Pós-Graduação

TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL AVANÇADA – RECIFE| Turma 1

Inscrições: até 28/03/2020

Início Confirmado: 28 e 29 de Março de 2020

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Motivos para estudar Terapia Cognitivo Comportamental Avançada na Faculdade IDE

  • Uso de metodologias ativas com foco na aprendizagem baseada em problemas, sistematização de casos clínicos e técnicas de role playing;

  • Matriz curricular construída com as últimas atualizações em intervenções na abordagem cognitiva comportamental, focando na atuação clínica ampliada;

  • Instituição com mais de 10 anos de atuação em pós-graduação em saúde.

Objetivos do Curso

 GERAL:

Contribuir na formação e aperfeiçoamento de profissionais capacitados para atuação clínica pelo viés da abordagem cognitiva comportamental.

ESPECÍFICOS:

  • Debater as bases epistemológicas da intervenção clínica em Terapia Cognitivo-Comportamental;
  • Compreender os princípios básicos do desenvolvimento cognitivo e emocional, e sua interferência no comportamento humano;
  • Possibilitar o desenvolvimento de competências relacionadas ao processo clínico tais como avaliação, conceitualização de caso e elaboração de plano de tratamento;
  • Apreender os principais protocolos interventivos da Terapia Cognitivo – Comportamental contemporânea, observando sua aplicabilidade nos diversos contextos;

Grade do Curso

  • Abordagem Cognitivo-Comportamental: fundamentos teóricos
  • Avaliação e formulação de caso clínico na perspectiva Cognitivo Comportamental
  • Prática Interventivas I: instrumentos de rastreio clínico e técnicas cognitivo comportamentais
  • Atualização em psicopatologia e psicofarmacologia: aplicações no contexto clínico
  • Práticas Interventivas II: atuação no âmbito institucional
  • Práticas Interventivas III: processos intergrupais e psicoterapia de grupo
  • Atuação clínica no contexto da infância e adolescência: intervenções atuais
  • Quadros Clínicos I: manejo dos Transtornos de ansiedade
  • Quadros clínicos II: manejo dos transtornos de humor
  • Práticas Interventivas IV: treinamento de habilidades sócio emocionais
  • Atuação clínica no contexto de família e casal
  • Metodologia Científica
  • Quadros Clínicos III: manejo dos transtornos relacionados ao trauma e do espectro obsessivo compulsivo
  • Quadros Clínicos IV: manejo dos transtornos do espectro alimentar e obesidade
  • Quadros clínicos V: manejo dos transtornos aditivos
  • Quadros clínicos VI: manejo dos transtornos de personalidade
  • Quadros clínicos VII: manejo dos transtornos do controle dos impulsos
  • Tópicos especiais I:  contexto de crise, desesperança e suicidalidade
  • Tópicos especiais II: quadros psicóticos e esquizofrenia
  • Terapia dos Esquemas
  • Abordagens de terceira geração: Mindfullness, Terapia de aceitação e compromisso (ACT), Terapia Comportamental Dialética (DBT) e Terapia focada na compaixão.

Coordenação Pedagógica

Esp. Flávia Araújo Rios

Corpo Docente

  • Dra. Marília Suzi Pereira dos Santos

  • Esp. Flávia Fernanda Araújo Rios

  • M.Sc. Laila da Câmara Lima Kurtinaitis

  • M.Sc. Dennys Lapenda Fagundes

  • M.Sc. Renata Teti Tibúrcio Maia

  • Esp. Renata Mascarenhas Jordão de Vasconcelos

  • Esp. Júlia Rita Ferreira Tavares

  • Esp. Benéria Yace Donato

  • M.Sc. Catarina Irene Rodrigues Dias

  • M.Sc. Nathalia Della Santa Mello Dantas

  • M.Sc. Marianna Carla Maia Dantas de Lucena

  • Esp. Amanda Kammyle Cavalcanti Guedes

  • M.Sc. Renata Raimundo da Silva

  • M.Sc. Ana Luíza Nunes Teixeira de Albuquerque

  • Dra. Giovanna Wanderley Petrucci Toscano

  • M.Sc. Amanda Patrícia Sales

  • Dra. Fernanda de Azevedo Lima


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