Qual a importância de ir a eventos na área da saúde?

Publicado por Faculdade IDE em 8 de maio de 2019
Categorias:
Qual a importância de ir a eventos na área da saúde?

Todas as áreas de Saúde demandam uma atualização constante de seus profissionais, que devem estar em sintonia com as técnicas e novas soluções que a ciência proporciona com o passar do tempo. Por isso mesmo, compreender muito bem qual a importância de ir a eventos na área da saúde é altamente recomendável.

Existem várias opções disponíveis atualmente e esses encontros também acabam sendo uma oportunidade de analisar o que está acontecendo no mercado, de melhorar o seu networking ou até mesmo de apresentar suas pesquisas. Confira o conteúdo a seguir e aprenda um pouco mais sobre esse assunto!

As vantagens de acompanhar eventos na área de saúde

Definitivamente, a área de saúde merece figurar entre as que mais sofre mudanças esporádicas, como novos protocolos, tratamentos, medicações e abordagens sendo criadas ininterruptamente, sempre em prol da segurança e do bem-estar do ser humano. Por isso, participar dos eventos disponíveis nesse ramo é imprescindível.

Nesses encontros, dependendo do formato, os profissionais mais renomados de cada segmento podem apresentar novas tendências, assim como outros exibem os resultados de suas pesquisas ou novidades em termos de estudos. Tudo em uma linguagem acessível e voltada para o compartilhamento de informações.

Como se não bastasse, também há a oportunidade de ampliar o seu networking, algo que é bastante interessante na carreira de qualquer profissional. É um investimento com retorno garantido, excelente custo-benefício e que pode trazer qualificações importantes para quem quer se destacar e ter condições de ocupar os melhores cargos.

Para os estudantes da graduação, além do benefício de ganhar um certificado, ele conta como horas complementares, que são muito importantes na hora da colação de grau. O aluno conhece novas especializações, soma valor à sua integralização curricular e dá uma levantada no seu próprio currículo para a hora de procurar um emprego no futuro.

Tipos de eventos para profissionais de saúde

Agora que você já observou e relembrou a importância de participar de encontros na sua área, chegou a hora de compreender melhor quais são os seus vários tipos e que cada um deles pode agregar para você enquanto um profissional de saúde que busca o aprimoramento constante. Confira a seguir.

Congresso

Provavelmente, os congressos são o tipo de encontro científico mais popular no Brasil e eles consistem em um evento promovido por entidades como os Conselhos, com o intuito principal de reunir profissionais e estudantes de uma área para discutir um tema específico, que é desenvolvido pelos palestrantes e demais participantes.

Seminário

Um seminário é um encontro de profissionais ou estudantes que se reúnem para debater sobre conteúdos apresentados pelos participantes. O foco é a exposição oral para indivíduos que possuam conhecimentos prévios sobre os tópicos a serem discutidos. Geralmente, pode ser dividido em exposição, discussão e conclusão.

Simpósio

O simpósio é um encontro iniciado por uma classe técnica, para debater temas ligados a um assunto específico. Em um congresso, por exemplo, pode haver vários simpósios simultaneamente. Eles são derivados das antigas mesas-redondas e seu intuito é uma discussão saudável, geralmente com ideias divergentes entre os debatedores.

Jornada

As jornadas são um tipo de “minicongressos”, ou seja, também podem ser organizadas pelos Conselhos, mas costumam ser menores e ter uma abordagem mais regionalizada. Pelo seu tamanho mais diminuto, elas podem ocorrer com maior periodicidade, até mesmo com o intuito de complementar algum tema abordado em congressos.

Fórum

O fórum pode ser considerado um evento menos técnico, cujo intuito é o de engajar um público, que não necessariamente é de profissionais da área, sobre algum tema ou questão de saúde. Os mediadores incitam a manifestação de opiniões diferentes, de novas ideias e sugestões para contornar, amenizar ou resolver o problema em questão.

Alguns eventos importantes do ano de 2019

Listamos, a seguir, alguns dos eventos mais importantes que acontecerão em 2019. Vale a pena ficar de olho!

Congresso de Desenvolvimento Profissional em Enfermagem

O Congresso de Desenvolvimento Profissional em Enfermagem, como o próprio nome já diz, é um evento cujo mote principal é o de aprimorar as competências dos profissionais da área, que é considerada a maior categoria da área de saúde em termos de números, tanto no setor público como no privado.

O encontro é voltado para enfermeiros, técnicos, auxiliares e acadêmicos, com uma programação atenciosamente elaborada pelo seu Comitê Científico. Com a sua inscrição, será possível assistir ou participar de palestras, workshops, oficinas e até mesmo de talk shows e simulações realísticas.

Simpósio do Núcleo de Pesquisa em Infecção Relacionada ao Cuidar em Saúde

Esse Simpósio é voltado para um público multiprofissional e será uma excelente oportunidade do ponto de vista técnico-científico, para promover uma discussão saudável acerca de temas de grande relevância, com convidados de elevada expertise no cenário nacional.

O evento visa debater conteúdos relacionados com a qualidade assistencial baseada na segurança dos pacientes, debatendo o impacto das ações nacionais para o controle de Infecção no cotidiano e temas como o biofilme na prática clínica, sistemas de barreira estéreis, higiene de mãos, contaminação do centro cirúrgico e muito mais!

Congresso Nacional de Fisioterapia e Saúde Funcional

Esse congresso é um dos mais concorridos encontros do calendário nacional de estudantes e profissionais de fisioterapia, com destaque para sua plataforma dinâmica e interativa, com imersão científica e experiências clínicas de alto nível com workshops, apresentações, mesas redondas e debate de temas livres.

A primeira edição foi em 2013, o que torna esse um evento consolidado na agenda de quem deseja se aprimorar nesse ramo ou fazer novos contatos. A Comissão Organizadora do CONFISF 2019 é bastante experiente e oferece um tremendo diferencial para os participantes, além da promoção de assuntos relevantes para o campo.

Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem

O Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem, também chamado pela sua sigla CBEE, é feito pela Faculdade IDE e trata-se de outro evento que já vem com um bom destaque no universo da saúde e Enfermagem no Brasil. O foco de 2018 foi o tema: “A enfermagem de alto nível que precisamos mostrar à sociedade”.

Com 25 palestrantes entre especialistas, mestres e doutores, foi possível unir conhecimentos diversos, enriquecendo o debate. Também houve reconhecimento por meio do prêmio “Enfermeiros que Pensam Além”, que foi oferecido para o profissional Richardes de Souza Caúla, docente na Faculdade IDE e gestor do Hospital Guararapes.

Alguns assuntos também chamaram bastante a atenção do público, como a fala do enfermeiro neurointensivista Fernando Ramos, que dissertou sobre as novas medicações que possibilitam um cuidado mais eficiente dos pacientes, assim como Sandra Valesca, em sua palestra “O papel do enfermeiro no processo de paliação da criança”.

Além disso, a 5ª edição do CBEE já está com inscrições abertas! E para garantir seu ingresso, é só clicar aqui e inscrever-se no site oficial!

Como você pôde ver, a importância de ir a eventos na área da saúde é imensa e esses encontros podem ser um tremendo diferencial para o mercado de trabalho! Gostou de aprender sobre a importância de ir a eventos na área da saúde? Então compartilhe este conteúdo nas redes sociais para seus amigos também ficarem atentos!