Pós-Graduação

ENFERMAGEM EM UTI NEONATAL E PEDIÁTRICA – CARUARU| Turma 1

Inscrições: até 12/06/2021

Previsão de Início: 12 e 13 de Junho de 2021

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Motivos para estudar Enfermagem em UTI Neonatal e Pediátrica na Faculdade IDE

  • Corpo docente é formado por profissionais exclusivos da área neonatal e pediátrica (mestres e doutores).

  • Técnicas de ensino com metodologias ativas em cenários de práticas e simulações em Sala de Aula.

  • Módulo teórico/prático (simulação).

  • Módulos onde o aluno receberá certificação extra: Ventilação mecânica (15h); Implantação, manutenção e retirada do PICC (20h); Interpretação de exames laboratoriais e imagem (10h); Reanimação neonatal (10h) e Suporte básico de vida (10h); Estomaterapia neonatal e pediátrica (20h); AIDPI neonatal (40h) e AIDPI criança (50h)

Objetivos do Curso

GERAL

Desenvolver atividades de ensino e pesquisa, fundamentado na atual Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança, com foco na promoção e proteção, estimulando a construção do conhecimento e desenvolvimento de competências no âmbito da enfermagem sobre o cuidado integral e integrado ao recém-nascido e a criança de alta complexidade, além de possibilitar o profissional estender o conhecimento para acompanhamento da criança na atenção básica, integrando as ações que visam redução da morbimortalidade e um ambiente facilitador à vida com condições dignas.

ESPECÍFICOS

  • Conhecer ações que permitam o nascimento, crescimento e desenvolvimento sadio, em condições dignas, livre de qualquer forma de violência.
  • Identificar a atenção e o cuidado necessário através do raciocínio clínico e terapêutico de enfermagem, avaliação com classificação de risco, e adequado manuseio de materiais e equipamentos utilizados no ambiente da UTI neonatal e UTI pediátrica, priorizando um cuidado singularizado.
  • Compreender as ações de promoção, de prevenção, de tratamento, e de reabilitação, conhecendo a linha de cuidado e a trajetória da criança, além do estabelecimento do vínculo entre criança e sua mãe/família/cuidadores.
  • Aprender ações de humanização que qualifica as práticas do cuidado com acolhimento e gestão participativa nas instituições de saúde.

Grade do Curso

  • Imunização e situação de saúde da criança no brasil: aspectos históricos, políticos, epidemiológicos e legais  – 30h (20h EAD e 10h presencial) 
  • Semiologia e semiotécnica neonatal – 20h (presencial)
  • Exame físico e avaliação do crescimento e desenvolvimento da criança – 20h (presencial)
  • Sistematização da assistência de enfermagem – raciocínio clínico e terapêutico nos distúrbios patológicos em uti neonatal – 20h (presencial)
  • Sistematização da assistência de enfermagem – raciocínio clínico e terapêutico nos distúrbios patológicos em uti pediátrica  – 30h (EAD)
  • Interpretação de exames laboratoriais e imagem – 10h (presencial)
  • Planejamento da assistência e procedimentos técnicos em utin – profilaxia das infecções relacionada à assistência à saúde (IRAS) – 30h (presencial)
  • Ventilação mecânica – neonatal e pediátrica – 15h (presencial)
  • Implantação, manutenção e retirada do cateter central de inserção periférica (PICC) – 20h (presencial)
  • Terapia farmacológica neonatal e pediátrica – 15h (EAD)
  • Reanimação neonatal e suporte básico de vida – 20h (presencial)
  • Metodologia da pesquisa – 20h (EAD)
  • Estomaterapia neonatal e pediátrica – feridas, estomas e incontinência – 20h (presencial)
  • Gestão da qualidade e segurança do paciente – 20h (presencial) 
  • AIDPIi neonatal – 40h (presencial)
  • AIDPI criança – 50h (presencial)
  • Humanização da assistência em UTIN e UTIP: cuidados paliativos – 20h (presencial)
  • estágio supervisionado – 20h

Coordenação Pedagógica

M.Sc. Kátia Maria Mendes

M.Sc. Diego Augusto Lopes Oliveira

Corpo Docente

  • Dra. Indianara Maria Araújo Do Nascimento

  • Dra. Marly Javorski

  • M.Sc. Katia Maria Mendes

  • M.Sc. Marília Cruz Gouveia Câmara Guerra

  • M.Sc. Grace Kelly Cordeiro Da Silva

  • M.Sc. Ana Catarina De Melo Araújo

  • Esp. Fernanda Boshi Alvarce

  • M.Sc. Andreyna Javorski

  • M.Sc. João Victor Batista Cabral

  • Esp. Patty Miwako Meira Amano

  • M.Sc. Ryanne Carolyne Marques Gomes

  • M.Sc. Diego Augusto Lopes Oliveira

  • Dr. Marcos André Araújo Duque


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