Dicas de sucesso para nutricionistas recém-formados! Confira a lista

A conclusão de uma graduação, é um período muito aguardado por qualquer pessoa. Mas também é essencial compreender que, na maioria das vezes, essa é uma época desafiadora e que pode ter as suas complexidades. Principalmente se tratando de nutricionistas recém-formados.

Isso porque, nesse segmento escolhido pelos profissionais de saúde, é preciso atender às peculiaridades impostas pela carreira. Assim, para se tornar uma figura promissora no ramo, você não pode se limitar ao conhecimento adquirido na faculdade.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com algumas dicas de sucesso para nutricionistas recém-formados. Continue lendo e veja como fazer isso!

Nunca pare de estudar

Uma das melhores sugestões para nutricionistas recém-formados — e para qualquer outro profissional — consiste em não se acomodar e continuar estudando, sempre que isso for possível. A nutrição, propriamente dita, é uma área que está em constante evolução e que demanda uma adaptação constante dos seus conhecimentos.

Sendo assim, jamais abandone os livros e busque se atualizar em relação a descobertas científicas mais recentes. É preciso criar o hábito de pesquisar e ler os principais periódicos relacionados com o seu ramo, todos os dias, para oferecer apenas o que há de melhor para os seus pacientes.

Considere abrir um consultório

Abrir um consultório pode ser um passo que assusta muitas pessoas, mas que também pode ser o salto de qualidade de você espera para a sua carreira.  É importante entender que, por mais tentador que seja partir para o empreendedorismo e ser dono do seu próprio negócio imediatamente, para que você consiga fazer isso de forma lucrativa, é recomendável abrir um consultório apenas depois de ganhar uma boa experiência no ramo.

Ao passar por outros empregos e cargos, você ganhará maior visão sobre a realidade, as dificuldades e as peculiaridades do segmento. A interação com outros profissionais e outras clínicas trará um conhecimento diferente daquele que você aprendeu nos livros e na faculdade, dando mais expertise para que você supere os desafios.

Fuja do atendimento tradicional

Tentar seguir as linhas da tradicionalidade é uma atitude comum para qualquer recém-formado, sobretudo na área de saúde. Com os nutricionistas, a coisa não muda de figura e boa parte dos egressos da faculdade têm certa insegurança quanto ao que devem fazer. Assim, ficam com medo de se arriscar com práticas diferentes.

Entretanto, em tempos tão competitivos, explorar as possibilidades da profissão acaba sendo imprescindível para obter êxito. Vale a pena quebrar paradigmas e fugir dos atendimentos mais comuns, buscando novos conhecimentos e maneiras de inovar. Pense em uma especialização do seu interesse, como uma boa pós-graduação.

Crie um bom networking

A conquista de um bom networking também é uma das melhores dicas que podemos oferecer para nutricionistas recém-formados. Isso não se resume apenas a conhecer novos profissionais que atuam na sua área, mas também fazer com que eles tenham ótimos motivos para recomendar você pelas suas competências e qualidades.

Esses contatos podem arranjar grandes cargos, empregos e pacientes. No entanto, mais do que isso, podem ter carreiras inspiradoras, funcionando como uma excelente maneira de trocar informações e permitir um aprimoramento mútuo de ideias, o que elevará o seu potencial criativo e aperfeiçoará os seus processos de trabalho.

Faça algum trabalho voluntário

Muito embora a maioria das ações voluntárias possa passar a impressão de que não trará nenhum retorno do ponto de vista financeiro, o fato é que você pode ganhar muito mais do que apenas a satisfação pessoal de ajudar os seus semelhantes. O voluntariado, nos dias de hoje, é mais um diferencial para o nutricionista.

Sobretudo no período logo depois da sua formatura, pode ser complexo conseguir emprego ou abrir o seu próprio consultório. Dessa forma, até mesmo para pegar mais experiência no atendimento, você pode buscar locais que estejam precisando de ajuda nutricional, o que trará mais confiança e, eventualmente, algumas grandes oportunidades pagas.

Melhore o seu currículo

Como falamos no tópico acima, o voluntariado abre novas oportunidades profissionais e pessoais para você. No entanto, esse tipo de atitude também tem outro benefício importante: o de melhorar o seu currículo. Como o mercado de trabalho é amplo, mas concorrido, é fundamental que você não abra mão de criar vantagens competitivas.

É preciso correr atrás de qualificações, como especializações, cursos e pós-graduações. Mesmo que você não tenha muito tempo sobrando, use a internet a seu favor: estude, procurando aulas online, informando-se sobre a legislação vigente no país, aprendendo mais sobre os planos alimentares e assim por diante.

Use bem as redes sociais

Por fim, você não pode deixar de usar bem as redes sociais, se deseja ter sucesso em todas as áreas de atuação do nutricionista — isso vale para qualquer outro profissional dos dias de hoje. A ação pode contribuir para que você tenha mais público no consultório, ganhe mais notoriedade na área, conquiste renome no mercado ou, simplesmente, tenha mais atendimentos particulares.

As principais mídias desse tipo, como o Facebook e o Instagram, tornaram-se uma vitrine importante para todo mundo. Lembre-se de se manter em consonância com o Código de Ética da profissão e de postar conteúdos relevantes. Também, que estejam, ao menos minimamente, relacionados com a sua área de atuação.

Ao seguir essas dicas para nutricionistas recém-formados, você estará apto a conquistar o sucesso que deseja. Um curso em uma instituição de renome pode ser exatamente o diferencial de que você precisa! Considere a Faculdade IDE, que é uma referência de qualidade em educação nas especializações da área de saúde no Norte e Nordeste do Brasil, como uma opção interessante para te ajudar nessa jornada.

Gostou de conhecer nossas sugestões para alavancar sua carreira? Está pensando em se diferenciar nesse mercado e adquirir mais conhecimentos por meio de um curso de especialização? Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco agora mesmo!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Redimensionar Fonte
Contraste