Campanha Nursing Now: qual é a sua importância para a enfermagem?

Publicado por em 22 de junho de 2020
Categorias:
Campanha Nursing Now: qual é a sua importância para a enfermagem?

Os profissionais que atuam na Enfermagem — enfermeiros, técnicos e auxiliares — têm papel fundamental para o bom andamento dos serviços de saúde, seja em hospitais, clínicas, postos de saúde, unidades de pronto-atendimento, entre outros locais afins. Nesse sentido, surgiu uma campanha global para valorizar tal classe de trabalho: a Nursing Now, ou em português — Enfermagem Agora.

O intuito é ter um movimento para fortalecer essa carreira em todo o mundo e, consequentemente, melhorar os indicadores vitais de saúde dos países.

Quer conhecer mais a fundo essa ação internacional e descobrir por que seu apoio é importante nessa iniciativa de reconhecimento à Enfermagem? Então não deixe de conferir nosso post. Boa leitura!

O que é a campanha Nursing Now?

É uma campanha que foi idealizada para preparar os países para as comemorações do Ano Internacional da Enfermagem, em 2020. A iniciativa partiu do Conselho Internacional de Enfermeiros e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Começou no Reino Unido, mas já engloba 30 países, entre eles o Brasil, sendo que as patronas do movimento Nursing Now são a duquesa Kate Middleton e a atriz britânica Emilia Clarke.

O ano de 2020 foi escolhido para as celebrações, pois representa dois séculos do nascimento de Florence Nightingale, a britânica precursora da Enfermagem do jeito como conhecemos a profissão hoje. É uma personalidade reconhecida pelo seu papel de liderança e por ter impulsionado as bases profissionais dessa carreira.

Participação brasileira

Aqui, o Nursing Now foi implementado pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e pelo Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, vinculado à USP. O lema brasileiro é “Onde há vida, há Enfermagem”.

Quais os objetivos do movimento?

O objetivo é fortalecer a categoria, destacando a importância da Enfermagem no sistema de saúde, bem como nas melhorias e na ampliação do acesso a esses serviços.

Assim, os governos integrantes da Organização das Nações Unidas (ONU) devem valorizar tais profissionais, levando em conta que eles realizam uma função essencial para que os países possam atingir as metas de saúde regionais, nacionais e internacionais.

Metas do Brasil no movimento

Acompanhe a seguir as metas do Nursing Now no país:

  • criação de ações para melhorar a educação e o desenvolvimento profissional da categoria, especialmente no aspecto da liderança em Enfermagem;
  • luta por melhores condições de trabalho para esses profissionais;
  • disseminação de práticas inovadoras na Enfermagem, considerando as evidências científicas na área.

Por que a campanha é tão importante para os profissionais de enfermagem?

O Brasil conta com mais de 2,3 milhões de profissionais da Enfermagem, segundo informações do Cofen. Como se sabe, é uma área cheia de desafios, pois tal ocupação é responsável por atender casos de diferentes complexidades. Basta ver a atuação dessa categoria diante da pandemia da Covid-19.

No entanto, mesmo diante de tanto esforço e riscos, essa profissão ainda não tem o reconhecimento merecido. Para mudar essa história, foi lançado o Nursing Now, que é importante devido a vários fatores, como mostramos abaixo.

Fortalecimento da categoria

Quem escolhe seguir a carreira deve se dedicar de forma intensa em cada atividade que exerce. Para atuar na área, além de uma boa formação, inclusive com especialização em Enfermagem, é importante trabalhar a inteligência emocional.

Isso porque sua rotina inclui o atendimento a pacientes e familiares que, muitas vezes, estão fragilizados. Desse modo, é necessário lidar com as situações sem ficar abalado com a gravidade dos casos. Sem contar os extensos plantões, que exigem bastante disposição e resiliência dos profissionais.

Há quem atue ainda nas emergências, UTIs e até em equipes de salvamento, ou seja, é preciso ter muito preparo para atender os pacientes com qualidade e segurança.

Apesar de ser uma carreira extremamente gratificante, é necessário que seja valorizada pela sociedade para que, assim, haja um empoderamento desses profissionais que escolheram se dedicar a cuidar das pessoas.

Protagonismo da área da saúde

O Nursing Now também levanta a questão do protagonismo da categoria na área da saúde, devido a todas atividades realizadas pelos profissionais, visto que são peças-chave nos cuidados e no atendimento aos pacientes, bem como em assuntos relacionados à gestão. Assim, reforça a questão da urgência de mais trabalhadores da Enfermagem em cargos de liderança.

Aponta ainda a necessidade de esses profissionais participarem mais ativamente das discussões na área de saúde pública, já que eles estão na linha de frente dos hospitais e de outros serviços e conhecem a realidade do setor.

Discussão acerca das condições de trabalho

A Enfermagem atua pela promoção da saúde, prevenção de doenças e na oferta de cuidados essenciais aos pacientes. Contudo, no Brasil por exemplo, os enfermeiros, técnicos e auxiliares não recebem o devido reconhecimento, especialmente no serviço público, em que encontram falta de materiais, salários baixos e condições ruins de trabalho.

Por conta de todos esses pontos, é essencial que o país se mobilize em prol da profissão e una toda a categoria e a sociedade com o movimento Nursing Now.

Foco na inovação

A campanha também tem o intuito de reunir as grandes iniciativas da área de Enfermagem. O site do programa brasileiro conta com o Mapa de Inovações, em que é possível ficar por dentro de trabalhos de assistência, liderança, pesquisa, empreendedorismo e inovação desempenhados em várias regiões do país.

Superação de desafios

Essa ação internacional busca ainda criar modelos de atenção e promoção da saúde. Isso porque a ideia é unir profissionais de diferentes países para que possam trabalhar e aprender juntos, desenvolvendo, dessa maneira, novas abordagens para aperfeiçoar o atendimento em saúde.

O desafio é ultrapassar fatores que tornam alguns países desiguais, o que afeta em cheio a área da saúde e bem-estar das populações.

A categoria da Enfermagem precisa ter uma valorização maior no Brasil e em outras nações. Nesse contexto, ganha importância a iniciativa global Nursing Now, que estabelece metas para empoderar a classe profissional e também melhorar os serviços de saúde.

Curtiu este post sobre o fortalecimento da Enfermagem? Então vai gostar de ficar por dentro de uma das tendências na área da saúde — a Enfermagem em Neurologia e Neurocirurgia. Não perca!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Redimensionar Fonte
Contraste