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Perfil do Formando
 

O curso de Psicologia da Faculdade IDE, em consonância com a proposta das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia (Resolução CNE/CES Nº 1, de 11 de Outubro de 2023) tem como meta formar profissionais psicólogos e licenciados em psicologia, sendo que para o profissional licenciado em psicologia realiza-se uma formação complementar e diferenciada no decorrer do curso e o aluno pode optar ou não por sua realização, com formação generalista e pluralista voltado para a atuação profissional em diferentes contextos sociais, que possam engendrar uma prática em contextos reais que precisam ser transformados.

Assim sendo, os formandos do curso de Psicologia no caso acima especificado poderão atuar como psicólogos junto ao setor público e privado, em sistemas educacionais, gestão em instituições e organizações, em clínicas de psicologia, bem como onde se requeira sua presença para a prevenção e promoção da saúde das pessoas, consideradas individualmente e como grupo social.

O curso proposto pela Faculdade IDE estará aberto aos concluintes do Ensino Médio ou equivalente e terá um total de 4.060 horas para a integralização das atividades distribuídas em, no mínimo, 5 (cinco) anos e, no máximo, 9 (nove) anos de atividades, incluindo aulas teóricas, estágios, práticas de laboratório, atividades complementares, pesquisas e atividades de extensão.

 

Ênfases do Curso de Psicologia da Faculdade IDE


O Curso de Psicologia oferece disciplinas teóricas que contemplam disciplinas vinculadas ao núcleo comum da formação do Psicólogo com atividades práticas nos estágios básicos vinculados ao núcleo comum, e como flexibilização curricular adota-se duas ênfases vinculado às práticas nos estágios específicos denominada de Psicologia e processos clínicos e a outra de Psicologia e processos de prevenção e promoção de saúde.
 

Laboratórios


Laboratório de Informática

Nosso laboratório de informática possui 40 computadores. Utilizado por agendamento do professor responsável pelas disciplinas que necessitam de aula prática. O laboratório possui acesso à Internet Wifi, quadro branco, projetor de multimídia sendo climatizado. Seu funcionamento ocorre nos períodos das aulas e, também, está à disposição dos alunos para pesquisas e trabalhos com supervisão de assistentes de laboratórios. Vinculado geralmente às disciplinas de Metodologia de Pesquisa em Psicologia e Análise experimental do comportamento.

Laboratório de Anatomia
 

O Laboratório de Anatomia Humana serve de apoio ao aprendizado morfológico macroscópico dos órgãos dos diferentes Sistemas do Organismo. Possui estrutura física dotada de sala de cubas, sala de preparo de peças anatômicas, além da sala de aula prática. A sala de aula prática está equipada com estantes para armazenamento de materiais dos estudantes, lousa, mesas de inox e bancos. O laboratório possui acervo de peças anatômicas devidamente conservadas. Além disso, possui também acervo de modelos didáticos anatômicos e ainda acervo literário de diferentes títulos de Atlas referentes à Anatomia Humana para consulta dos alunos durante as aulas práticas.

Laboratório de Dinâmica de Grupo
 

Sala climatizada utilizada pelas disciplinas que exigem aulas práticas, especialmente Processos Grupais e Dinâmica da Intervenção do Psicólogo, além de ser utilizada por agendamento para qualquer outra atividade durante o semestre.

Laboratório de Avaliação Psicológica
 

O laboratório possui sala ampla e climatizada com bancas para aulas práticas das disciplinas de Avaliação Psicológica: Saúde e Direitos Humanos e outras que envolvam aplicação de testes psicológicos.

Clínica Escola – Serviço de Atenção Psicológico
 

Serviço de Atendimento psicológico à comunidade, atividade vinculada às disciplinas de estágio supervisionado curricular e atividades de extensão.

Espaço destinado ao atendimento psicológico à comunidade. O serviço de atenção Psicológica tem como objetivo oferecer condições para a prática profissional durante o estágio curricular de atuação. Ao atender gratuitamente à comunidade, o aluno tem a possibilidade de se inserir em atividades práticas relevantes para a sua vida profissional e estabelece uma relação com a população através de prestação de serviços especializados de Psicoterapia individual e em grupo, entre outras, buscando a promoção e prevenção, a saúde e a qualidade de vida de crianças, adolescentes, adultos e idosos.

São utilizados como apoio às aulas práticas das disciplinas de estágio supervisionado do curso de Psicologia, além de servir como ambiente de desenvolvimento de pesquisa individual e em grupo.

Entende-se por laboratório de prática profissional a Clínica Escola a ser utilizada nos dois últimos períodos do Curso, além das parcerias com órgãos públicos e instituições privadas para as realizações de diversas atividades acadêmicas.

