Livros para nutricionistas: 7 que você deveria ler
Confira aqui uma lista sobre 7 livros para nutricionistas que refletem sobre a ciência e os hábitos alimentares, para quem é profissional da área
Por Faculdade IDE,
26 de janeiro de 2018
De que modo se diferenciar profissionalmente na área de saúde? Sem dúvida, uma biblioteca de qualidade é bem-vinda para ajudar a se manter atualizado na carreira. Se você é nutricionista e quer investir em obras para o seu acervo, este post traz para você 7 livros para nutricionistas que farão a diferença. Ao selecionar livros para nutricionistas, escolhemos autores que não só refletem sobre a ciência e os hábitos alimentares atuais, como também trazem a experiência adquirida no dia a dia da profissão. Acompanhe:
1. “Mente criativa: a aventura do cérebro bem nutrido”
Cérebro e nutrição são temas costurados por Juarez Nunes Callegaro, que destaca como uma alimentação de qualidade faz a diferença na vida do ser humano e atua fortemente no tratamento de doenças. Callegaro explica, com base em seu conhecimento em Medicina e Psiquiatria Ortossistêmica, o modo que nutrientes agem no cérebro e a importância de ter esse conhecimento para a prevenção da degeneração cerebral.
2. “Nutrição: conceitos e controvérsias”
Frances Sizer e Eleanor Whitney ensinam como colocar em prática a ciência na alimentação diária. A dupla explica a atuação de nutrientes no balanço energético, no controle de peso, na atividade física e na saúde em geral. Com base científica, eles falam sobre carboidratos, lipídeos, proteínas, aminoácidos, vitaminas, água e minerais. O leitor também terá a oportunidade de refletir sobre as implicações da segurança e tecnologia alimentares e sobre o problema da fome mundial.
3. “Nutrição esportiva: uma visão prática”
Vários autores reúnem, sob a organização da nutricionista Marcia Daskal Hirschbruch, experiências nutricionais de atletas e abordam temas sérios relacionados à nutrição esportiva, a exemplo de distúrbios alimentares e do consumo de anabolizantes. O dia a dia de treinamentos e as dietas próprias para cada atividade física também são tratados no livro.
4. “Passionate nutrition” (Nutrição apaixonada)
As nutricionistas Jennifer Adler e Jess Thomson oferecem um verdadeiro guia para se comer bem, perder peso e adquirir o hábito de adotar alimentos saudáveis em vez de recorrer a remédios. O livro traz receitas para uma dieta saudável não restritiva baseadas no tripé defendido pelas autoras: digestão, equilíbrio e alimentos integrais.
5. “Tudo posso mas nem tudo me convém”
A doutora Gisela Savioli traz o alerta: a sociedade de hoje é “obesogênica”. Isso quer dizer que, atualmente, toxinas ambientais servem como gatilhos hormonais responsáveis pela ocorrência de diversas doenças, em especial a obesidade. A autora defende que, durante a busca por um emagrecimento saudável, basear-se apenas na alimentação e na atividade física é um erro.
6. “Você é o que você come: o poder da alimentação natural”
Mudança de hábitos e alimentação natural são os assuntos tratados pela nutricionista e apresentadora escocesa Gillian McKeith. A autora mostra que é possível ter prazer ao seguir uma dieta saudável sem precisar ir a um profissional especializado. O livro ainda conta com receitas simples e ensina o leitor a interpretar os sinais do corpo quando apontam algo de errado na alimentação. McKeith, enfim, mostra como mudar os hábitos sem sofrimento.
7. “Whole: rethinking the science of nutrition” (Repensando a ciência da nutrição)
T. Colin Campbell e Howard Jacobson trazem uma reflexão a respeito da ciência nutricional, como o próprio título já sugere. Os autores propõem novos paradigmas científicos a respeito do entendimento sobre a complexidade do corpo humano e os hábitos alimentares modernos. A proposta também é de enxergar o assunto para além da nutrição e estimular mudanças na saúde coletiva. E então, o que achou da seleção de livros para nutricionistas em nosso post de hoje? Não deixe de compartilhar nas redes sociais as sugestões do blog!
Comentários