É possível fazer graduação em 2 anos? Confira e veja as vantagens

Publicado por Faculdade IDE em 13 de janeiro de 2021
Categorias:
É possível fazer graduação em 2 anos? Confira e veja as vantagens

Se você busca uma formação rápida e empregabilidade no curto prazo, saiba que é possível obter seu diploma de ensino superior em menos tempo! Os cursos superiores de tecnologia, conhecidos como tecnólogos, são um tipo de graduação em 2 anos e com excelente aceitação no mercado.

De acordo com um levantamento feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e divulgado pelo Governo do Estado de São Paulo, cerca de 92% dos profissionais tecnólogos conseguem emprego em sua área de formação no primeiro ano após a formatura. Quer saber como funciona o tecnólogo e discutir melhor as suas vantagens? Então, continue a leitura!

Como funciona o ensino superior tecnólogo?

O tecnólogo é uma graduação. Isso quer dizer que, assim como o bacharelado e a licenciatura, ele dá um diploma de nível superior. No entanto, o seu grande diferencial é o currículo mais focado para a área de atuação profissional específica, além do fato de o aluno se formar mais rápido. Veja a duração dos cursos de graduação e compare:

  • bacharelado — entre 3 e 6 anos;
  • licenciatura — entre 4 e 6 anos;
  • tecnólogo — entre 2 e 3 anos.

Como você provavelmente sabe, a licenciatura é o tipo de graduação voltado à formação de professores. Já o bacharelado é um curso com carga teórica aprofundada, tendo o objetivo de formar profissionais que podem atuar de maneira ampla no mercado.

O tecnólogo é, por sua vez, uma formação mais focada, que busca atender rapidamente às demandas do mercado. Por isso, a duração é menor: em vez de ter uma abordagem teórica extensa, que muitas vezes envolvem outras áreas que o aluno não deseja atuar, o curso superior de tecnologia explora os aspectos práticos da profissão. Dessa forma, o tecnólogo é a opção ideal para quem já sabe em que área deseja atuar, por exemplo.

Quais são as opções de curso de graduação em 2 anos?

Existem dezenas de opções de cursos superiores de tecnologia. Por ser uma formação rápida e focada no mercado de trabalho, os tecnólogos fazem cada vez mais sucesso no Brasil. Veja algumas graduações populares:

  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
  • Automação Industrial;
  • Gastronomia;
  • Gestão Ambiental;
  • Logística;
  • Marketing;
  • Processos Químicos, entre outros.

Abaixo, conheça mais de perto as opções de graduação IDE no formato tecnólogo.

Gestão de RH

Um gestor da área de Recursos Humanos é o profissional responsável por administrar, desenvolver e coordenar pessoas. As organizações vêm percebendo o valor dos colaboradores para o sucesso de seus negócios, por isso buscam equipes mais engajadas, capacitadas e satisfeitas com o ambiente de trabalho.

Nesse cenário, o curso de Gestão de RH é uma excelente pedida para quem quer uma profissão com alta procura. Esse profissional é bem absorvido no setor privado, mas pode trabalhar em ONGs, centros de pesquisa, instituições de ensino, entre outros setores. Afinal, a gestão de pessoas é bem-vinda em qualquer organização.

Estética e Cosmética

Outra opção é o curso de Estética e Cosmética, que forma profissionais especialistas em beleza, bem-estar e saúde, uma área bastante aquecida no mercado. Além de focar nos aspectos práticos da profissão, a graduação IDE proporciona aos alunos a formação de uma visão empreendedora.

Powered by Rock Convert

O curso superior de Estética e Cosmética prepara o estudante para conhecer os aspectos anatômicos do corpo humano, aplicar as principais técnicas e terapias para beleza e bem-estar, além de ser especialista em estética facial, corporal e capilar. Assim, pode trabalhar em clínicas próprias, salões de beleza, hotéis, SPAs, indústrias de cosméticos, entre outros locais.

Quais são as vantagens da formação de curta duração?

Se você ainda tem dúvidas de que o tecnólogo é uma alternativa muito interessante ao bacharelado, veja só as principais vantagens desse tipo de formação!

Menor custo com os estudos

Por ter uma duração menor, o curso superior de tecnologia também representa menos custos com os estudos. A depender da área, o investimento pode ser de até metade do que seria com outro tipo de graduação. Além de existir a possibilidade de recorrer a bolsas, descontos, financiamentos, entre outros créditos estudantis.

Ingresso mais rápido no mercado

Essa talvez seja a característica mais atrativa dos tecnólogos em relação às demais graduações. Como o aluno se forma em um curto tempo, ele pode ingressar no mercado de trabalho rapidamente e, assim, começar a construção de sua carreira. O tempo economizado nos estudos se torna atrativo para a continuidade da formação por meio de pós-graduações e cursos de extensão.

Currículo mais focado

Se você tem um perfil mais “mão na massa”, vai ter uma experiência bastante interessante no tecnólogo. Isso porque a maior parte do conteúdo visto no curso é objetivo e altamente focado na prática. Dessa forma, o aluno tem a impressão de que todas as matérias são relevantes para a sua futura atuação.

Nos bacharelados, muitas vezes há disciplinas abrangentes ou que tratam de ramificações da área de formação que não têm a ver com o objetivo profissional do estudante. O resultado é uma grade curricular nem sempre agradável e matérias que acabam não fazendo muita diferença para o profissional no futuro.

Possibilidade de pós-graduação

Outra grande vantagem do tecnólogo é que, por ser um curso de nível superior, ele abre portas para a pós-graduação e, consequentemente, de melhores oportunidades profissionais. Com isso, o estudante tem a oportunidade de reciclar sua formação, especializar sua atuação ou aprofundar ainda mais seus conhecimentos.

O estudante pode tanto fazer uma pós lato sensu, incluindo MBAs e especializações, como uma pós stricto sensu — mestrado e doutorado. Desse modo, se você decidir mais tarde que quer construir uma carreira acadêmica, será tranquilo mudar o foco da sua formação. Além disso, formados em tecnólogos podem prestar concursos públicos que exigem nível superior.

Fiscalização do MEC

Os tecnólogos são regulamentados pelo Ministério da Educação (MEC). Portanto, assim como ocorre em outros tipos de graduação, eles passam por processos de reconhecimento e fiscalização do órgão — o que dá ao estudante uma segurança maior em relação à qualidade do curso e a garantia de validade de seu diploma no mercado.

Enfim, como você viu, é possível fazer uma graduação em 2 anos por meio dos cursos superiores de tecnologia. Mais objetivos e enxutos, os tecnólogos oferecem uma formação bastante alinhada às demandas do mercado e proporcionam ao estudante diversas vantagens.

Se você se interessou pelos cursos técnologos, não deixe de conferir as graduações disponíveis aqui, na Faculdade IDE!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Redimensionar Fonte
Contraste