Atuação do RH: Recursos Humanos, Psicologia ou Administração

Publicado por Faculdade IDE em 11 de janeiro de 2021
Categorias:
Atuação do RH: Recursos Humanos, Psicologia ou Administração

Recursos Humanos, Psicologia ou Administração: qual é o melhor curso para quem tem interesse em trabalhar na área de RH? Essa é uma dúvida muito comum entre as pessoas que compartilham desse desejo de carreira, afinal, todas essas graduações podem ajudar a seguir nesse setor.

O departamento de Recursos Humanos é fundamental para as organizações, independentemente do tipo e porte. Por meio dele, toda a rotina empresarial é planejada e controlada, novas estratégias surgem a fim de otimizar a produtividade dentro de um negócio e o bem-estar dos colaboradores e do ambiente organizacional é priorizado.

É por esse motivo que nós decidimos preparar este material comparando os cursos de Recursos Humanos, Psicologia e Administração, a fim de ajudar você a decidir qual deles está alinhado com as suas expectativas para a vida profissional. Acompanhe e saiba mais!

A faculdade de Psicologia e como ela se relaciona com o RH

A faculdade de Psicologia é uma opção para quem se interessa por trabalhar no departamento de Recursos Humanos. Essas duas áreas têm uma forte relação, pois buscam compreender melhor o comportamento humano e descobrir estratégias para ajudar as pessoas.

Curso

Em cerca de cinco anos de curso, o estudante de Psicologia vai ter contato com disciplinas que abordam assuntos como:

  • Psicologia Comportamental;
  • Psicologia Social;
  • Psicopatologias;
  • Teorias e Sistemas Psicoterapêuticos;
  • Desenvolvimento e Aprendizagem;
  • Psicologia e Pessoas com Deficiência.

Relação com o RH

Todos esses fatores colaboram para o profissional formado colecionar conhecimentos básicos sobre doenças que afetam o psicológico de uma pessoa — inclusive no trabalho — e estratégias de motivação para melhoria do desempenho de modo saudável. Além disso, o aluno aprende métricas de dinâmica e interação em grupo que consideram diversos tipos de personalidades, assim como muitos outros conteúdos diretamente aplicados no RH.

Atuação no RH

Quando aplicados os conceitos de Psicologia no setor de Recursos Humanos, como Psicologia Junguiana, Pensamentos Automáticos, Traço Latente, entre outros, é possível aprimorar o trabalho de uma empresa.

Afinal, esses conhecimentos permitem entender e prever diversos comportamentos, identificar talentos para outras áreas dentro da empresa e criar um planejamento organizacional a fim de que o trabalho seja dividido de maneira justa — priorizando a saúde mental de todos os colaboradores,

Outra vantagem de ter um profissional formado em Psicologia no departamento pessoal é a possibilidade de fazer uma análise de personalidade durante as fases de seleção de novos colaboradores. Assim, permite identificar quais candidatos apresentam habilidades importantes para a empresa e fazer um recrutamento mais preciso e eficiente.

Geralmente, o psicólogo assume uma função complementar à do gestor de Recursos Humanos dentro de uma empresa. Dessa forma, ajuda a fortalecer o setor e a manter uma boa cultura organizacional.

O curso de graduação em Administração e a relação com o RH

O curso de Administração é outra formação que permite a atuação nos Recursos Humanos de uma empresa. Essa graduação oferece uma rica grade curricular, possibilitando que o profissional exerça suas atividades em uma grande variedade de setores, sendo o RH um deles.

Curso

O bacharel em Administração tem duração média de quatro anos, nos quais são vistos conceitos como:

  • Estatística;
  • Economia;
  • Matemática Financeira e Contabilidade;
  • Direito;
  • Teorias da Administração;
  • Sociologia;
  • Marketing;
  • Administração Pública;
  • Gestão de Recursos Humanos;
  • Métodos e Sistemas de Organização.

Desse modo, o profissional adquire conhecimentos e habilidades fundamentais para planejar, organizar, dirigir e controlar diversos setores administrativos dentro de uma empresa. Essas competências são úteis para melhorar o funcionamento do RH e de suas funções aplicadas na organização.

Relação com o RH

Os Recursos Humanos visam utilizar técnicas aprendidas dentro do nicho da Administração para estabelecer métodos de promover tanto o desenvolvimento da empresa quanto a satisfação de todos os colaboradores. Portanto, um administrador tem tudo o que é necessário para ajudar nesse setor.

No departamento de RH, um profissional formado em Administração pode colaborar para a análise e gestão dos planos de carreira dos colaboradores, observar as estratégias da gestão de Recursos Humanos e oferecer novas soluções. Sem falar da contribuição para o controle da aplicação dos objetivos estabelecidos em cada setor.

Atuação no RH

Um administrador no RH pode avaliar as hard e soft skills de um colaborador ou candidato a uma vaga de emprego no local e fazer planejamentos de ação para cada setor da empresa. Além disso, tem aptidão para definir metas que estimulem os funcionários a se empenharem e fazer o gerenciamento de salários e benefícios de todos os integrantes da companhia.

Fora isso, ao definir essas metas, é possível avaliar o desempenho de cada setor e identificar falhas que precisam ser aprimoradas. Desse modo, o administrador também é capaz de realizar um planejamento das necessidades dos colaboradores, definindo um quadro de funções e folgas mais saudáveis para toda a organização.

A faculdade de Recursos Humanos para você trabalhar no segmento

Já a faculdade de Recursos Humanos reúne diversos conceitos propriamente úteis para a área, direcionando melhor o aluno para exercer suas funções dentro do departamento pessoal de uma organização.

Esse é um curso tecnólogo, com duração média de dois anos, que prepara o estudante para entrar no mercado de trabalho com conhecimentos específicos sobre a sua área de atuação. Por essa razão, contempla disciplinas como:

  • Psicologia Organizacional;
  • Recrutamento e Seleção;
  • Gestão de Pessoas;
  • Cultura e Comportamento Organizacional;
  • Direito Trabalhista e Previdenciário;
  • Gestão de Cargos, Carreira e Remuneração;
  • Liderança e Desenvolvimento de Equipes;
  • Rotinas Trabalhistas;
  • Segurança, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho.

Desse modo, se você deseja atuar diretamente no segmento dos Recursos Humanos e começar rápido no mercado de trabalho, a graduação em RH da Faculdade IDE tem de tudo para oferecer a preparação que precisa para construir sua carreira.

Antes de decidir se vai ingressar no curso de Recursos Humanos, Psicologia ou Administração, é importante analisar quais são os seus objetivos profissionais. Todas essas graduações permitem trabalhar no setor de RH, embora algumas delas tenham também outras áreas de atuação. Por isso, é importante considerar a grade curricular, o tempo de duração e as propostas de cada alternativa.

Gostou da ideia de atuar no setor de RH? Então, saiba mais sobre o curso de Gestão de Recursos Humanos da Faculdade IDE e conheça os seus benefícios!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Redimensionar Fonte
Contraste