Perícia e Assistência Técnica em Fonoaudiologia: por que optar pela especialização?

Cada vez mais, os profissionais de fonoaudiologia estão apostando na qualificação como um diferencial para atingir os melhores cargos e os salários mais altos do segmento. Dentro dessa realidade, fazer uma especialização em Perícia e Assistência Técnica em Fonoaudiologia pode ser uma opção muito interessante.

Esse é um ramo que está crescendo e ofertando uma boa demanda de oportunidades, alcançando novas áreas de atuação e, junto a isso, trazendo mais reconhecimento, sobretudo para quem faz uma pós-graduação. Confira o conteúdo a seguir e descubra como esse curso pode ser exatamente o que você estava procurando!

O que é o curso de Perícia e Assistência Técnica em Fonoaudiologia?

O curso de Perícia e Assistência Técnica em Fonoaudiologia é uma especialização que vem chamando a atenção do mercado e tem como um de seus objetivos principais, oferecer conhecimentos que possibilitem ao fonoaudiólogo atuar como Perito Judicial ou como Assistente Técnico das partes.

É uma área promissora, na qual o curso do I.D.E. é pioneiro no Brasil. Seu intuito principal é permitir que os estudantes conheçam os tipos de perícia, incluindo as judiciais e extrajudiciais, além dos caminhos que poderão nortear uma nomeação como Perito Judicial, por exemplo.

Sobre o que realmente faz um Perito em Fonoaudiologia, a professora Fernanda Lima, coordenadora do curso de Perícia e Assistência Técnica em Fonoaudiologia do I.D.E, exemplifica da seguinte maneira:

“O curso prepara o fonoaudiólogo para fazer as perícias da parte auditiva, vocal e grafotécnica, seja voz trabalhista ou criminal, pois são objetivos diferentes.

Na voz trabalhista, a gente analisa se a pessoa tem determinada patologia e se ela foi causada no ambiente de trabalho. Já na voz criminal a gente identifica quem está falando, de quem é aquela voz.”

Os alunos aprendem a elaborar petições e pareceres técnicos, fazem laudos periciais e realizam os diagnósticos diferenciais com o intuito de estabelecer ou não, dentro da ética, o nexo causal. Eles também tornam-se capazes de analisar a aptidão dos trabalhadores para o desenvolvimento das suas funções em empresas.

Outro benefício do curso é o desenvolvimento das habilidades necessárias para contribuir com a justiça do trabalho e a qualificação para que os fonoaudiólogos realizem perícias e todo tipo de assistências técnicas judiciárias no segmento da saúde.

Como é a grade do curso em Perícia e Assistência Técnica em Fonoaudiologia?

A grade do curso em Perícia e Assistência Técnica em Fonoaudiologia inclui um grande número de disciplinas, para capacitar os alunos e aumentar os seus níveis de conhecimento na área, como “Noções de Direito e legislação pertinente à perícia” e “Introdução e assistência técnica do ponto de vista jurídico”.

A professora Fernanda Lima, coordenadora do curso de Perícia e Assistência Técnica em Fonoaudiologia do I.D.E, explica o que o aluno vai, efetivamente, aprender nessa especialização:

“O curso tem como público-alvo os fonoaudiólogos. O objetivo é formar pessoas, prepará-las para trabalhar com a área de perícia judicial.”

Algumas outras matérias que merecem destaque são: “Ruído e acústica aplicada a perícia em fonoaudiologia”, “Diagnóstico audiológico e legislação”, “Perícia grafotécnica”, as “Perícias auditivas na esfera trabalhista”, incluindo conteúdos teóricos e práticos!

Como é o mercado de trabalho para quem realiza o curso?

O mercado de trabalho para quem faz o curso em Perícia e Assistência Técnica em Fonoaudiologia acaba tornando-se mais amplo. A área de saúde tem boas perspectivas e é fácil inferir que um fonoaudiólogo especialista na área de Perícia tem mais chances de atuar no ramo, o que ressalta a importância de fazer uma pós.

Na área trabalhista, o fonoaudiólogo pode atuar no segmento de indivíduos que utilizam a voz em seus ofícios. Eles podem acionar a justiça alegando que tiveram problema vocal, como professores ou quem trabalha com teleatendimento. Há também a perícia auditiva, pela exposição laboral a ruídos.

