Todas as cidades

Blog

Novo Coronavírus: é possível a reinfecção?

Novo Coronavírus: é possível a reinfecção? Se você tem dúvidas quanto a este assunto, leia este texto para esclarecê-las através de embasamento científico.

Novo Coronavírus:  é possível a reinfecção?

Com o surgimento da pandemia do novo coronavírus SARS-CoV-2, pouco se sabia a respeito da possibilidade de reinfecção. Inclusive, muitas pessoas acreditavam fortemente que, uma vez adquirida a doença, não seria possível adoecer novamente. Mas será que essa informação é realmente verdadeira? Continue lendo para descobrir.

Mas e então, é possível a reinfecção?

De acordo com o estudo: Evidência genética e resposta imunológica do hospedeiro em pessoas reinfectadas com Sars-CoV-2, as pessoas que são acometidas por Covid-19 de forma leve ou até mesmo assintomática podem não reproduzir resposta imunológica, e que consequentemente o indivíduo pode se reinfectar, até mesmo com a mesma variante. Ainda de acordo com o mesmo estudo, apontou-se que a segunda infecção gera sintomas mais graves.

A pesquisa foi realizada através do acompanhamento semanal de um grupo de 30 pessoas, durante o período de março a dezembro de 2020. Foi constatado que quatro participantes contraíram a doença, e que alguns foram infectados exatamente pela mesma variante. 

No estudo foi detectado algum tipo de imunidade, somente após a segunda infecção. Portanto, podemos concluir que sim, é possível uma reinfecção do SARS-CoV-2.

É possível uma terceira reinfecção?

Ainda não existem respostas conclusivas quanto a isso. Mas como não se sabe ainda a duração da imunidade após a segunda infecção, é preciso sempre estar atento. Principalmente porque existe uma grande quantidade de variantes. Portanto, mesmo que com uma certa imunidade por tempo determinado após ser contagiado duas vezes por uma variante, o paciente ainda pode contrair outra variante.

Essa informação só reforça que precisamos manter cada vez mais os cuidados, usando máscara, higienizando as mãos, praticando o isolamento social, etc. Pois a falsa crença de que a reinfecção não é possível, pode fazer com que quem já adquiriu a doença promova uma nova onda de contágios. 

Gostou desse texto? Então compartilhe com os seus colegas! Ah, e se você quiser receber conteúdos como este, diretamente no seu e-mail, assine nossa newsletter.

 

Comentários

Posts relacionados

TODOS OS POSTS