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Transtorno do Espectro Autista

Inscrições abertas

12 de Março de 2022

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Transtorno do Espectro Autista

Salvador

Inscrições abertas

12 de Março de 2022

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Este curso é destinado a profissionais graduados em Fonoaudiologia, Terapias Ocupacionais, Fisioterapia, Psicologia, Nutrição, Educação Física, Medicina, Educação, Pedagogia, Psicopedagogia e áreas afins  que buscam desenvolver as suas habilidades profissionais e conhecimento no âmbito dos transtornos do espectro autista (TEA).

O autismo é descrito como uma síndrome comportamental com causas múltiplas, decorrente de um distúrbio de desenvolvimento. É caracterizado pela inabilidade para se relacionar com o outro, usualmente combinado com déficit de linguagem e alterações de comportamento. Pesquisas recentes revelam que a cada 1000 nascidos, 80 estão no espectro de autismo, ou seja, a necessidade de ter uma pós-graduação nessa área é de extrema importância para aperfeiçoar os profissionais de saúde e educação e deixá-los aptos a atuarem nesse grande mercado de trabalho. A escassez de profissionais qualificados para trabalhar com pessoas com transtorno do espectro autismo é muito grande, e com a realização da pós-graduação poderá diminuir essa escassez.

  • Carga horária

    CARGA HORÁRIA

    360 Horas

  • Duração

    DURAÇÃO

    17 meses

  • Início previsto

    Início previsto

    12 de Março de 2022

  • Quantidade de vagas

    VAGAS

    45

  • Turno

    TURNO

    Diurno

  • Quantidade de aulas

    AULAS

    Sábado e Domingo

  • Dr. Caio Leônidas

    Dr. Caio Leônidas

    Especialista em Audiologia pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia - CFFa.

    Mini-currículo

    Doutor e Mestre pelo Programa de Pós - Graduação em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas (PPGPIOS) - Instituto de Ciências da Saúde - Universidade Federal da Bahia.
    Pós- graduado, na modalidade latu senso, em Auditoria em Sistemas de Saúde e Saúde Pública com ênfase em Programa de Saúde da Família.
    Professor Substituto do curso de Fonoaudiologia, do Departamento de Ciências da Vida, Universidade do Estado da Bahia, UNEB,
    Professor do curso de graduação de Fonoaudiologia do Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE). Responsável técnico e sócio do Núcleo de Neuroaudiologia da Incentivar - Núcleo de Desenvolvimento Infantil.
    Fonoaudiólogo atuante em Audiologia Clínica adulto, Avaliação auditiva em crianças atípicas, Otoneurologia, Reabilitação Vestibular e Auditiva, Processamento Auditivo Central,
    Treinamento auditivo acusticamente controlado e estimulação Neuroauditiva.

  • Esp. Halley Schettini

    Esp. Halley Schettini

    Assistente Terapêutica atuante na aplicação da Análise do comportamento Aplicada (ABA) com pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