Se formos para a área cível, há excelente espaço no reconhecimento de assinaturas utilizadas em documentações e falsificações. Por fim, na criminal, há também o reconhecimento de voz para a identificação de falantes, a perícia em vídeo e a textualização, por exemplo.

A professora Fernanda Lima, coordenadora do curso de Perícia e Assistência Técnica em Fonoaudiologia do I.D.E, dá um exemplo prático pessoal:

“Um dia havia sido retirado dinheiro da minha conta e não havia sido eu. Quando eu fui ao banco, disseram que eu estava fazendo o contrato de um empréstimo e que o dinheiro foi retirado da minha conta para pagar a prestação. Eu pedi o contrato, pois eu não havia solicitado esse empréstimo.”

Então, ela utilizou seus conhecimentos na área para resolver a questão:

“Quando eles me mandaram, não era a minha assinatura. Fiz um boletim de ocorrência e foi instaurado um inquérito. O delegado, então, solicitou a perícia grafotécnica e um perito confrontou as assinaturas e emitiu um laudo para dizer que aquela assinatura não era minha.”

O Ministério Público, por exemplo, pode requerer a um juiz um grampo telefônico de uma pessoa acusada de um crime e é preciso saber se a voz é realmente a voz do investigado. Nesse caso, é chamado um fonoaudiólogo para fazer a identificação de falantes, usando recursos de software para fazer o reconhecimento.

O fonoaudiólogo é um profissional de saúde que é especializado na audição, na voz, na linguagem, na leitura e na escrita. Mas, quando ele faz um curso em Perícia e Assistência Técnica em Fonoaudiologia, ele está apto a atuar em um segmento muito mais extenso, individualizado e, consequentemente, melhor remunerado.

É um mercado bastante promissor, com honorários interessantes e que podem chegar a mais de 15 mil Reais para concursados, por exemplo. Quando o fonoaudiólogo atuar como assistente técnico, é ele que diz à parte quando deseja ganhar, ou seja, faz um acordo sobre o pagamento do serviço.

O tempo de trabalho pode variar bastante com cada caso e, enquanto existem laudos periciais que demandam tecnologia e contém mais de cinquenta páginas, existem outros que não chegam a uma dúzia. São exatamente essas variáveis que definirão quanto você, uma vez especializado, pode receber por cada trabalho prestado.

Por que escolher o I.D.E. para fazer o curso em Perícia e Assistência Técnica em Fonoaudiologia?

Uma vez que você decida por ampliar os seus horizontes profissionais e aprimorar as suas chances de conseguir os melhores cargos e as maiores remunerações, é essencial escolher com sabedoria o local no qual você realizará o seu curso em Perícia e Assistência Técnica em Fonoaudiologia.

Diante desse contexto, o I.D.E. surge como uma excelente alternativa, com um ótimo custo-benefício. A instituição conta com um corpo docente excepcional, no qual os professores atuam na área jurídica e são delegados, procuradores da República, juízes do trabalho e advogados criminais, por exemplo.

No que concerne a área de perícia, todos esses mestres a vivem na prática do seu dia a dia, como peritos oficiais ou judiciais. A pós-graduação em Perícia e Assistência Técnica em Fonoaudiologia do I.D.E. é pioneira no Brasil e devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

A coordenadora do curso de Perícia e Assistência Técnica em Fonoaudiologia do I.D.E., Fernanda Lima, corrobora essa escolha:

“Contamos com professores muito especializados, que atuam na área jurídica. São delegados, Procuradores da República, Juízes do Trabalho e Advogados Criminais. Então, a parte jurídica têm excelência em qualificação. Na parte de perícia, são todos os profissionais que vivem a prática. Temos peritos oficiais e judiciais.”

Com tantas informações, fica fácil perceber que essa pós-graduação pode ser exatamente o diferencial que você estava buscando. É uma maneira de ampliar seus horizontes, fazer networking e se especializar em um setor com boa demanda, além de excelentes perspectivas de crescimento para os próximos anos.

E você, está interessado em fazer o nosso curso em Perícia e Assistência Técnica em Fonoaudiologia? Quer se destacar diante dos concorrentes e ser um profissional valorizado no mercado? Então não perca mais tempo, entre em contato e conheça as nossas turmas!

Posts relacionados