Conheça mais sobre o curso de pós-graduação em farmácia magistral

Publicado por Faculdade IDE em 5 de junho de 2020
Categorias:
Conheça mais sobre o curso de pós-graduação em farmácia magistral

Existem algumas profissões da área de saúde que estão em grande crescimento no mercado e apresentam boas perspectivas de carreira para quem que não abre mão do conhecimento e do aprimoramento constante. Pensando nisso, preparamos este conteúdo falando sobre o curso de pós-graduação em farmácia magistral.

As oportunidades para quem faz essa pós-graduação são imensas, em especial para quem escolhe uma instituição com credibilidade e experiência de ensino, que oferece não apenas lições teóricas, mas também aulas práticas com professores capacitados em sua área de atuação. Continue a leitura e aprenda mais sobre o tema!

Afinal, o que faz um farmacêutico magistral?

Em linhas gerais, o farmacêutico magistral é o responsável por modificar e transformar os produtos que serão fabricados nas farmácias de manipulação. Esse é um ofício que demanda muito conhecimento técnico e prático, mas que também tem um lado quase artesanal, exigindo muita precisão e detalhismo.

Ainda que o local disponha de aparelhos modernos, o papel de um profissional é imprescindível para trazer mais confiabilidade e segurança para o paciente. Pois é ele que faz, por exemplo, a pesagem dos sais que são usados nas medicações, que mistura os compostos, combina as fórmulas, faz a encapsulação e assim por diante.

Para atuar adequadamente nesse meio, é essencial cursar uma pós-graduação em farmácia magistral, que é oferecida por algumas instituições de ensino no país. Dessa maneira, torna-se possível agir junto aos médicos em prol dos pacientes, usando os melhores compostos para promover o bem-estar da população.

Por que a farmácia magistral está em crescimento?

Agora que você já entendeu um pouco melhor o que faz um farmacêutico magistral e entendeu quais são os seus campos de atuação, chegou a hora de compreender alguns dos muitos motivos que fazem com que a farmácia magistral esteja em crescimento no Brasil. Veja, a seguir, algumas razões para isso.

Total conveniência posológica

Um dos motivos pelos quais a farmácia magistral está em crescimento é que as prescrições que são feitas voltadas para esse nicho dispõem de total conveniência posológica. Isso quer dizer que não é preciso fazer ajustes e adaptações por conta do laboratório, pois as doses prescritas são exatamente as que os pacientes necessitam.

Isso é muito importante, pois há um maior respeito pelas variações individuais de fisiologia e metabolismo, que podem fazer com que as variações plasmáticas de uma sustância sejam tremendas. A absorção de fármacos pode ser diferente de acordo com a pessoa e utilizar as dosagens requeridas pode melhorar o resultado consideravelmente.

Variabilidade de medicamentos

Não é novidade para ninguém que a ciência está em uma busca constante por novos remédios e princípios ativos, de maneira que seja possível elevar o bem-estar das pessoas e melhorar o prognóstico de diversos problemas e doenças conhecidas. Sendo assim, a variabilidade de medicamentos é um dos motivos do sucesso dessa área.

A farmácia magistral abre a incrível possibilidade de manipular medicações de qualquer espécie, desde que com as devidas receitas médicas. Além das populares opções em homeopatia, também é possível fazer isso com florais, alopáticos, prescrições ortomoleculares, fitoterápicos, produtos dermatológicos e muito mais.

Forma farmacêutica adequada

A farmácia magistral também permite a escolha da fórmula farmacêutica adequada, fazendo com que o profissional de saúde ajuste a apresentação para as principais características dos pacientes. Isso pode incluir, por exemplo, ponderações sobre a idade, peso, eventuais dificuldades de ingestão, velocidade desejada de absorção etc.

Dessa maneira, é possível optar por cápsulas, pastilhas sublinguais, xaropes ou até mesmo em forma de jujubas ou shakes. Cabe ao farmacêutico magistral avaliar se existem ou não incompatibilidades farmacotécnicas e, se for o caso, fazer a sugestão de alterações ou ajustes no veículo, a fim de melhorar a absorção.

Como funciona a pós-graduação em farmácia magistral?

A pós-graduação em farmácia magistral pode ser um excelente adendo para a sua carreira, abrindo margem para que concorra aos melhores cargos e salários no segmento. O curso é oferecido por algumas instituições de ensino pelo Brasil, com o intuito de capacitar farmacêuticos para formular medicações.

Nas melhores instituições de ensino, os estudantes participam ativamente de aulas práticas e teóricas, nas quais poderão compreender melhor a necessidade farmacoterapêutica do paciente, a partir das demandas dos prescritores (médicos, odontólogos, nutricionistas etc.). Com uma visão integrada e foco na segurança, o bom resultado será uma consequência.

Como é o mercado de trabalho e carreira na área?

O mercado de trabalho em farmácia magistral está em crescimento, uma vez que a procura por medicamentos manipulados tem aumentado substancialmente nos últimos anos. Além de todos os motivos que citamos acima, como a personalização dos remédios, é preciso ressaltar que os preços também são menores.

Dessa maneira, o farmacêutico magistral pode encontrar bons cargos e salários não apenas em farmácias de manipulação, como também em laboratórios, instituições de pesquisa e na indústria farmacêutica. Existem empregos e colocações não apenas na iniciativa privada, mas também no setor público, em instituições da área de saúde.

Por que investir na especialização em farmácia magistral?

Você já deve ter percebido que esse é um campo que abre ótimas oportunidades, mas também é preciso ressaltar a importância da formação para fazer carreira no segmento. Trata-se de um investimento, que trará grande retorno financeiro, pessoal e profissional.

Durante o curso, o graduado em farmácia poderá ter acesso aos mais modernos métodos de controle de qualidade, gestão de biossegurança e boas práticas em farmácia de manipulação, por exemplo. Dessa forma, você se capacita a atuar no ramo, realizando as suas atividades com precisão e cumprindo suas atribuições sem dificuldades.

Como foi possível perceber ao longo deste conteúdo, o curso de pós-graduação em farmácia magistral é uma opção muito interessante para os profissionais da área. Ele abre um verdadeiro leque de alternativas e escolhas não apenas de cargos, mas também de como o farmacêutico pode conduzir a sua carreira.

Gostou de aprender sobre o curso de pós-graduação em farmácia magistral? Então, conheça o nosso curso de farmácia magistral!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Redimensionar Fonte
Contraste