Conheça a pós-graduação em Enfermagem em Salvador com foco em forense

Entenda como a especialização em Enfermagem Forense é realizada na Faculdade IDE, os diferencias do curso, infra-estrutura e corpo docente,
Publicado por em 8 de junho de 2020
Categorias:
Conheça a pós-graduação em Enfermagem em Salvador com foco em forense

Com o mercado de trabalho cada dia mais concorrido, uma especialização se torna a chave para melhores oportunidades. É a partir dela que o profissional aumenta sua capacitação e garante alguns diferenciais. Sendo assim, quem procura por uma pós-graduação em Enfermagem em Salvador pode se dar muito bem com a prática forense.

O curso é reconhecido pelo Cofen (Conselho Federal de Enfermagem) desde 2011. Por essa ser uma área recente aqui no Brasil, oferece vantagens a quem a escolhe. Uma delas é o fato de ainda haver poucos profissionais atuando, o que aumenta as possibilidades de reconhecimento do pós-graduado. Continue a leitura e entenda como funciona essa especialização!

O que é Enfermagem Forense?

A área surgiu na década de 90, nos Estados Unidos. Depois, chegou a outros países, como Canadá, Inglaterra, Itália e Japão.

Com os casos de violência ganhando evidência aqui — e depois da criminalização das agressões contra as mulheres (a partir da Lei Maria da Penha, de 2006), a necessidade de um profissional que ajudasse no reconhecimento inicial dos acontecimentos se tornou bastante urgente.

A Enfermagem Forense une os conhecimentos da Enfermagem tradicional com a perícia técnica criminal. A matéria é bem multidisciplinar, utilizando-se de conhecimentos como:

  • Toxicologia;
  • Balística;
  • Direito Processual Criminal;
  • Psicologia da Violência.

Para que serve a Enfermagem Forense?

Apesar de filmes e séries serem considerados exagerados na abordagem do tema, pode-se dizer que existe certa semelhança na atuação do enfermeiro forense, ao apoiar a perícia policial para investigar e solucionar crimes.

O profissional tem sua importância em diversas situações. Ele lida, por exemplo, com problemas médico-legais em espaço clínico ou comunidade, tendo uma grande responsabilidade para ajudar em provas que defendam ou acusem pessoas.

A partir de um conhecimento aprofundado, o enfermeiro forense realiza intervenções complexas, como:

  • coletar evidências;
  • descobrir lesões ocultas;
  • reconhecer discursos suspeitos;
  • apoiar pacientes em casos de traumas emocionais.

Um de seus principais papéis é fornecer suporte e segurança à sociedade. Ao mesmo tempo, tem o desafio de manter a imparcialidade e basear seus argumentos apenas em análises concretas, deixando suas emoções de lado.

Algumas de suas possíveis áreas de atuação são:

  • testemunho pericial;
  • desastres em massa;
  • enfermagem carcerária;
  • conservação de vestígios;
  • investigações de crimes ou mortes;
  • averiguação de abusos sexuais e violência contra a mulher;
  • acolhimento de famílias em situação de processos criminais.

Quais são as perspectivas de atuação no mercado de trabalho?

Fazer uma pós-graduação em Enfermagem em Salvador, certamente, abrirá muitas portas, e a área Forense aumenta as possibilidades de ascensão profissional, pelo fato de não haver muita concorrência. Para quem levar o curso a sério e souber aproveitar o conhecimento adquirido, as chances de reconhecimento, são ainda mais altas.

Depois, na disputa por uma vaga, quem passar em processos seletivos e tiver um certificado de pós já garante um diferencial ao currículo. Contudo, para isso, é importante escolher uma instituição que tenha autorização do MEC (Ministério da Educação) e conte com professores qualificados.

As perspectivas no mercado sempre são melhores para quem investe em pós-graduações. Segundo pesquisa conduzida pela Catho, um profissional pós-graduado tem seu salário aumentado em até 118%. Além disso, uma especialização apresenta oportunidades de desenvolver a liderança na profissão, fazendo o enfermeiro ganhar mais status.

A atuação do profissional pode acontecer:

  • em hospitais e comunidades: atendendo vítimas de algum tipo de violência;
  • com educação: desenvolvendo trabalhos de prevenção e orientando jovens e adultos, visando à diminuição futura da violência;
  • no relacionamento com a vítima: acolhendo e estabelecendo relações de confiança. Já quanto a pacientes que vierem a óbito, o profissional é uma chance de ajudar em uma apuração mais justa;
  • no relacionamento com o agressor: identificando, coletando e preservando provas, como saliva, sangue, sêmen e resíduos de pólvora.

Por que escolher a pós-graduação em Enfermagem Forense, em Salvador, na faculdade IDE?

A especialização em Enfermagem Forense apresenta uma carga de 480 horas e duração de 24 meses. Esse tempo agrega um vasto conhecimento e é indispensável para tornar o profissional um especialista completo.

Gilmar Júnior, coordenador do Núcleo de Pós-graduação em Enfermagem da Faculdade IDE, nos contou um pouco sobre certas vantagens da instituição:

“A IDE tem muitos diferenciais. O primeiro deles é o fato de os cursos serem elaborados por grandes especialistas da área. As matrizes curriculares são tratadas para que formem profissionais para o mundo real de trabalho — e não para o ideal —, sempre focado em negócio, empreendedorismo e empoderamento do enfermeiro especializado”.

O coordenador também ressalta o grau de qualificação do corpo docente:

“Outro diferencial é que mais de 70% do nosso corpo docente é formado por mestres e doutores. Além disso, mais de 50% dos professores são exclusivos da Faculdade IDE, ou seja, só dão aula na pós-graduação daqui”.

Aliado a essas vantagens, a Faculdade IDE também investe em experiências práticas, de modo que os profissionais tenham a bagagem necessária para atuar, sem receios, logo após a conclusão da pós. Gilmar confirma:

“Muitos dos cursos são pautados em atividades práticas, vivências em serviços especializados e em hospitais conveniados. Além do mais, no lugar do famoso TCC — Trabalho de Conclusão do Curso —, os enfermeiros trabalham, hoje, em um plano de negócio ou projeto”.

Importância da especialização

Outro ponto importante a ser lembrado é o fato de o mercado contar com muitos profissionais. Nesse caso, consegue se destacar quem tiver algo a agregar e for acima da média, como Gilmar afirma:

“Os serviços de saúde são muito carentes de especialistas diferentes. Por isso, nossos cursos são preparados considerando o atual mundo do trabalho e as oportunidades de o enfermeiro desenvolver habilidades cada vez mais fortes e amplas. Então, torna-se mais fácil inserir o profissional no mercado de maneira empreendedora, o que é o mais importante”.

Enfim, quem procura uma pós-graduação em Enfermagem em Salvador encontra boas perspectivas ao seguir a carreira de Enfermagem Forense. A Faculdade IDE está preparada para oferecer cursos de qualidade e aprofundados, de modo que o profissional consiga encontrar mais realização em sua atuação.

Achou interessante a ideia de se transformar em um profissional diferenciado? Então, aproveite e inscreva-se logo em nossa próxima turma!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Redimensionar Fonte
Contraste