Capacitação em Puericultura para Enfermeiros

Capacitação em Puericultura para Enfermeiros

Caruaru

INSCREVA-SETire suas dúvidas

Este curso é destinado a Enfermeiras(os) e estudantes de enfermagem cursando o último ano do curso.

Para que a criança cresça e se desenvolva bem, se faz necessário que o seu crescimento e desenvolvimento sejam acompanhados de forma sistemática por meio das consultas de Puericultura. que devem realizadas por enfermeiros e médicos de forma intercaladas. Um dos principais objetivos deste atendimento é promover o crescimento saudável e prevenir a ocorrência de doenças, Onde o profissional deverá reconhecer os problemas apresentados pelas crianças e tomar as condutas adequadas, respeitando os protocolos do Ministério da Saúde e a regulamentação na Lei do Exercício Profissional da Enfermagem.

50 horas divididas em dois finais de semanas (sexta-feira das 17 às 21h; sábados das 8 às 17h; domingos das 8 às 17h)

diurno e noturno

• Aulas

sexta, Sábado e Domingo

Dra. Marly Javorski

Mestre em Enfermagem em Saúde Pública

• Enfermeira; Mestre em Enfermagem em Saúde Pública;
    • Doutora em Enfermagem pelo DINTER UFC/UFPE;
    • Facilitadora certificada pelo Ministério da Saúde da estratégia AIDPI Criança e AIDPI Neonatal;
    • Experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saude da Criança, atuando principalmente nos seguintes temas: aleitamento materno, puericultura, alimentação complementar, enfermagem pediátrica e sistematização da assistência de enfermagem.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

• História da representação da criança e da Puericultura.
• Avaliação do crescimento da criança a termo e pré-termo de zera a 5 anos.
• Avaliação do desenvolvimento da criança de zera a 5 anos.
• Semiologia neonatal aplicada ao exame clínico do enfermeiro na puericultura.
• Semiologia pediátrica aplicada ao exame clínico do enfermeiro na puericultura.
• Bases fisiológicas da digestão e absorção do recém nascido e lactente jovem
• Manejo do aleitamento materno, aleitamento artificial e alimentação complementar.
• Refluxo gastroesofágico, alergia a proteína do leite de vaca e intolerância a lactose.
• Principais problemas de pele e mucosas em crianças.
• Avaliação de exames complementares na criança (hemograma, urinálise).

OBJETIVO GERAL

Capacitar enfermeiras(os) para prestar assistência de enfermagem no atendimento realizado às crianças durante as consultas de Puericultura.

Ao término do curso a enfermeira(o) deverá ser capaz de:

• Reconhecer os achados semiológicos em recém-nascidos e em crianças menores de 5 anos que indiquem problemas de saúde, diferenciando-os daqueles considerados variantes da normalidade;
• Avaliar através das curvas da OMS/Caderneta de Saúde da criança o crescimento.
• Avaliar o desenvolvimento da criança de zero a 5 anos usando o instrumento da Caderneta de Saúde da Criança;
• Manejar de forma adequada os problemas com o aleitamento materno e aleitamento artificial;
• Identificar problemas e orientar as condutas para alimentação complementar;
• Reconhecer os sinais sugestivos de refluxo gastroesofágico e alergia à proteína do leite de vaca para os devidos encaminhamentos;
• Avaliar os exames como hemograma, sumário de urina e urocultura para melhorar a resolutividade nas consultas de Puericultura realizadas pela enfermeira(o).
• Reconhecer os principais problemas de pele e mucosas para embasar o encaminhamento da criança

O valor pode ser dividido em até 10x nos cartões

Opções de parcelamento

• Após a confirmação do curso não haverá devolução da taxa de inscrição. O que pode acontecer é a transferência de titularidade ou curso/turma, desde que seja solicitada até 5 dias antes da realização do curso.
    • Desistências requeridas antes da confirmação do curso tem reembolso de 100% do valor.