    Mini-currículo
    • Especialista em Psicopedagogia pela (UCSAL) — Universidade Católica do Salvador,
    • Pós-graduada em Docência do Ensino Superior, na modalidade latu senso, pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).
    • Especialista em Análise do Comportamento — ABA para crianças com desenvolvimento atípico.
    • Assistente Terapêutica atuante na aplicação da Análise do comportamento Aplicada (ABA) com pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
  • Dra. Bárbara Botelho
    • Doutoranda em Educação
  • Msc. Rachel Silvany
    • Neuropediatra, mestre em Medicina
  • Dra. Letícia Castro
    • Doutora e mestre em Patologia Humana.
  • Esp. Fernanda Kruschewsky
    • Especialista em terapia Cognitivo Comportamental, Transtorno de Espectro Autista e Análise do Comportamento Aplicada.
  • Dra. Maíra Gentil
    • Doutora e Mestre em Educação
  • Dra. Gabriela Carvalho
    • Mestre em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas (PPgPIOS)
  • Dr. Caio Leônidas
    • Doutor em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas (PPGPIOS)
  • Msc. Juliana Rocha
    • Mestre em Saúde Pública.
  • Msc. Igor Tchaikovsky
    • Biomédico, mestre em Neurociências
  • Esp. Aline Bezerra
    • Especialista em saúde mental e terapeuta Denver (Mind Institute, Califórnia),
  • Esp. Edcreuza Oliveira
    • Pós-graduada em Nutrição Pediátrica
  • Esp. Érica Azevedo
    • Especialista em Gestão em Saúde
  • Esp. Ana Paula Pereira
    • pós-graduada em Neurodesenvolvimento Infantil e em Análise do Comportamento Aplicada
  • Esp. Bárbara Vette
    • Especialização em psicopedagogia, neuropsicologia e educação especial.
  • Msc. Isabela Navarro
    • Mestre em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social,
  • Esp.Vânia Luiza
    • Especialista em síndrome de Donw,
  • Esp.Anderson Azevedo
    • Especialista em Fisioterapia Neonatal e Pediátrica
  • Msc. Viviane Andrade
    • Mestre em desenvolvimento humano e responsabilidade social,
  • Dra. Maysa Bastos
    • Doutora em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas
  • Introdução ao TEA: teorias, diagnósticos e tratamentos

  • Políticas públicas e o direito da criança com TEA Sinais precoces e indicadores do TEA no primeiro ano de vida

  • Neurociência aplicada ao Autismo

  • Desenvolvimento das habilidades cognitivas no TEA

  • Autismo e linguagem (Avaliação e intervenção)

  • Maturidade simbólica (Avaliação e intervenção)

  • Habilidades auditivas no TEA (Avaliação e intervenção)

  • Habilidades sociais no TEA (Avaliação e intervenção)

  • Neurofeedback aplicado ao TEA

  • Integração sensorial no TEA

  • Nutrição no TEA

  • Seletividade alimentar no TEA

  • Práticas de intervenções baseadas no modelo PECS

  • Práticas de intervenções baseadas no modelo de ensino estruturado TEACCH

  • Práticas de intervenções baseadas no modelo ABA

  • Práticas de intervenções baseadas no modelo Denver

  • Psicomotricidade e desenvolvimento neuropsicomotor no TEA

  • Treinamento parental

  • Intervenções psicopedagógicas: atividades lúdicas cooperativas e estratégias de ensino no TEA.

  • Ética e práticas clínica no TEA baseadas em evidências

  • Aproximadamente 60% do quadro de docentes são mestres e doutores;

  • Profissionais renomados na sua área de atuação, com experiência no acolhimento de crianças com TEA.

  • Estrutura curricular atual, moderno e voltado para a atuação multidisciplinar a fim de atender a demanda social e familiar das crianças com TEA, o que possibilita diferentes abordagens nas variadas áreas do conhecimento, auxiliando na escolha das terapias mais adequadas.

  • Oferta do módulo voltado a debater as “políticas públicas e o direito da criança com TEA” e formar profissionais munidos de informações cruciais para melhor acolher e orientar os familiares, bem como torná-los mais empoderados em relação às questões políticas e legislativas referentes à criança atípica.

  • O módulo de “sinais precoces e indicadores do TEA no primeiro ano de vida” foi pensando no intuito de capacitar os profissionais para a detecção dos sinais do TEA na primeira infância possibilitando intervenções pontuais, as quais podem induzir a construção de competências que não se desenvolveriam sem a devida estimulação.

  • Oportunidade para compreender a aplicabilidade do “Neurofeedback nas intervenções terapêuticas da criança com TEA”. Alguns estudos têm demonstrado que o Neurofeedback melhorar algumas das principais dificuldades presentes no TEA ao reforçar o equilíibrio dos aspectos emocionais, comportamentais e físicas por meio potencializar a capacidade de gerir o input sensorial.

  • O módulo de “Integração sensorial no TEA” busca expor aos profissionais os conceitos e técnicas utilizadas que visam à organização cerebral de crianças autistas a fim de processar a recepção de informação sensorial e apresentar respostas adequadas a esses estímulos.

