Pós-Graduação

TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO COM ÊNFASE NA INTERVENÇÃO COMPORTAMENTAL – RECIFE| Turma 3

Inscrições: até 25/01/2020

Início Confirmado: 25 e 26 de Janeiro de 2020

Tire suas dúvidas online

Motivos para fazer Pós em Transtorno do Espectro do Autismo na Faculdade IDE

  • Vivências práticas dentro da Somar (Clínica com referência no Tratamento do Autismo no Nordeste)

  • Disciplinas atualizadas

  • Mais de 10 anos de atuação em Pós-Graduação em Saúde

Objetivos do Curso

Proporcionar aos profissionais das áreas de saúde e educação aprofundamento teórico das intervenções mais utilizadas e com maior comprovação cientifica que existem na atualidade para tratamento do Autismo. O curso também conta com uma vivência prática em transtornos de espectro de Autismo no Espaço da Somar, capacitando e aprimorando os conhecimentos dos profissionais para esse crescente mercado de trabalho.

Matriz Curricular

  • A compreensão do desenvolvimento infantil;
  • O desenvolvimento da linguagem: parâmetros de normalidade versus desenvolvimento no Autismo;
  • Psiquiatria infantil: história e doenças mais comuns;
  • Políticas Públicas e o Autismo;
  • Definições do TEA, diagnóstico, características, o uso da medicação e comorbidades do Autismo;
  • Neuroimagem e Autismo;
  • Fisiologia das funções executivas no Autismo;
  • Neurofeedback e Autismo
  • Aspectos relacionados as famílias de pessoas com TEA;
  • Ética e Bioética;
  • Prática para elaboração de projetos na área de Autismo I;
  • Definições e conceitos sobre a análise aplicada do comportamento (ABA) no Autismo;
  • Funções cognitivas e comportamentais no Autismo e sua relação com a aprendizagem;
  • Comportamento Verbal e Autismo;
  • As dificuldades sensoriais e o Autismo;
  • Modelos de escalas complementares para diagnóstico e avaliações do desenvolvimento do Autismo;
  • O ensino de habilidades de auto cuidado e estimulação do brincar através do modelo comportamental;
  • Alfabetização e Autismo;
  • Elaboração do guia curricular e de programas específicos baseados no modelo comportamental;
  • O modelo comportamental do ensino estruturado: teoria, prática e sua influência na inclusão escolar;
  • Comportamentos inadequados graves, como manejá-los;
  • Atividades físicas no processo de desenvolvimento do autismo baseados em modelos estruturados e comportamentais;
  • Materiais pedagógicos para estimulação de indivíduos com transtorno do espectro do Autismo;
  • Seletividade alimentar e Autismo.
  • Prática para elaboração de projetos na área de Autismo II

Coordenação Pedagógica

Grupo Somar (Alessandra Sales, Victor Eustáquio e Luana Passos)

  • Esp. Alessandra Sales da Silva

  • M.Sc. Flávia Luiza Costa Rêgo

  • Esp. Luana Lindoso Passos

  • Esp. Joyce Luiza Batista de Lira

  • Esp. Irís Maria Reis da Fonsêca

  • Esp. Milena Amancio da Silva Vasconcelos

  • Esp. Mayana Marcelle Costa da Silva

  • Esp. Victor César Eustáquio de Oliveira

  • Esp. Roberta Hollanda Pedrosa Monteiro

  • Dra. Ula Lindoso Passos

  • M.Sc. Igor Tchaikovsky

  • Esp. Helena Andrade da Silva

  • Esp. Lourival Pedro Silva Junior

  • Esp. Wigna Rayssa Pereira Lima