Pós-graduação em Recife: como se especializar na área de saúde?

Publicado por IDE Cursos em 14 de dezembro de 2018
Categorias:
Pós-graduação em Recife: como se especializar na área de saúde?

Manter-se em ascensão por meio de uma pós-graduação é a melhor maneira de conquistar sucesso na carreira. O mercado de trabalho exige cada dia mais dos profissionais em todos as categorias, e não seria diferente na área da saúde. De acordo com Fernando Fernandes, diretor do I.D.E. Cursos — Instituto de Desenvolvimento Educacional — instituição de cursos de Pós-graduação em Recife, com mais 5 filiais no nordeste:

O mercado exige ainda mais dos profissionais nas áreas que demandam maior cuidado com o paciente”.

No artigo a seguir, mostraremos como encontrar os melhores cursos de especialização em Recife, com o propósito de auxiliá-lo a ter sucesso na carreira e destaque no mercado profissional. Continue conosco para conferir!

Porque a pós-graduação é tão importante

Por meio de uma especialização, o profissional cresce profissionalmente e desenvolve conhecimentos aprofundados que o habilitam a atuar em áreas que exijam maior qualificação, formação acadêmica e desenvolvimento intelectual. Segundo Fernando:

“De acordo com uma pesquisa da Catho, quando você tem uma pós-graduação, a sua chance de arrumar um emprego aumenta em 45%, a remuneração também pode elevar.”

Ainda segundo a Catho, os profissionais com especialização podem receber uma remuneração de até 70% mais que os que não possuem nenhuma pós-graduação, e as chances de ascensão de cargo também aumentam.

Além de permitir o aperfeiçoamento no setor relacionado ao cargo atual, a especialização pode abrir novas opções para outras áreas com cursos multidisciplinares, enriquecendo currículo e gerando realização profissional.

Como escolher o curso ideal na área da saúde

Para escolher a especialização ideal na área da saúde, aconselha-se optar por um curso com o qual se tenha afinidade. A pós-graduação é um investimento, portanto, é preciso analisar instituições que ofereçam cursos qualificados, boa estrutura e reconhecimento no mercado. Considere questões como lugar que deseja atuar, público que pretende atender e outros fatores decisivos como os que veremos a seguir:

Considere seus objetivos pessoais

Ao contrário da graduação — em que o recém-formado é capacitado para trabalhar de maneira generalista — o profissional pós-graduado é preparado para atuar de forma especializada.

Um título de especialista torna-se grande diferencial no mercado de trabalho, seja em uma entrevista de emprego ou em um concurso público que exija prova de títulos. Avalie seus objetivos pessoais para saber o tempo certo de realizar uma pós-graduação. Que tal começar avaliando suas reais intenções?

  • educação continuada: a atualização constante de conhecimentos, procedimentos e técnicas é indispensável para profissões na área da saúde. É a oportunidade do profissional aumentar conhecimentos, valorizar seu currículo e conhecer a realidade de sua carreira exercitando-a em sala de aula;
  • carreira acadêmica: buscando seguir com pesquisas e estudos, muitos profissionais escolhem a carreira acadêmica. Uma conquista que pode ser realizada por meio da pós-graduação;
  • promoção: alto nível de instrução e dedicação na profissão são reconhecidos. Uma especialização pode ajudar o profissional a subir de cargo na instituição em que trabalha, consequentemente, melhorando seu salário.

Informe-se sobre a reputação

Busque conselho com colegas de profissão que já cursaram uma especialização. Informe-se sobre a qualidade dos cursos, infraestrutura e tecnologia. É comum que surjam algumas dúvidas ao escolher em que área se aprofundar em decorrência à grande variedade de cursos existentes no mercado.

Por esse motivo, conhecer a opinião de colegas que já passaram por tal experiência pode ser decisivo. Não se esqueça de verificar se a instituição é reconhecida e credenciada pelo MEC (Ministério da Educação).