  • O módulo de “Seletividade alimentar no TEA” se propõe a definir os padrões comportamentais regidos pela aversão as características dos alimentos, tais como textura, cor, sabor, forma, temperatura e cheiro, bem como intervir nesses casos.

  • Os módulos de “Práticas de intervenções baseadas no modelo Denver, ABA, PECS e TEACCH” têm por objetivo instruir aos profissionais acerca das intervenções baseadas nos modelos da análise do comportamento, comunicação alternativa e ensino estruturado, métodos fundamentais para a construção de competências da criança.

  • O módulo “Treinamento parental” tem por objetivo capacitar aos profissionais no desenvolvimento de técnicas de acolhimento e orientação dos pais de crianças com TEA a fim de estender os trabalhos terapêuticos e/ou educativos para o ambiente familiar.

  • Espaço físico estruturado para a prática das metodologias ativas, a qual busca tirar o aluno da posição de mero ouvinte, em que o aprendizado se dava de modo passivo, para protagonizar o seu processo de aprendizado. Uma metodologia que envolve a construção do saber de forma única e pró-ativa por parte do estudante, com o suporte do professor.

  • A não-obrigatoriedade do desenvolvimento de monografia para a obtenção do certificado. Todos os módulos da IDE buscam conduzir os discentes para uma ação prática conforme as teorias abordadas, utilizando tecnologias de metodologia ativa, discussão de caso-clínico, dentre outros. Nesse contexto, o nosso trabalho de conclusão de curso será voltado para a vivência prática do aluno ao longo do curso, fazendo-o pensar sobre a clínica e a sua prática.

Objetivos gerais

O curso organizado nos Termos da Resolução nº 01 de 08 de junho de 2007 do CES/CNE/MEC tem como proporcionar aos profissionais da saúde, educação e áreas afins a complementação da formação acadêmica, aprimorando os seus conhecimentos a fim de capacitá-los na atuação, de forma generalista, com crianças com transtorno do espectro autista (TEA).

Objetivos específicos

  • Proporcionar o conhecimento generalista sobre o transtorno do espectro autista;
  • Apresentar as novas modalidades de intervenção baseadas em evidências no transtorno do espectro autista;
  • Incentivar o desenvolvimento de ações multi e interdisciplinares na intervenção da criança com transtorno do espectro autista;

 

Investimento

Matrícula

R$ 190,00

Presencial

Mais

Plano estendido

21 PARCELAS DE

R$ 456,00

20% de desconto até o vencimento para profissionais inscritos e ativos em conselhos parceiros

OU

21 PARCELAS DE

R$ 513,00

10% de desconto até o vencimento

OU

21 PARCELAS DE

R$ 570,00

Após o vencimento

Plano regular*

17 PARCELAS DE

R$ 528,09

25% de desconto até o vencimento para profissionais inscritos e ativos em conselhos parceiros

OU

17 PARCELAS DE

R$ 598,50

15% de desconto até o vencimento

OU

17 PARCELAS DE

R$ 704,12

Após o vencimento

Apoio e Parcerias

Parceiro do curso

É importante saber

SOBRE CONVÊNIOS: 

Para ter o desconto do conselho conveniado você precisa enviar documento comprobatório anexado aos documentos de matrícula.

Clique aqui e conheça os conselhos conveniados

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DEMAIS INFORMAÇÕES:

  • A instituição reserva-se o direito de adiar o início do curso com menos de 20 (vinte) alunos matriculados. O candidato poderá optar em aguardar o próximo prazo, ou requerer a devolução do valor pago de matrícula, não cabendo ao aluno qualquer reclamação ou recurso.
  • Após a confirmação do curso não haverá devolução da taxa de inscrição. O que pode acontecer é a transferência de titularidade ou curso/turma, desde que seja solicitada até 5 dias antes da realização do curso.
  • Desistências requeridas antes da confirmação do curso tem reembolso de 100% do valor.

 

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