Pós-Graduação

ENFERMAGEM EM UTI NEONATAL E PEDIÁTRICA – RECIFE| Turma 5

Inscrições: até 30/11/2019

Início CONFIRMADO: 30 de Novembro e 01 de Dezembro de 2019

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Motivos para estudar Enfermagem em UTI Neonatal e Pediátrica na Faculdade IDE

  • 6 certificações Extras:

  • Ventilação mecânica - Neonatal e Pediátrica

  • IMPLANTAÇÃO, MANUTENÇÃO E RETIRADA DO - CATETER CENTRAL DE INSERÇÃO PERIFÉRICA (PICC)

  • REANIMAÇÃO NEONATAL, URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM PEDIÁTRICA

  • ESTOMATERAPIA NEONATAL E PEDIATRICA - FERIDAS, ESTOMAS E INCONTINÊNCIA

  • AIDPI NEONATAL

  • AIDPI CRIANÇA

  • Corpo docente é formato por profissionais exclusivos da área neonatal e pediátrica (mestres e doutores)

  • Técnicas de ensino com metodologias ativas em cenários de práticas e simulações em Sala de Aula

  • 50h Vivência prática em hospitais e clínicas conveniadas

Objetivos do Curso

GERAL

Desenvolver atividades de ensino e pesquisa, fundamentado na atual Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança, com foco na promoção e proteção, estimulando a construção do conhecimento e desenvolvimento de competências no âmbito da enfermagem sobre o cuidado integral e integrado ao recém-nascido e a criança de alta complexidade, além de possibilitar o profissional estender o conhecimento para acompanhamento da criança na atenção básica, integrando as ações que visam redução da morbimortalidade e um ambiente facilitador à vida com condições dignas.

ESPECÍFICOS

  • Conhecer ações que permitam o nascimento, crescimento e desenvolvimento sadio, em condições dignas, livre de qualquer forma de violência;
  • Identificar a atenção e o cuidado necessário através do raciocínio clínico e terapêutico de enfermagem, avaliação com classificação de risco, e adequado manuseio de materiais e equipamentos utilizados no ambiente da UTI neonatal e UTI pediátrica, priorizando um cuidado singularizado;
  • Compreender as ações de promoção, de prevenção, de tratamento, e de reabilitação, conhecendo a linha de cuidado e a trajetória da criança, além do estabelecimento do vínculo entre criança e sua mãe/família/cuidadores;
  • Aprender ações de humanização que qualifica as práticas do cuidado com acolhimento e gestão participativa nas instituições de saúde.

Grade do Curso

  • Semiologia e Semiotécnica Neonatal
  • Exame Físico e Avaliação do Crescimento e Desenvolvimento da Criança
  • Sistematização da Assistência de Enfermagem – Raciocínio Clínico e Terapêutico nos Distúrbios Patológicos em UTI Neonatal
  • Sistematização da Assistência de Enfermagem – Raciocínio Clínico e Terapêutico nos Distúrbios Patológicos em UTI Pediátrica
  • Planejamento Da Assistência e Procedimentos Técnicos em UTIN – Profilaxia Das Infecções Relacionada à Assistência à Saúde (Iras)
  • Ventilação Mecânica – Neonatal e Pediátrica
  • Implantação, Manutenção e Retirada do Cateter Central de Inserção Periférica (PICC)
  • Terapia Farmacológica Neonatal e Pediátrica
  • Reanimação Neonatal, Urgência e Emergência em Pediátrica
  • Metodologia da Pesquisa
  • Imunização e Situação de Saúde da Criança no Brasil: Aspectos Históricos, Políticos, Epidemiológicos e Legais
  • Estomaterapia Neonatal e Pediatrica – Feridas, Estomas e Incontinência
  • Gestão de Enfermagem – Segurança do Paciente
  • AIDPI Neonatal
  • AIDPI Criança
  • Humanização da Assistência em UTIN e UTIP: Cuidados Paliativos
  • Estágio Prático

Coordenação Pedagógica

M.Sc. Katia Mendes

Corpo Docente

  • Dra. Marly Javorski

  • Dra. Indianara Maria Araújo Do Nascimento

  • M.Sc. Katia Maria Mendes

  • M.Sc. Ana Virginia Rodrigues Veríssimo

  • M.Sc. Viviane Maria Pereira De Carvalho Magalhaes

  • M.Sc. Grace Kelly Cordeiro Da Silva

  • M.Sc. Ana Catarina De Melo Araújo

  • Esp. Maria Clara Pereira Gomes

  • Esp. Maria Tereza Gomes Pereira