  • Carga horária

    CARGA HORÁRIA

    4.060 Horas

  • Duração

    DURAÇÃO

    10 Semestres

  • Início previsto

    Início previsto

    Agosto 2024

  • Quantidade de vagas

    VAGAS

    40

  • Turno

    TURNO

    Noturno

  • Aulas

    AULAS

    Segunda a Sexta

Matriz curricular

1º semestre
Atividades de
ensino-aprendizAgem
Carga horária
CH
Teórica
Prática
Psicologia Ciência e Profissão 60 60
Teoria e sistema: Psicanálise 60 60
Processos Psicológicos Básicos I 60 60
Bases Biológicas do comportamento 60 40 20
Fundamentos Filosóficos e Epistemológicos 60 60
Subtotal 300 280 20
2º semestre
Atividades de
ensino-aprendizAgem
Carga horária
CH
Teórica
Prática
Neurociências e Neuropsicologia 60 40 20
Psicologia Ambiental 60 60
Processos Psicológicos Básicos II 60 60
Psicologia do Desenvolvimento: da Concepção à Puberdade 60 60
Psicologia Social: matrizes 60 60
Subtotal 300 280 20
3º semestre
Atividades de
ensino-aprendizAgem
Carga horária
CH
Teórica
Prática
Análise Experimental do Comportamento 60 30 30
Psicologia do Desenvolvimento: Adolescência e Juventude 60 60
Gestão de Projetos 60 60
Processos grupais 60 30 30
Teoria e sistema: fenomenologia, existencialismo e humanismo 60 60
Subtotal 300 240 60
4º semestre
Atividades de
ensino-aprendizAgem
Carga horária
CH
Teórica
Prática
Teoria e Sistema: comportamental 60 60
Psicologia e Políticas Públicas 60 60
Psicologia do desenvolvimento: Adultez e Terceira Idade 60 60
Família, Parentalidade e Conjugalidade 60 60
Psicologia da Saúde 60 60
Subtotal 300 300
5º semestre
Atividades de
ensino-aprendizAgem
Carga horária
CH
Teórica
Prática
Avaliação Psicológica 60 30 30
Técnicas Psicoterápicas: Comportamental 60 60
Saúde Mental e Trabalho 60 60
Psicologia e Redes de Atenção à Saúde 60 60
Psicopatologia Geral 60 60
Estágio Básico I 60 20 40
Subtotal 360 290 70
6º semestre
Atividades de
ensino-aprendizAgem
Carga horária
CH
Teórica
Prática
Técnicas Psicoterápicas: Psicanálise 60 60
Técnicas Psicoterápicas: Fenomenologia, Existencialismo e Humanismo 60 60
Psicologia Organizacional e do Trabalho 60 60
Abordagens clínicas e práticas integrativas 60 60
Psicologia e Direitos Humanos 60 60
Estágio Básico II 60 20 40
Subtotal 360 340 20
7º semestre
Atividades de
ensino-aprendizAgem
Carga horária
CH
Teórica
Prática
Elaboração de Pareceres Psicológicos 60 30 30
Psicologia e Populações Vulneráveis 60 60
Transtornos Psicopatológicos 60 60
Cultura e sociedade 60 60
Estatística Aplicada a Psicologia 60 60
Estágio Básico III 60 20 40
Subtotal 360 290 70
8º semestre
Atividades de
ensino-aprendizAgem
Carga horária
CH
Teórica
Prática
Ética Profissional 60 60
Saúde Mental e Dependências 60 60
Diversidade, Gênero e Sexualidade 60 60
Psicologia Escolar 60 60
Processos Clínicos 60 60
Estágio Básico IV 60 20 40
Subtotal 360 320 40
9º semestre
Atividades de
ensino-aprendizAgem
Carga horária
CH
Teórica
Prática
Metodologia de Pesquisa Aplicada a Psicologia 60 30 30
Intervenção Psicossocial 60 30 30
Psicologia do Esporte 60 60
Saúde e Atenção: Interdisciplinar e Intersetorial 60 60
Psicofarmacologia 60 60
Estágio Específico 240 120 120
Subtotal 540 360 180
10º semestre
Atividades de
ensino-aprendizAgem
Carga horária
CH
Teórica
Prática
Clínica Psicológica Contemporânea 60 60
Psicologia Jurídica 60 60
Intervenção em Crise e Psicologia das Emergências 60 60
Empreendedorismo 60 60
Psicologia e a Pessoa com Deficiência 60 60
Estágio Específico 320 120 200
Subtotal 560 360 200
Total Geral 4.060 3.060 1.000

Habilidades e Competências Gerais
 

Nossa estrutura curricular, em consonância com a Resolução nº 5, de 15 de março de 2011, objetiva o desenvolvendo das seguintes habilidades e competências gerais:

  • Atenção à saúde: os profissionais devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde psicológica e psicossocial, tanto ao nível individual quanto coletivo, bem como a realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética;

  • Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais deve estar fundamentado na capacidade de avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;

  • Comunicação: os profissionais devem ser acessíveis e devem manter os princípios éticos no uso das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral;

  • Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade;

  • Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e a administração da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou líderes nas equipes de trabalho;

  • Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática, e de ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento das futuras gerações de profissionais, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmica e profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais. 


