FISIOTERAPIA PÉLVICA E OBSTÉTRICA – FORTALEZA| Turma 3

Início Previsto: 19 e 20 de Junho de 2021

Tire suas dúvidas online

Motivos para estudar Fisioterapia Pélvica e Obstétrica na Faculdade IDE

• 20h de vivência totalmente prática em hospital e ambulatório de referência a fim de aproximar o aluno das demandas reais encontradas diariamente no mercado de trabalho;

• Corpo docente formado por profissionais de referência nacional e com vasta experiência prática na área;

• Desenvolvemos nos alunos uma visão crítica e reflexiva a respeito do processo saúde-doença nos três níveis de prevenção;

• Ênfase à humanização da assistência fisioterapêutica às disfunções pélvicas e na atenção obstétrica através de conhecimentos sobre a relação fisioterapeuta-paciente-família, equipe multiprofissional e os princípios éticos e bioéticos;

• Disciplinas práticas sobre Fisioterapia Aquática (aula na piscina), Pilates no ciclo gravídico puerperal (em estúdio); Recursos Dermato Funcionais na Gestação e Puerpério (com equipamentos na clínica).

Objetivos do Curso

GERAL:

• Contribuir para o aperfeiçoamento e atualização da prática fisioterapêutica na área de Fisioterapia Pélvica (em urologia, ginecologia, coloproctologia, sexualidade, oncologia, pediatria) e Fisioterapia Obstétrica (na gestação, parto e puerpério); além de promover a qualificação do profissional para o ensino e a pesquisa, dentro dos princípios da ética e bioética.

ESPECÍFICOS:

• Aprofundar o conhecimento sobre a anatomofisiologia, as disfunções do assoalho pélvico e o processo fisiológico do ciclo gravídico-puerperal.
  • Apresentar e discutir as bases fisiopatológicas das disfunções que envolvem a pelve, o aparelho genital e reprodutor feminino e masculino.
  • Apresentar e discutir o processo de avaliação e técnicas fisioterapêuticas para a promoção, prevenção e tratamento das intercorrências clínicas no aparelho genital e reprodutor.
  • Orientar sobre o correto e atualizado manejo clínico, diagnóstico ou tratamento e a organização da assistência obstétrica baseando-se na estratificação de risco gestacional, na parametrização da assistência, nas competências e atribuições de serviços e profissionais.
  • Apresentar e discutir o processo de avaliação e técnicas fisioterapêuticas para a promoção da saúde, prevenção e tratamento das intercorrências clínicas durante todo o ciclo gravídico-puerperal.
  • Propor reflexões sobre a humanização, relação fisioterapeuta-paciente-família, ética e bioética na assistência fisioterapêutica em nas áreas Pélvica e Obstétrica.
  • Estimular a prática fisioterapêutica baseada em evidências científicas, assim como a realização de pesquisas na área.
  • Introduzir noções de interdisciplinaridade na prática assistencial junto aos profissionais que atuam nesta área.
  • Nortear o aluno sobre as atuais Políticas Públicas em Saúde da Mulher e do Homem.

Grade do Curso

• Fisioterapia baseada em evidências e gestão em saúde – EAD;
  • Anatomia funcional do assoalho pélvico e fisiologia – EAD;
  • Fisiopatologia e diagnóstico das disfunções do assoalho pélvico – EAD;
  • Avaliação fisioterapêutica nas disfunções do assoalho pélvico;
  • Recursos cinesioterapêuticos no tratamento das disfunções do assoalho pélvico e políticas públicas de saúde;
  • Recursos eletroterapêuticos no tratamento das disfunções do assoalho pélvico – teoria EAD, prática presencial;
  • Coloproctologia e fisioterapia – teoria EAD, prática presencial;
  • Fisioterapia pélvica nas disfunções neurogênicas do trato urinário inferior;
  • Oncologia pélvica e fisioterapia;
  • Urologia masculina e fisioterapia;
  • Disfunções sexuais e fisioterapia;
  • Fisioterapia nas disfunções miccionais e proctológicas na infância;
  • Dor pélvica crônica e fisioterapia – EAD;
  • Assistência obstétrica na gravidez de baixo e alto risco -EAD;
  • Adaptações fisiológicas na gravidez e avaliação fisioterapêutica;
  • Abordagem fisioterapêutica no pré-natal de baixo e alto risco;
  • Fisioterapia aquática no pré-natal, parto e pós-parto;
  • Assistência obstétrica no parto – EAD;
  • Assistência fisioterapêutica no parto humanizado;
  • Assistência fisioterapêutica no puerpério;
  • Abordagem fisioterapêutica no treino de pilates no ciclo gravídico puerperal;
  • Recursos dermatofuncionais na gestação e puerpério;
  • Vivência prática em fisioterapia pélvica e obstétrica.

Coordenação Pedagógica

M.Sc. Juliana Lerche Pires

• M.Sc. Alexandre Delgado (PE)

• Dr. Ananias Vasconcelos