alcançar muito mais destaque na profissão. Portanto acompanhe!

Por que realizar uma especialização em Fitoterapia Clínica?

O especialista nesse ramo tem amplas possibilidades de atuação, visto que, atualmente, há uma forte tendência da substituição dos medicamentos usuais pelos fitoterápicos. Assim, outro aspecto relevante se refere ao mercado de trabalho que, nessa área, ainda apresenta carência de profissionais.

Essa especialização apresenta um diferencial interessante por ser uma das poucas pós-graduações do país voltadas especificamente para a área de nutrição. Por isso o  curso é ainda mais diferenciado, já que não basta apenas estudar a Fitoterapia, é preciso saber aplicá-la em relação ao medicamento e à dieta.

O nutricionista e coordenador da pós-graduação em Fitoterapia Clínica em Fortaleza, Caio Victor Coutinho, reitera que, se você faz uma dieta cetogênica ou hiperproteica, isso terá um grande impacto fisiológico (no metabolismo energético, microbiota intestinal, humor…), o que torna imprescindível ter um conhecimento básico dessas dietas para conseguir aplicar a Fitoterapia nesse contexto.

Desse modo, o curso passa um conhecimento muito mais avançado sobre nutrição e insere a Fitoterapia nesse meio. Além disso, o coordenador afirma que o corpo docente, em si, tem muita experiência prática. “Em cursos assim, o caráter prático é muito forte e um grande benefício. Nesse sentido, a ideia central da Faculdade IDE é levar a farmácia viva para o dia a dia dos profissionais e da população”, explica.

Diante de todos esses aspectos, destacamos alguns objetivos e vantagens dessa especialização. Confira!

Vantagens

A especialização em Fitoterapia Clínica preza pelo uso de recursos de metodologias ativas de ensino, posto que é a única pós-graduação do mercado que aborda prescrição fitoterápica em módulos presenciais. 

Nesse ínterim, existe também uma oferta de módulos diferenciados e ajustados, desse modo capacitando o profissional nutricionista a atuar de forma mais segura. Por isso também destacamos o foco na promoção do alinhamento dos profissionais nutricionistas quanto às possibilidades de atuação e uma atenção especial às determinações da lei vigente estabelecida pelo Conselho Federal de Nutrição (CFN) em 2015.

Objetivos

Os maiores objetivos do curso são:

  • apresentar e incorporar os princípios farmacológicos que permeiam a Fitoterapia;
  • buscar a prática do uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos;
  • capacitar os profissionais a diferenciar e classificar os diversos produtos objetos da prática fitoterapêutica quanto às características técnicas e sanitárias;
  • instruir e incentivar o uso de ferramentas apropriadas para o pleno exercício da saúde baseada em evidências;
  • desenvolver mecanismos de aplicação das práticas com melhores níveis de evidência;
  • estudar a ação farmacológica dos chás, formas farmacêuticas e vias de administração de fitoterápicos;
  • explorar os benefícios de alimentos funcionais e nutracêuticos na prática clínica.

Grade curricular da especialização em Fitoterapia Clínica em Fortaleza

Quem escolhe cursar a especialização em Fitoterapia Clínica terá a chance de estudar as seguintes disciplinas curriculares:

  • fitoterapia em afecções respiratórias e imunológicas;
  • botânica aplicada à prática clínica;
  • fitoterapia na saúde do homem e da mulher;
  • metodologia científica I;
  • fitoterapia aplicada ao sistema nervoso central e ao psicoemocional;
  • metodologia Científica II;
  • fitoterapia em afecções endócrinas e metabólicas;
  • bioestatística aplicada à nutrição;
  • fitoterapia no esporte;
  • semiologia clínica;
  • fitoterapia em afecções locomotoras;
  • fundamentos de fitoterapia chinesa;
  • fitoterapia em afecções cutâneas e na estética;
  • segurança de plantas e fitoterápicos em grupos de risco;
  • fitoterapia na saúde cardiovascular e renal;
  • fitoterapia aplicada ao sistema gastrointestinal e hepático.

Como funciona a especialização em Fitoterapia Clínica da Faculdade IDE?

A Faculdade IDE sempre priorizou alguns cuidados para que o ensino ofertado seja de qualidade. Assim, a nossa instituição oferece cursos de pós-graduação que habilitam o profissional com base em princípios éticos voltados para a responsabilidade, a humanização e o respeito ao paciente.

O coordenador Caio Victor explica que essa especialização tem 18 módulos, sendo igualmente 18 meses de cursos. “A nossa ementa tem um fluxo de ideias que é cumulativo, o que é fundamental para fixar conceitos básicos da Fitoterapia. Então, o curso apresenta as bases legais, científicas e técnicas da Fitoterapia destacando como ela é regulamentada no Brasil”, afirma.

Sobre a dinâmica das aulas, o coordenador é enfático: “falamos um pouco de leis, efeitos clínicos, efeitos fisiológicos dos fitoterápicos, mas, inicialmente, abordamos os aspectos básicos. No módulo inicial vemos as técnicas legais e os princípios de farmacologia para que o aluno aprenda a fazer a prescrição correta, adequando-se às necessidades do paciente”.

Além disso, nos próximos módulos são aplicados conhecimentos sobre alimentos funcionais, sobretudo quanto às questões funcionais da Fitoterapia. Depois são vistos módulos sobre a semiologia, o estudo dos sintomas, a Fitoterapia na saúde do homem e da mulher, nas doenças metabólicas e endócrinas. Vale ressaltar que o curso tem aulas práticas e um foco especial na promoção da saúde. 

Quais os diferenciais da Faculdade IDE?

Na hora de escolher uma pós-graduação em saúde, a Faculdade IDE é a primeira opção em Fortaleza. Afinal, a instituição já iniciou os seus trabalhos oferecendo justamente cursos de pós-graduação. Atualmente, em torno de 80 turmas são distribuídas em várias áreas importantes — o que torna o núcleo de saúde muito forte.

As especializações são voltadas para os profissionais de enfermagem, nutrição, fisioterapia, farmácia, psicologia e educação física. Contudo, um dos maiores focos no momento é a Fitoterapia, nicho com bastante expansão no mercado brasileiro. Assim, a instituição de ensino preza pela qualidade e excelência, o que tem tornado suas especializações um destaque nos variados pólos nas cidades do norte e do nordeste do país.

O aluno da Faculdade IDE conta com uma excelente infraestrutura para se especializar em Fitoterapia Clínica em Fortaleza. Além do apoio de professores com experiência prática e acadêmica, e de uma equipe capacitada para o melhor atendimento e suporte, as grades curriculares são atualizadas e voltadas para o mercado de trabalho. Esses são alguns dos diferenciais que asseguram o destaque e o sucesso na carreira dos profissionais da nutrição.

Se você gostou do que leu, conheça a nossa pós-graduação em Fitoterapia Clínica esportiva e funcional aplicada à Nutrição e dê um salto na sua carreira!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Redimensionar Fonte
Contraste