Gestão de Carreira em Saúde: você em foco!

Publicado por IDE Cursos em 18 de janeiro de 2019
Categorias:
Gestão de Carreira em Saúde: você em foco!

Já ouviu o termo gestão de carreira? Esse tipo de gerenciamento é de extrema importância para o seu futuro como profissional bem conceituado no mercado. Ela pode ser aplicada às mais diversas áreas de atuação, entre elas, a de saúde, sendo utilizada por médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, dentistas, entre outros.

A gestão de carreira é um caminho traçado para ser seguido pelos profissionais. Isso ajuda a estruturar a ascensão profissional de cada um deles. É como um passo a passo que os auxilia a alcançar o objetivo que desejam.

Algumas empresas têm um plano de gestão para os funcionários. Mas, como muitos dos profissionais de saúde são autônomos, eles é que precisam traçar o próprio planejamento e realizar a gestão da carreira.

A seguir, vamos falar um pouco mais sobre a gestão de carreira em saúde e como isso pode trazer diversos benefícios para a sua vida profissional. Confira!

Por que é importante gerir a sua carreira?

Fazer a gestão da carreira é uma forma de se manter no mercado, que está cada vez mais competitivo, e ter sucesso na sua área profissional.

Sabemos que, atualmente, ser graduado passou a ser o mínimo necessário para ingressar no mercado de trabalho. Com tanta concorrência, é necessário se destacar para ter a agenda cheia e ser reconhecido no mercado no qual atua. Uma boa gestão de carreira vai ajudá-lo com isso.

A nossa vida profissional é baseada nas nossas escolhas. Pense na gestão de carreira como uma dieta alimentar. Fica muito mais fácil comer de maneira saudável quando há um plano traçado e você já sabe exatamente o que vai ingerir a cada momento do dia. Depois de alguns meses, você já consegue ver o resultado do seu esforço.

É justamente por isso que você precisa fazer a gestão da sua carreira: alcançar os seus objetivos. Sabendo exatamente o que você precisa fazer, um momento após o outro, fica muito mais fácil ter o sucesso profissional que deseja.

Como fazer a gestão de carreira em saúde?

Agora, vamos explicar de forma prática como você pode fazer a gestão da sua carreira e conquistar os seus objetivos enquanto profissional de saúde.

Comece com um planejamento

Para qualquer coisa que façamos, precisamos nos planejar. O planejamento é uma maneira de ter um caminho para seguir, saber o que fazer em seguida, sem se sentir perdido no meio do trajeto. Aqui, você determinará os seus objetivos e traçará as metas para alcançá-los.

Nesse primeiro momento, você deve levar em consideração dois importantes fatores: família e sociedade. O primeiro fará com que você guie a sua carreira de uma determinada forma. Por exemplo, digamos que você seja casado e um filho já está a caminho. Provavelmente, você deseja ter mais estabilidade financeira e, assim, poderá cuidar melhor do novo membro da família.

Já quando se fala em sociedade, estamos falando em fatores externos. Na hora de traçar as metas e os objetivos no seu planejamento de carreira, deve ser levada em consideração a situação econômica do país, como anda o mercado na sua região, quais as expectativas de crescimento e de como você pode se destacar no mercado com os atuais desafios que existem em relação à população.

Por exemplo, um fisioterapeuta deve analisar a quantidade de clínicas na cidade, quais os procedimentos realizados em cada uma delas, como está a situação da fisioterapia domiciliar na região e assim por diante.

Além de traçar as suas metas, é preciso revisá-las constantemente. Afinal de contas, as necessidades do mercado podem mudar e você deve acompanhar essas transformações.

Conheça a si mesmo

Essa é uma frase bastante conhecida e que vem da época em que os gregos dominavam parte do mundo europeu. Desde aqueles tempos, já se sabia da importância do autoconhecimento e ele é essencial para fazer a gestão da sua carreira.

Digamos que você seja um enfermeiro, mas deseja se especializar em alguma área. Para escolher a que mais tem a ver com você, é preciso se conhecer melhor. Lembre-se: para ter sucesso é preciso estar motivado para realizar as suas tarefas e isso só acontece quando você gosta daquilo que faz.

Além disso, você precisa identificar quais são os seus pontos fortes e fracos e ter noção sobre a própria personalidade. Ainda no caso do enfermeiro, é uma pessoa do tipo que consegue trabalhar bem sob pressão? Então, se especializar em Urgência e Emergência pode ser uma opção.

Mantenha-se atualizado

Cada vez mais temos novos estudos nas mais diversas áreas de atuação e, em saúde, isso acontece de forma muito rápida: um novo tratamento, uma nova dieta, um novo medicamento.

Se você quer oferecer o melhor para o seu paciente e ser o melhor naquilo que faz, então é necessário estar em constante aprendizado. Participe de seminários, acompanhe blogs, sites e profissionais que são vistos como referência na área, faça cursos de extensão e, principalmente, os mais longos como os de pós-graduação.

Por que é importante fazer uma pós-graduação?

Acabamos de falar sobre a importância do aprendizado constante, mas vamos abordar, mais especificamente, sobre a pós-graduação. Ao contrário de cursos de extensão, seminários e congressos, a pós-graduação confere a você um título de especialista no assunto. Dessa forma, é natural que as pessoas passem a procurá-lo com mais frequência para resolver um problema específico.

Vamos a um exemplo? Cada vez mais as pessoas estão buscando nutricionistas da área esportiva. Esses profissionais conseguem melhorar o desempenho nos treinos de maneira bastante específica. Eles são procurados por causa da especialização que têm. Portanto, fazer uma pós pode dar a você o destaque que tanto deseja.

Uma atitude que todo profissional que deseja crescer na carreira deve ter é ser proativo. Ficar esperando que as coisas simplesmente aconteçam fará de você apenas mais um no mercado. Pesquise, estude, corra atrás dos seus objetivos, vá aonde outros profissionais do seu nicho não foram e tenha o seu diferencial.

Lembre-se: a gestão de carreira acontecerá sempre, não importando se você acabou de se formar ou se você já está há alguns anos no mercado. É algo que permanece como uma constante na vida dos profissionais. Você deve revisar as suas metas e, assim, conseguirá decidir da melhor maneira sobre o seu futuro como profissional da área de saúde.

Gostou dessas dicas? Compartilhe este post com os seus amigos nas redes sociais e mostre a eles como podem ser um profissional de sucesso!

Posts relacionados