Entenda a importância de estar atento à satisfação do paciente

Publicado por IDE Cursos em 13 de julho de 2018
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Entenda a importância de estar atento à satisfação do paciente

Em dias nos quais a competitividade dá a tônica da maioria dos setores do mercado, agradar e tratar bem o seu público é uma estratégia essencial para quem deseja ganhar destaque em qualquer área. Por isso, entender a importância de estar atento à satisfação do paciente pode ser algo extremamente positivo para a sua carreira.

O fato é que não dá para abrir mão dos benefícios de ter pessoas fidelizadas ao seu negócio e fazendo, de maneira espontânea, uma divulgação boca a boca sobre o que o seu empreendimento tem de melhor. Confira o conteúdo que preparamos a seguir e aprenda um pouco mais sobre o tema.

A importância da satisfação do paciente

Quando uma pessoa precisa de serviços de saúde, ela procura, além da qualidade técnica do profissional que fará o atendimento, um lugar no qual possa se sentir acolhido e confortável, que coloque as suas necessidades e o seu bem-estar em primeiro plano durante esse momento tão delicado.

Dessa maneira, mais do que a formação acadêmica e a alta qualidade nos processos administrativos internos, apostar na excelência do atendimento aos pacientes é extremamente importante para ter sucesso na área de saúde. O problema é que muitas clínicas não dão o devido valor a esse item.

Um visitante satisfeito não apenas tende a voltar outras vezes, como também é alguém que fará uma divulgação espontânea e gratuita do seu empreendimento para familiares, amigos e colegas, contribuindo para a estratégia mais importante de marketing que qualquer organização pode ter: a propaganda boca a boca.

Além disso, você consegue uma melhora franca na relação profissional de saúde-paciente, o que ajuda não apenas a fidelizar esse indivíduo à sua empresa, como também contribui para que ele aceite melhor as suas orientações, tenha mais confiança no seu diagnóstico e, dessa forma, melhore o seu prognóstico nas mais diversas situações.

Dicas para deixar o paciente satisfeito

Depois de compreender um pouco melhor sobre a importância de manter a satisfação do paciente, é muito interessante que o profissional de saúde descubra maneiras de conseguir isso de forma consistente, constante e sem gastar muito dos seus recursos financeiros. Confira o conteúdo a seguir e descubra algumas delas.

Invista no ambiente da clínica

Investir no ambiente da clínica é um passo crucial se você deseja estar atento a satisfação do paciente. É preciso ter em mente que, ao contrário do que muita gente pensa, as pessoas passam mais tempo nas áreas comuns da empresa, como a sala de espera, do que no consultório propriamente dito.

Por isso, é fundamental que ela seja agradável e aconchegante, especialmente porque a maioria dos visitantes estará ali experimentando um momento de desconforto ou até de medo por conta da sua saúde. Comece se rendendo à tecnologia e disponibilize wi-fi gratuito, pois essa é uma forma eficaz de deixar as pessoas entretidas atualmente.

Manter o conforto com um ar-condicionado funcionando é essencial, especialmente se a sua cidade for quente, sobretudo nos meses de verão. Não se esqueça também de deixar revistas e jornais atualizados ao alcance de todos. Uma garrafa de café e uma pequena variedade de chás ajudam a completar essa estratégia.

Aposte em um atendimento humanizado

O atendimento humanizado é um dos temas mais discutidos nos dias de hoje e, por isso mesmo, você deve dar atenção a esse fato caso deseje aprimorar a satisfação dos seus pacientes. Por mais desafiadora que a prática médica seja, tecnicamente falando, tentar estar mais próximo das pessoas pode fazer muito pelo seu negócio.

Pequenas atitudes, como se levantar para abrir a porta do consultório e cumprimentar cada um individualmente, podem fazer uma grande diferença na percepção do seu público em relação à sua clínica. Ter paciência e usar um linguajar mais coloquial também são atitudes que contarão muitos pontos a favor do seu empreendimento.

Deixe os seus funcionários satisfeitos

Acredite: a satisfação dos seus pacientes passa pela satisfação dos funcionários. Quando você tem uma equipe satisfeita e que “veste a camisa” da sua empresa, as suas chances de sucesso são maiores. Lembre-se de que a sua secretária, por exemplo, é a primeira pessoa a ter contato com o visitante quando ele chega na clínica.

Mantenha reuniões esporádicas para ouvir o que os seus colaboradores têm a dizer e, sempre que contratar alguém, procure ter uma conversa franca sobre os valores, a missão e os objetivos do seu negócio. Pagar salários justos e oferecer benefícios, quando isso for possível, também são fatores indispensáveis para motivar sua equipe.

Seja rigoroso com os horários

Uma das críticas mais constantes que muitos pacientes têm em relação aos profissionais de saúde é quanto aos atrasos constantes para o início de suas consultas. Evidentemente, existem muitos fatores que fogem ao controle do profissional, mas alguns cuidados podem ser tomados de forma que essas situações sejam ao menos minimizadas.

É muito interessante, por exemplo, não cair na tentação de lotar a sua agenda. Tente deixar algum espaço entre os pacientes, até mesmo para eventuais encaixes. Caso haja algum contratempo e você se atrase, uma boa ideia é ser franco e tentar, se possível, avisar com alguma antecedência para reduzir os danos.

Trace uma boa estratégia de marketing

Por fim, não dá para ter sucesso em praticamente nenhum setor do mercado sem ter uma boa estratégia de marketing, e isso também é muito importante quando falamos da área de saúde. Muitos profissionais não sabem ao certo como fazer isso, mas o fato é que até mesmo pequenas atitudes e ações podem fazer uma grande diferença.

A internet consiste em uma poderosa aliada nesse caso. Você pode usar as redes sociais para divulgar o seu negócio, com uma Fanpage no Facebook, por exemplo. Outra forma de aumentar a satisfação do paciente é oferecendo conteúdo de qualidade sobre a medicina, e isso pode ser feito por meio de uma newsletter ou da publicação de artigos em um blog.

E agora, entendeu a importância de aprender a aumentar o nível de satisfação do paciente? Viu como isso pode impactar diretamente no sucesso da sua carreira na área de saúde?

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