Habilidades e Competências Básicas
 

Sendo, que se compreende como competências básicas do Psicólogo em nosso projeto de curso, assim como nas Diretrizes Curriculares Nacionais de Psicologia:

  • Analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos;

  • Analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais;

  • identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo;

  • Identificar, definir e formular questões de investigação científica no campo da Psicologia, vinculando-as a decisões metodológicas quanto à escolha, coleta e análise de dados em projetos de pesquisa;

  • Escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta de dados em Psicologia, tendo em vista a sua pertinência;

  • Avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos;

  • Realizar diagnóstico e avaliação de processos psicológicos de indivíduos, de grupos e de organizações;

  • Coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e socioculturais dos seus membros;

  • Atuar inter e multiprofissionalmente, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar;

  • Relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional;

  • Atuar, profissionalmente, em diferentes níveis de ação, de caráter preventivo ou terapêutico, considerando as características das situações e dos problemas específicos com os quais se depara;

  • Realizar orientação, aconselhamento psicológico e psicoterapia;

  • Elaborar relatos científicos, pareceres técnicos, laudos e outras comunicações profissionais, inclusive materiais de divulgação;

  • Apresentar trabalhos e discutir ideias em público;

  • Saber buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional, assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional.

Dessa maneira, segundo a Resolução nº 5, de 15 de março de 2011 e nosso curso de graduação em Psicologia, estas competências devem se apoiar nas habilidades de:

  • Levantar informação bibliográfica em indexadores, periódicos, livros, manuais técnicos e outras fontes especializadas através de meios convencionais e eletrônicos;

  • Ler e interpretar comunicações científicas e relatórios na área da Psicologia; III - utilizar o método experimental, de observação e outros métodos de investigação científica;

  • Planejar e realizar várias formas de entrevistas com diferentes finalidades e em diferentes contextos;

  • Analisar, descrever e interpretar relações entre contextos e processos psicológicos e comportamentais;

  • Descrever, analisar e interpretar manifestações verbais e não verbais como fontes primárias de acesso a estados subjetivos;

  • Utilizar os recursos da matemática, da estatística e da informática para a análise e apresentação de dados e para a preparação das atividades profissionais em Psicologia.

O curso de Psicologia da Faculdade IDE, em consonância com a proposta das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia (Resolução nº 5, de 15 de março de 2011) tem como meta formar profissionais psicólogos e licenciados em psicologia, sendo que para o profissional licenciado em psicologia realiza-se uma formação complementar e diferenciada no decorrer do curso e o aluno pode optar ou não por sua realização, com formação generalista e pluralista voltado para a atuação profissional em diferentes contextos sociais, que possam engendrar uma prática em contextos reais que precisam ser transformados.

Assim sendo, os formandos do curso de Psicologia no caso acima especificado poderão atuar como psicólogos junto ao setor público e privado, em sistemas educacionais, gestão em instituições e organizações, em clínicas de psicologia, bem como onde se requeira sua presença para a prevenção e promoção da saúde das pessoas, consideradas individualmente e como grupo social.

O curso proposto pela Faculdade IDE estará aberto aos concluintes do Ensino Médio ou equivalente e terá um total de 4.060 horas para a integralização das atividades distribuídas em, no mínimo, 5 (cinco) anos e, no máximo, 9 (nove) anos de atividades, incluindo aulas teóricas, estágios, práticas de laboratório, atividades complementares, pesquisas e atividades de extensão.

O Curso pretende formar psicólogos qualificados para atuação profissional, com formação generalista e pluralista, voltado para a atuação profissional em diferentes contextos sociais, que possam engendrar uma prática em contextos reais que precisam ser transformados, com compromisso ético-político e social.

No projeto Pedagógico do Curso de Psicologia oferece disciplinas teóricas que contemplam disciplinas vinculadas ao núcleo comum da formação do Psicólogo com atividades práticas nos estágios básicos vinculados ao núcleo comum, e como flexibilização curricular adota-se duas ênfases vinculado às práticas nos estágios específicos denominada de Psicologia e processos clínicos e a outra de Psicologia e processos de prevenção e promoção de saúde.

R$ 1.070,00

Valor integral

OU
R$ 535,00

*até 60% de desconto nas mensalidades. Consulte condições.

BOLSAS DE ESTUDO

É importante saber

Integralização do Curso
 

Seu processo integralizador ocorrerá em um período mínimo de 5 (cinco) anos ou 10 semestres e no máximo de 9 (nove) anos ou 18 (dezoito) semestres. Para a conclusão do curso o aluno deverá, além da frequência obrigatória às atividades previstas na estrutura curricular, ser aprovado com a média 7.0 (sete) nas referidas atividades, bem como realizar 200 horas de atividades complementares e ao final do curso apresentar um trabalho de conclusão aprovado.

 

Curso autorizado pela Portaria nº 1117, de 23 de Dezembro de 2022.

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