Extensão

MANEJO CLÍNICO DA AMAMENTAÇÃO PARA PROFISSIONAIS – RECIFE| Turma 1

Inscrições: 26/09/2020

Previsão de início: 26 e 27 de Setembro de 2020

Tire suas dúvidas online

Motivos para estudar Manejo Clínico da Amamentação para Profissionais na Faculdade IDE

  • Instituição com 98% de aprovação entre os alunos.

  • Instituição presente em 8 estados do Norte e Nordeste.

  • Instituição com mais de 13 anos de atuação em Pós-Graduação em Saúde.

Objetivos do Curso

Adquirir conhecimentos e informações totalmente atualizadas, além de desenvolver competências e ferramentas teórico-práticas para avaliar as dificuldades que mães e bebês sentem na amamentação e quais as melhores condutas a adotar para o manejo clínico da amamentação.

Grade do Curso

  • ANATOMIA E FISIOLOGIA DA LACTAÇÃO: 

Composição do leite humano. Aspectos psicológicos no processo de amamentar. Estudo da anatomofisiologia da produção láctea. Compreensão dos hormônios maternos. Como avaliar a produção de leite. Imunologia do leite materno. Tipos de mamilos. Golden hour. Pega e posição (avaliação da mamada). Avaliação da sucção e deglutição. Dificuldades orais do bebe.

  • ACONSELHAMENTO EM AMAMENTAÇÃO:

A necessidade da empatia qualificada. Habilidades de comunicação (ouvir, falar, ajudar, praticar o elogio, orientar, participação de terceiros, etc.). Apoio emocional (transmitir confiança). A arte de escutar.

  • MANEJO AMPLIADO DA AMAMENTAÇÃO E SEUS DESAFIOS CLÍNICOS:

Dificuldades na amamentação e como ajudar: envolve os principais problemas mamários, como: mastite, fissuras, ingurgitamento, dor, candidíase, galactocele, fenômeno de raynauld, mamoplastias (redutora e de aumento), hipoplasia, baixa produção (galactogogos), hiperlactação.

  • EQUIPAMENTOS E TECNOLOGIAS DE AMAMENTAÇÃO:

Recursos e utensílios que podem favorecer o aleitamento: como e quando utilizá-los.

  • RETORNO AO TRABALHO E MANUTENÇÃO DO ALEITAMENTO:

Rotinas de ordenha (inclui o protocolo power pump), armazenamento, transporte e oferta do leite materno.

  • RESOLUÇÃO DE CASOS CLÍNICOS:

Manejo e condutas baseado em casos reais.

Ministrantes

Enfa. Dra. Mariana Gonçalves

Enfa. Esp. Sabrina Alapenha

Ministrante

  • Enfa. Dra. Mariana Gonçalves

    Enfermeira. Doutora em Promoção da Saúde pelaUFC. Doutorado sanduíche na University of Massachusetts (UMASS)/USA. Mestre em Enfermagem pela UFC. Especialista em Enfermagem do Trabalho pela UECE. Especialista em Saúde da Família pela UFC. Especialista em Centro Cirúrgico, recuperação anestésica e Central de material e esterilização pela Faculdade IDE. Sócia-proprietária da Empresa AMA consultoria materno infantil. Consultora em amamentação e cuidados com recém-nascido. Coordenadora da Pós-graduação em Aleitamento Materno e banco de leite humano da Faculdade IDE.

  • Enfa. Esp. Sabrina Alapenha

    Enfermeira. Residência em Saúde da Família e Comunidade pela Escola de Saúde Pública do Ceará; Sócia-proprietária da Empresa AMA consultoria materno infantil. Consultora em amamentação e cuidados com recém-nascido. Docente Universitária. Coordenadora da Pós-graduação em Aleitamento Materno e banco de leite humano da Faculdade IDE.


Redimensionar Fonte
Contraste