Natação e atividades aquáticas: conheça tudo sobre essa pós-graduação!

Publicado por Faculdade IDE em 1 de maio de 2019
Categorias:
Natação e atividades aquáticas: conheça tudo sobre essa pós-graduação!

Que tal ser um profissional especializado em natação e atividades aquáticas? A pós-graduação multiprofissional pode aumentar as suas possibilidades de atuação, por meio de aulas práticas e teóricas.

Conversamos com Raphael Ritti, professor e coordenador de Educação Física da Faculdade IDE sobre os diferenciais do curso, a grade curricular e os benefícios da especialização para a carreira do profissional. Conheça essa possibilidade!

Natação e Atividades Aquáticas: conheça os benefícios

Investir em uma especialização é uma opção que pode colaborar significativamente para o seu crescimento profissional. A segmentação é extremamente benéfica para a carreira; os salários costumam aumentar quando o profissional adquire capacidades específicas em uma área — principalmente quando pensamos em um segmento que abrange um dos esportes mais praticados no Brasil, a natação.

No caso das práticas de atividades aquáticas, elas têm uma ótima aceitação no Brasil. O clima tropical, além do grande número de praias, lagos e rios, faz com que o país tenha uma ótima estrutura para tal. Isso favorece a escolha por um curso que aborde práticas como a natação.

Além disso, os benefícios das atividades aquáticas são muitos — desde melhorias para a saúde, passando pela queima de calorias, contribuição para a saúde mental, entre outros.

Por essas e outras razões, o profissional que investe em uma pós-graduação em Natação e Atividades Aquáticas pode se beneficiar de todo esse potencial. Realizar um planejamento financeiro e investir em uma especialização como essa pode mudar os rumos da sua carreira.

Especialização na área: razões para investir

Para melhorar a sua carreira, os cursos de especialização trazem alguns benefícios. Especificamente a pós-graduação que aborda natação e atividades aquáticas, de acordo com Raphael Ritti, “aborda conteúdos que permitem capacitar os profissionais graduados em Educação Física e áreas afins para prescrever e orientar atividades aquáticas para diferentes populações”. Isso significa que, na carreira do profissional:

  • as oportunidades de trabalho aumentam;
  • o nível de conhecimento é multiplicado;
  • é possível atuar especificamente com atividades aquáticas;
  • são adquiridos conhecimentos em práticas para diversas faixas etárias;
  • a formação inclui um segmento que favorece a saúde e a qualidade de vida, tópicos que estão em voga na atualidade.

É exatamente sobre este amplo segmento de abrangência que Raphael Ritti fala. “As atividades aquáticas possuem um vasto campo de atuação, indo desde clubes voltados ao treinamento de atletas, podendo até ser utilizadas em bebês e portadores de doenças crônicas, como cardiopatas”, explica o coordenador da especialização.

Tal diferencial está diretamente ligado ao fato do curso ser completo e direcionado para a área. Falaremos sobre isso a partir de agora. 

O que é ensinado na especialização em Natação e Atividades Aquáticas

Conhecimentos básicos em fisiologia do exercício, biomecânica, crescimento e desenvolvimento e treinamento desportivo, conteúdos esses que fazem parte da formação dos profissionais de Educação Física.

Ritti lembra que “dentro do curso Natação e Atividades Aquáticas, essas matérias serão novamente abordadas, porém, direcionado para a área”. Esse é um diferencial da especialização, tendo em vista que, como lembrado pelo coordenador e professor, “profissionais de outras áreas que desejam realizar o curso precisarão de uma dedicação extra para acompanharem as aulas” — o que não impede de ampliar seus conhecimentos.

Até agora, você já sabe quais são os benefícios de se especializar em atividades aquáticas. Saiba, então, porque você deve investir no curso oferecido pela Faculdade IDE.

4 motivos para especializar na Faculdade IDE

O aprofundamento em conhecimentos sobre Natação e Atividades Aquáticas contribui para uma formação sólida, fornecendo conhecimento sobre uma competência específica. Por tal, separamos 4 razões pelas quais você deve se especializar na área, pela Faculdade IDE.

1. Corpo docente com conhecimento de pesquisa e prático

A integração entre pesquisa e prática é um dos diferenciais da especialização da Faculdade IDE. Com profissionais que têm prática de mercado, o aluno se beneficia do contato com especialistas que abordam diferentes tipos de atividades aquáticas para atuação. Da mesma forma, modalidades diversas com foco em públicos variados são apresentadas.

“O corpo docente é formado por pesquisadores e profissionais que atuam na prática. Com isso, o aluno acaba tendo uma ótima formação”, explica Raphael Ritti.

2. Grade de conhecimento ampla e completa

Ao se especializar em atividades aquáticas, é primordial que o aluno conte com uma grade do curso ampla. A Faculdade IDE oferece disciplinas que vão desde o estilo da biomecânica no meio líquido, passando por práticas variadas. Isso contribui para as competências do profissional, assim como para o gerenciamento do conhecimento.

Outro ponto interessante é que no curso o aluno tem algumas aulas de gestão e empreendedorismo, o que favorece o sucesso profissional. Essa é uma demanda crescente de um mercado que busca por colaboradores cada vez mais completos.

3. Potencial para empregabilidade

É importante lembrar que a empregabilidade é um dos pontos que fazem a especialização ser tão interessante para um profissional. Por proporcionar gasto calórico elevado, aprimorar o condicionamento físico e respiratório, além de apresentar baixo risco de lesões, as atividades aquáticas contribuem para uma melhor qualidade de vida. Por isso vão além das tendências do esporte. 

O coordenador da especialização explica que “o conhecimento na prescrição de atividades aquáticas pode ampliar o leque de opções de exercício oferecida pelos profissionais, tornando-se diferenciados no mercado de trabalho”.

4. Oportunidade de migrar de área de trabalho

Fazer uma boa gestão de carreira significa cuidar dos rumos profissionais do seu trabalho. Por isso, o profissional que tem interesse no universo das atividades aquáticas, mas é graduado em áreas correlatas, pode sim apostar nessa pós-graduação. É o caso da formação em Fisioterapia, por exemplo.

Sendo assim, não é necessário ser da área de Educação Física para apostar no curso de Natação e Atividades Aquáticas, oferecida pela Faculdade IDE. Ainda que ele seja direcionado para tal segmento, Raphael reforça que “profissionais de áreas próximas, como a Nutrição e a Fisioterapia, também podem se beneficiar dos conteúdos abordados nesta pós-graduação”.

Investir em uma pós-graduação em Natação e Atividades Aquáticas em uma instituição sólida e conceituada como a Faculdade IDE pode te ajudar a alavancar a sua carreira na área de saúde. Essa é uma forma de ampliar a sua área de atuação, com foco em uma formação estruturada por professores com prática de mercado, conhecimento em constante atualização e uma estrutura avançada, em nível de ensino superior.

Quer investir no seu futuro profissional? Entre em contato e conheça mais sobre a pós-graduação em Natação e Atividades Aquáticas!

Posts relacionados