Novembro Azul 2020: 5 coisas que você precisa saber

Publicado por THAYS MOURA COMUNICAÇÃO E MARKETING em 6 de novembro de 2020
Categorias:
Novembro Azul 2020:  5 coisas que você precisa saber

Com a chegada do mês de novembro, iniciam se as campanhas sobre o Novembro Azul 2020. Mas você conhece sobre o que fala esse movimento? Em resumo, Trata-se de uma campanha de conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata. Mas é muito mais que isso, é um momento em que pessoas do mundo inteiro voltam a sua atenção para a saúde masculina, que para muitos ainda é vista como um tabu.

É muito comum dentre a população masculina, existir um certo receio em relação a algumas questões quanto a saúde e cuidados pessoais. Isso precisa ser desmistificado, para que dessa maneira os homens possam se sentir à vontade para cuidar da própria saúde sem medo de sofrer preconceito.

Diante disso, neste post eu vou te explicar sobre a história do movimento e te contar 5 coisas importantes que você precisa saber sobre esta ação. Não deixe de conferir!

História do Novembro Azul

O Novembro Azul teve origem na Austrália, no ano de 2003, com o nome de “Movember”. A ideia surgiu quando dois amigos decidiram associar o bigode a conscientização acerca da saúde dos homens, daí o nome “movember” que é a junção de “moustache” (bigode) e “november” (novembro). No ano seguinte foi criada a Movember Foundation, uma instituição com objetivo de arrecadar fundos para o combate e prevenção do câncer de próstata.

Novembro Azul no Brasil

Esse movimento chegou ao Brasil 5 anos depois, em 2008. E quem o trouxe foi o Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. Desde o início, já existia uma preocupação em findar o preconceito em torno do tema. Por isso, já em sua primeira campanha, cujo lema foi “Um Toque, Um Drible”, buscaram conscientizar a população masculina a respeito do exame de próstata, incentivando a consulta com os médicos e a realização dos exames quando necessário.

De acordo com a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, Atualmente no Brasil, aproximadamente 42 homens morrem por dia, em decorrência do câncer de próstata e, aproximadamente, 3 milhões convivem com a doença. De acordo com informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2019 foram diagnosticados cerca de 68.220 novos casos e aproximadamente 15 mil mortes causadas pelo câncer de próstata. Em termos de frequência, o câncer de pele é o segundo mais comum em homens brasileiros, ficando atrás apenas do câncer de pele. Também vale ressaltar que 6 em cada 10 casos são diagnosticados em pacientes com mais de 65 anos. Desse modo, é imprescindível a ida ao médico e a realização dos exames, pois de acordo com o próprio INCA, a única forma de garantir a cura, é o diagnóstico precoce.

5 coisas que você precisa saber sobre o novembro azul

Agora que você conhece um pouco melhor o movimento mundial de atenção à saúde do homem, está na hora de conhecer alguns fatos importantes associados a este tema. Confira:

1. A saúde do homem vai muito além da próstata

É comum a população masculina achar que é imbatível, que não precisa de cuidados, ou simplesmente não gostar de ir ao médico. Mas é justamente atitudes como esta, que os fazem descobrir doenças sérias em estado avançado. Consequentemente prejudicando o seu tratamento. Portanto, homens, não deixem de cuidar da sua saúde em todos os aspectos, inclusive, em relação ao seu bem estar físico e mental.

2. Obesidade é fator de risco

A obesidade é um fator de risco para diversas doenças. Infelizmente, para o Câncer de próstata, não é diferente. Isso acontece pois ela aumenta o risco do câncer ocorrer. Além disso o tumor em pessoas com índice de gordura elevado é ainda mais agressivo. Por isso é essencial manter uma alimentação saudável e fazer atividades físicas regularmente.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

3. Toque retal e de PSA são fundamentais

O exame digital da próstata (toque retal) e a dosagem sanguínea do PSA (Antígeno Prostático Específico),  são as duas formas mais eficientes para descobrir a doença em sua fase inicial. Sua realização é fundamental, pois quando detectada cedo, as chances de cura são maiores e os tratamentos, menos invasivos.

4. O PSA não substitui o toque retal

Isso acontece porque cada exame tem uma finalidade diferente. O PSA avalia as alterações da próstata no sangue, já o toque retal avalia o tamanho, a forma e a textura da próstata. Uma vez detectada alguma  alteração nos exames, o médico urologista pode também solicitar uma biópsia, para confirmar o diagnóstico da doença. Lembrando que esses exames devem ser realizados para as faixa etárias e pessoas indicadas, e que são fundamentais para o diagnóstico cedo.

5. Os sintomas não aparecem na fase inicial

Esta doença surge de forma silenciosa e demora cerca de quatro anos para começar a apresentar sintomas. Na maioria das vezes, quando isso ocorre, o tumor já está em estágio avançado. 

Os principais sintomas são:

  • jato de urina fraco;
  • dor durante a micção;
  • impotência sexual e disfunção erétil;
  • presença de sangue na urina ou sêmen;
  • vontade de urinar frequente;
  • Dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos;
  • fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.

Além disso, os sinais da doença são muito parecidos com o da hiperplasia benigna, que é o aumento benigno da próstata, mas não o câncer de fato. Tudo o que você leu até agora, explica o porquê você não pode negligenciar a sua saúde. Por isso, não deixe de manter hábitos saudáveis, se alimentar bem, praticar exercícios, e ir ao médico frequentemente para verificar se está tudo bem. Manter os exames em dia é fundamental! 

O Novembro Azul 2020 é muito importante para conscientizar sobre o tema, mas é importante ressaltar que a atenção e os cuidados a saúde dos homens devem acontecer durante todos os meses do ano. Principalmente para os que estão no grupo de risco. Além disso, assim como é importante cuidar da saúde física, a saúde mental não pode ser deixada de lado. Se você gostou desse texto, que tal compartilhar com os homens importantes da sua vida? Vamos juntos, fazer com que esta informação chegue ao maior número de homens, para que possamos mudar o seu mundo e o de muitas pessoas!

 

Thays Moura

Comunicação e Marketing

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Redimensionar Fonte
Contraste