Em dias nos quais a competitividade dá a tônica da maioria dos setores do mercado, agradar e tratar bem o seu público é uma estratégia essencial para quem deseja ganhar destaque em qualquer área. Por isso, entender a importância de estar atento à satisfação do paciente pode ser algo extremamente positivo para a sua carreira. O fato é que não dá para abrir mão dos benefícios de ter pessoas fidelizadas ao seu negócio e fazendo, de maneira espontânea, uma divulgação boca a boca sobre o que o seu empreendimento tem de melhor. Confira o conteúdo que preparamos a seguir e aprenda um pouco mais sobre o tema.
Quando uma pessoa precisa de serviços de saúde, ela procura, além da qualidade técnica do profissional que fará o atendimento, um lugar no qual possa se sentir acolhido e confortável. Também que coloque as suas necessidades e o seu bem-estar em primeiro plano durante esse momento tão delicado. Dessa maneira, mais do que a formação acadêmica e a alta qualidade nos processos administrativos internos. Apostar na excelência do atendimento aos pacientes é extremamente importante para ter sucesso na área de saúde. O problema é que muitas clínicas não dão o devido valor a esse item. Um visitante satisfeito não apenas tende a voltar outras vezes, como também é alguém que fará uma divulgação espontânea e gratuita do seu empreendimento para familiares, amigos e colegas. O que contribui para a estratégia mais importante de marketing que qualquer organização pode ter: a propaganda boca a boca. Além disso, você consegue uma melhora franca na relação profissional de saúde-paciente. O que ajuda não apenas a fidelizar esse indivíduo à sua empresa, como também contribui para que ele aceite melhor as suas orientações. Tenha mais confiança no seu diagnóstico e, dessa forma, melhore o seu prognóstico nas mais diversas situações.
Depois de compreender um pouco melhor sobre a importância de manter a satisfação do paciente, é muito interessante que o profissional de saúde descubra maneiras de conseguir isso de forma consistente, constante e sem gastar muito dos seus recursos financeiros. Confira o conteúdo a seguir e descubra algumas delas.
Investir no ambiente da clínica é um passo crucial se você deseja estar atento a satisfação do paciente. É preciso ter em mente que, ao contrário do que muita gente pensa, as pessoas passam mais tempo nas áreas comuns da empresa, como a sala de espera, do que no consultório propriamente dito. Por isso, é fundamental que ela seja agradável e aconchegante. Especialmente porque a maioria dos visitantes estará ali experimentando um momento de desconforto ou até de medo por conta da sua saúde. Comece se rendendo à tecnologia e disponibilize wi-fi gratuito, pois essa é uma forma eficaz de deixar as pessoas entretidas atualmente. Manter o conforto com um ar-condicionado funcionando é essencial, especialmente se a sua cidade for quente, sobretudo nos meses de verão. Não se esqueça também de deixar revistas e jornais atualizados ao alcance de todos. Uma garrafa de café e uma pequena variedade de chás ajudam a completar essa estratégia.
O atendimento humanizado é um dos temas mais discutidos nos dias de hoje e, por isso mesmo, você deve dar atenção a esse fato caso deseje aprimorar a satisfação dos seus pacientes. Por mais desafiadora que a prática médica seja, tecnicamente falando, tentar estar mais próximo das pessoas pode fazer muito pelo seu negócio. Pequenas atitudes, como se levantar para abrir a porta do consultório e cumprimentar cada um individualmente, podem fazer uma grande diferença na percepção do seu público em relação à sua clínica. Ter paciência e usar um linguajar mais coloquial também são atitudes que contarão muitos pontos a favor do seu empreendimento.
Acredite: a satisfação dos seus pacientes passa pela satisfação dos funcionários. Quando você tem uma equipe satisfeita e que “veste a camisa” da sua empresa, as suas chances de sucesso são maiores. Lembre-se de que a sua secretária, por exemplo, é a primeira pessoa a ter contato com o visitante quando ele chega na clínica. Mantenha reuniões esporádicas para ouvir o que os seus colaboradores têm a dizer e, sempre que contratar alguém, procure ter uma conversa franca sobre os valores, a missão e os objetivos do seu negócio. Pagar salários justos e oferecer benefícios, quando isso for possível, também são fatores indispensáveis para motivar sua equipe.
Uma das críticas mais constantes que muitos pacientes têm em relação aos profissionais de saúde é quanto aos atrasos constantes para o início de suas consultas. Evidentemente, existem muitos fatores que fogem ao controle do profissional, mas alguns cuidados podem ser tomados de forma que essas situações sejam ao menos minimizadas. É muito interessante, por exemplo, não cair na tentação de lotar a sua agenda. Tente deixar algum espaço entre os pacientes, até mesmo para eventuais encaixes. Caso haja algum contratempo e você se atrase, uma boa ideia é ser franco e tentar, se possível, avisar com alguma antecedência para reduzir os danos.
Por fim, não dá para ter sucesso em praticamente nenhum setor do mercado sem ter uma boa estratégia de marketing, e isso também é muito importante quando falamos da área de saúde. Muitos profissionais não sabem ao certo como fazer isso, mas o fato é que até mesmo pequenas atitudes e ações podem fazer uma grande diferença. A internet consiste em uma poderosa aliada nesse caso. Você pode usar as redes sociais para divulgar o seu negócio, com uma Fanpage no Facebook, por exemplo. Outra forma de aumentar a satisfação do paciente é oferecendo conteúdo de qualidade sobre a medicina, e isso pode ser feito por meio de uma newsletter ou da publicação de artigos em um blog. E agora, entendeu a importância de aprender a aumentar o nível de satisfação do paciente? Viu como isso pode impactar diretamente no sucesso da sua carreira na área de saúde? Se você gostou do conteúdo baixe gratuitamente o nosso e-book sobre relacionamento do profissional de saúde e aprenda ainda mais!
Categorias:carreira
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