Pós-Graduação

TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL AVANÇADA – RECIFE| Turma 1

Inscrições: até 11/07/2020

Início Confirmado: 11 de Julho e 25 de Julho de 2020 | 1º Módulo

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Motivos para estudar Terapia Cognitivo Comportamental Avançada na Faculdade IDE

  • Corpo docente, composto por professores titulados e com ampla e comprovada experiência profissional;

  • Uso de metodologias ativas com foco na aprendizagem baseada em problemas, sistematização de casos clínicos e técnicas de role playing;

  • Grade curricular construída com as últimas atualizações em intervenções na abordagem cognitiva comportamental, focando na atuação clínica ampliada;

  • Rodas de supervisão de casos clínicos.

Objetivos do Curso

 GERAL:

Contribuir na formação e aperfeiçoamento de profissionais capacitados para atuação clínica pelo viés da abordagem cognitiva comportamental.

ESPECÍFICOS:

  • Debater as bases epistemológicas da intervenção clínica em Terapia Cognitivo-Comportamental;
  • Compreender os princípios básicos do desenvolvimento cognitivo e emocional, e sua interferência no comportamento humano;
  • Possibilitar o desenvolvimento de competências relacionadas ao processo clínico tais como avaliação, conceitualização de caso e elaboração de plano de tratamento;
  • Apreender os principais protocolos interventivos da Terapia Cognitivo – Comportamental contemporânea, observando sua aplicabilidade nos diversos contextos;

Grade do Curso

  • Abordagem Cognitivo-Comportamental: fundamentos teóricos
  • Atualização em neurociências e psicofarmacologia: aplicações no contexto clínico
  • Avaliação e formulação de caso clínico na perspectiva Cognitivo-Comportamental
  • Prática para elaboração de projetos em psicologia I e II
  • Prática Interventivas I: instrumentos de rastreio clínico e principais técnicas cognitivo-comportamentais
  • Práticas Interventivas II: atuação no Âmbito Institucional
  • Práticas Interventivas III: processos intergrupais e psicoterapia de grupo
  • Atuação clínica no contexto da infância e adolescência: intervenções atuais
  • Quadros Clínicos I: manejo dos Transtornos de Ansiedade
  • Quadros clínicos II: manejo dos Transtornos de Humor
  • Atuação clínica no contexto de Família e Casal
  • Práticas Interventivas IV: treinamento de Habilidades Sócio Emocionais
  • Quadros clínicos III: manejo dos Transtornos Aditivos
  • Quadros Clínicos IV: manejo dos Transtornos Relacionados ao Trauma e do Espectro Obsessivo Compulsivo
  • Quadros Clínicos V: manejo dos Transtornos do Espectro Alimentar e Obesidade
  • Quadros clínicos VI: manejo dos Transtornos de Personalidade
  • Quadros clínicos VII: manejo dos Transtornos do Controle dos Impulsos
  • Regulação Emocional
  • Terapia dos Esquemas
  • Abordagens de terceira geração: Terapia Comportamental Dialética (DBT) e Terapia Focada na Compaixão.
  • Tópicos Especiais I: contextos de crise, desesperança e suicidalidade
  • Tópicos Especiais II: intervenções com pacientes difíceis

Coordenação Pedagógica

Esp. Flávia Araújo Rios

Corpo Docente

  • Dra. Marília Suzi Pereira dos Santos

  • Esp. Flávia Fernanda Araújo Rios

  • M.Sc. Laila da Câmara Lima Kurtinaitis

  • M.Sc. Dennys Lapenda Fagundes

  • M.Sc. Renata Teti Tibúrcio Maia

  • Esp. Renata Mascarenhas Jordão de Vasconcelos

  • Esp. Benéria Yace Donato

  • M.Sc. Catarina Irene Rodrigues Dias

  • M.Sc. Nathalia Della Santa Mello Dantas

  • Esp. Amanda Kammyle Cavalcanti Guedes

  • M.Sc. Renata Raimundo da Silva

  • M.Sc. Ana Luíza Nunes Teixeira de Albuquerque

  • Dra. Giovanna Wanderley Petrucci Toscano

  • M.Sc. Amanda Patrícia Sales

  • Dra. Fernanda de Azevedo Lima

  • Dra. Tatiana Araújo Bertulino da Silva

  • M.Sc. Rafaela Petroli Frizzo

  • M.Sc. Luisa Zamagna Maciel

  • Esp. Bruno Vianna de Menezes

  • Esp. Sandra Roberta de Lima

  • M.Sc. Alessandro Rocha Borba Cavalcanti


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