Pesquise cursos promissores

É importante para o profissional aperfeiçoar-se em uma área com a qual tenha afinidade, afinal, o trabalho vai consumir boa parte do seu tempo, e não pode ser motivo de desânimo e frustração.

No entanto, também é necessário analisar os segmentos com os quais gostaria de atuar e quais são as tendências no mercado. O objetivo é escolher um curso que impulsione a carreira, aumentando a demanda de público. Pesquise também especializações que são novidades nas instituições de ensino e analise se a área é um campo promissor.

Especializações voltadas à saúde do idoso são tendência devido o crescimento da faixa etária no país. Cursos voltados para pesquisa e atendimento na área oncológica também são destaque no mercado, em resultado do aumento do número de pacientes que tratam essa patologia.

Analise a qualificação dos docentes

Conheça o corpo docente do curso a ser escolhido. A instituição deve ter professores qualificados para orientar os discentes por todo período do programa de aperfeiçoamento. Isso pode ser feito por consulta aos históricos dos docentes na Plataforma Lattes do CNPq — Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico — e também por meio de informações dispostas no site da instituição.
Conheça os currículos dos docentes avaliando títulos, nível de experiência, sua relevância na área de atuação e também na área das disciplinas que por eles serão ministradas.

Conheça a grade curricular

É essencial conhecer a grade curricular do programa de pós-graduação, assim como os professores que ministrarão as aulas. Essas informações também estão disponíveis nos sites da instituição e devem ser analisadas. Conheça as emendas, disciplinas e confira se estão alinhadas às suas pretensões.

O cenário da saúde em Recife

Devido à sua localização, Recife tornou-se o polo regional de atendimento das regiões Norte e Nordeste. Antes de procurar atendimento em outras cidades, como São Paulo, as pessoas procuram assistência em Recife.

A cidade abriga grupos hospitalares que se tornam locais estratégicos no crescimento do mercado da saúde. O diretor Fernando acrescenta:

Recife é o segundo polo de saúde do país, em leitos hospitalares ele só perde para São Paulo. A cidade recifense tem algumas patologias de exames e hospitais do câncer que só perde em tamanho para a cidade de São Paulo. Trata-se, portanto, de um núcleo muito forte.

Com o mercado em constante crescimento, aumenta também o número de estudantes em busca de especialização e capacitação. Como consequência, os profissionais especialistas com boa formação serão crescentemente mais procurados nessa região. O reconhecimento da instituição de educação incorpora grande valor na formação do profissional, tornando a escolha de uma instituto de qualidade ainda mais importante.

Os diferenciais de uma boa instituição de ensino de pós-graduação na área da saúde

Escolha uma instituição que se preocupe com o nível de qualidade. Procure aquela que tenha boa estrutura para a formação profissional com laboratórios e espaços para aulas práticas, que seja referência em cursos, e tenha alto conceito no MEC, assim como a I.D.E. Cursos, instituto com maior estrutura na área da saúde do nordeste.

Essa instituição conta com aulas teóricas e práticas, em que é adotado o sistema trainer, o qual motiva o estudante a acompanhar o serviço de modo prático, levando-o mais próximo da realidade, e tornando-o diferenciado para instituições que procuram profissionais com experiência em campo.

Além disso, cada curso possui um coordenador que é referência na área, auxiliando no encaminhamento para o mercado de trabalho com orientações. Fernando completa:

“Outro ponto, é preparar o aluno para apresentar e entregar bons trabalhos científicos que são demandados na pós-graduação. Temos uma consultoria científica que o aluno pode apresentar os trabalhos em congressos e publicar em revistas científicas. Isso é um cartão de visita para o mercado de trabalho.”

Você pôde conferir como se especializar escolhendo uma pós-graduação em Recife. Tenha certeza de escolher uma instituição que se comprometa com a qualidade e formação dos alunos, tenha reconhecimento no mercado de trabalho e auxilie os profissionais especializados a ocupar grandes cargos em níveis acadêmicos e profissionais.

Ficou interessado em elevar sua carreira para outro nível? Então, entre em contato com a nossa empresa e conheça nossos cursos!

Posts relacionados