Pós-Graduação

ENFERMAGEM EM UTI NEONATAL E PEDIÁTRICA – MACEIÓ| Turma 1

Inscrições: até 27/02/2021    

Início Previsto: 27 e 28 de Fevereiro de 2021

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Motivos para estudar Enfermagem em UTI Neonatal e Pediátrica na Faculdade IDE

  • Corpo docente é formado por profissionais exclusivos da área neonatal e pediátrica (mestres e doutores).

  • Técnicas de ensino com metodologias ativas em cenários de práticas e simulações em Sala de Aula.

  • Módulo teórico/prático (simulação).

  • Módulos onde o aluno receberá certificação extra: Ventilação mecânica (15h); Implantação, manutenção e retirada do PICC (20h); Interpretação de exames laboratoriais e imagem (10h); Reanimação neonatal (10h) e Suporte básico de vida (10h); Estomaterapia neonatal e pediátrica (20h); AIDPI neonatal (40h) e AIDPI criança (50h).

Objetivos do Curso

GERAL:

Desenvolver atividades de ensino e pesquisa, fundamentado na atual Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança, com foco na promoção e proteção, estimulando a construção do conhecimento e desenvolvimento de competências no âmbito da enfermagem sobre o cuidado integral e integrado ao recém-nascido e a criança de alta complexidade, além de possibilitar o profissional estender o conhecimento para acompanhamento da criança na atenção básica, integrando as ações que visam redução da morbimortalidade e um ambiente facilitador à vida com condições dignas.

ESPECÍFICOS:

  • Conhecer ações que permitam o nascimento, crescimento e desenvolvimento sadio, em condições dignas, livre de qualquer forma de violência.
  • Identificar a atenção e o cuidado necessário através do raciocínio clínico e terapêutico de enfermagem, avaliação com classificação de risco, e adequado manuseio de materiais e equipamentos utilizados no ambiente da UTI neonatal e UTI pediátrica, priorizando um cuidado singularizado.
  • Compreender as ações de promoção, de prevenção, de tratamento, e de reabilitação, conhecendo a linha de cuidado e a trajetória da criança, além do estabelecimento do vínculo entre criança e sua mãe/família/cuidadores.
  • Aprender ações de humanização que qualifica as práticas do cuidado com acolhimento e gestão participativa nas instituições de saúde.

Grade do Curso

  • Imunização e situação de saúde da criança no brasil: aspectos históricos, políticos, epidemiológicos e legais – 30h (20h ead e 10h presencial);
  • Semiologia e semiotécnica neonatal – 20h (presencial);
  • Exame físico e avaliação do crescimento e desenvolvimento da criança – 20h (presencial);
  • Sistematização da assistência de enfermagem – raciocínio clínico e terapêutico nos distúrbios patológicos em uti neonatal – 20h (presencial);
  • Sistematização da assistência de enfermagem – raciocínio clínico e terapêutico nos distúrbios patológicos em uti pediátrica – 30h (ead);
  • Interpretação de exames laboratoriais e imagem – 10h (presencial);
  • Planejamento da assistência e procedimentos técnicos em utin – profilaxia das infecções relacionada à assistência à saúde (iras) – 30h (presencial);
  • Ventilação mecânica – neonatal e pediátrica – 15h (presencial);
  • Implantação, manutenção e retirada do cateter central de inserção periférica (picc) – 20h (presencial);
  • Terapia farmacológica neonatal e pediátrica – 15h (ead);
  • Reanimação neonatal e suporte básico de vida – 20h (presencial);
  • Metodologia da pesquisa – 20h (ead);
  • Estomaterapia neonatal e pediátrica – feridas, estomas e incontinência – 20h (presencial);
  • Gestão da qualidade e segurança do paciente – 20h (presencial); 
  • Aidpi neonatal – 40h (presencial);
  • Aidpi criança – 50h (presencial);
  • Humanização da assistência em utin e utip: cuidados paliativos – 20h (presencial);
  • Estágio supervisionado – 20h

Coordenação Pedagógica

M.Sc. Katia Mendes

M.Sc. Wbiratan de Lima Souza

Corpo Docente

  • Dra. Marly Javorski (PE)

  • M.Sc. Katia Maria Mendes (PE)

  • Dra. Indianara Maria Araújo Do Nascimento (PE)

  • Dra. Ana Catarina De Melo Araújo (PE)

  • M.Sc. Anne Laura Costa Ferreira

  • M.Sc. Andreyna Javorski Rodrigues

  • Esp. Renata De Almeida Rocha Maria

  • Dr. Paulo Henrique Barcellos França

  • Esp. Patty Miwako Meira Amano (PE)

  • M.Sc. Wbiratan De Lima Souza


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