Pós-Graduação

ENFERMAGEM EM UTI NEONATAL E PEDIÁTRICA – CARUARU| Turma 1

Inscrições: até 25/07/2020

Previsão de Início: 25 e 26 de Julho de 2020

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Motivos para estudar Enfermagem em UTI Neonatal e Pediátrica na Faculdade IDE

  • Técnicas de ensino com metodologias ativas em cenários de práticas e simulações em Sala de Aula

  • Módulo teórico/prático (simulação) para implantação, manutenção e retirada do cateter PICC (20h) - certificação ao término do módulo

  • Módulo de AIDPI neonatal (40h) e AIDPI criança (50h) - certificado ao término do módulo

  • Módulo de estomaterapia neonatal e pediátrica, onde o aluno terá oportunidade de adquirir conhecimentos sobre como prevenir e tratar lesões de pele, bem como conduzir o cuidado ao RN estomizado

Objetivos do Curso

GERAL

Desenvolver atividades de ensino e pesquisa, fundamentado na atual Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança, com foco na promoção e proteção, estimulando a construção do conhecimento e desenvolvimento de competências no âmbito da enfermagem sobre o cuidado integral e integrado ao recém-nascido e a criança de alta complexidade, além de possibilitar o profissional estender o conhecimento para acompanhamento da criança na atenção básica, integrando as ações que visam redução da morbimortalidade e um ambiente facilitador à vida com condições dignas.

ESPECÍFICOS

  • Conhecer ações que permitam o nascimento, crescimento e desenvolvimento sadio, em condições dignas, livre de qualquer forma de violência.
  • Identificar a atenção e o cuidado necessário através do raciocínio clínico e terapêutico de enfermagem, avaliação com classificação de risco, e adequado manuseio de materiais e equipamentos utilizados no ambiente da UTI neonatal e UTI pediátrica, priorizando um cuidado singularizado.
  • Compreender as ações de promoção, de prevenção, de tratamento, e de reabilitação, conhecendo a linha de cuidado e a trajetória da criança, além do estabelecimento do vínculo entre criança e sua mãe/família/cuidadores.
  • Aprender ações de humanização que qualifica as práticas do cuidado com acolhimento e gestão participativa nas instituições de saúde.

Grade do Curso

  • Semiologia e Semiotécnica Neonatal
  • Exame Físico e Avaliação do Crescimento e Desenvolvimento da Criança
  • Sistematização da Assistência de Enfermagem – Raciocínio Clínico e Terapêutico nos Distúrbios Patológicos em UTI Neonatal
  • Sistematização da Assistência de Enfermagem – Raciocínio Clínico e Terapêutico nos Distúrbios Patológicos em UTI Pediátrica
  • Planejamento da Assistência e Procedimentos Técnicos em UTIN – Profilaxia das Infecções Relacionada à Assistência à Saúde (Iras)
  • Ventilação Mecânica – Neonatal e Pediátrica
  • Implantação, Manutenção e Retirada do Cateter Central de Inserção Periférica (PICC)
  • Terapia Farmacológica Neonatal e Pediátrica
  • Reanimação Neonatal, Urgência e Emergência em Pediátrica
  • Metodologia da Pesquisa
  • Imunização e Situação de Saúde da Criança no Brasil: Aspectos Históricos, Políticos, Epidemiológicos e Legais
  • Estomaterapia Neonatal e Pediátrica – Feridas, Estomas e Incontinência
  • Gestão de Enfermagem – Segurança do Paciente
  • AIDPI Neonatal
  • AIDPI Criança
  • Humanização da Assistência em UTIN E UTIP: Cuidados Paliativos
  • Estágio Prático

Coordenação Pedagógica

Kátia Mendes

Corpo Docente

  • Dra. Indianara Maria Araújo Do Nascimento

  • Dra. Marly Javorski

  • M.Sc. Katia Maria Mendes

  • M.Sc. Marília Cruz Gouveia Câmara Guerra

  • M.Sc. Weslla Karla Albuquerque Silva De Paula

  • M.Sc. Grace Kelly Cordeiro Da Silva

  • M.Sc. Ana Catarina De Melo Araújo

  • Esp. Maria Clara Pereira Gomes

  • Esp. Fernanda Boshi Alvarce


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