Todas as cidades

Blog

Nutrição Materno-Infantil: Veja se é o curso certo para você!

Conheça o curso

Nutrição Materno-Infantil: Veja se é o curso certo para você!

Se você é da área de saúde e se interessa pelo universo do desenvolvimento infantil e da gestante, então está com sorte! Sabia que uma pós-graduação em Nutrição Materno-Infantil tem muito a agregar no seu currículo e aumentar o seu sucesso profissional?


O curso ainda não é tão popular no Brasil, mas, apesar disso, está em grande crescimento. Tais fatos fazem com que o caminho de quem escolhe esse aprimoramento se torne promissor. 


Para você ter mais informações sobre esse contexto e entender um pouco mais das oportunidades no mercado, conversamos com Alyne Cristine Souza da Silva, que, além de nutricionista clínica, é coordenadora da pós-graduação da Faculdade IDE. Acompanhe o texto!

Afinal, por que ter atenção ESPECIAL a esse momento específico?

Segundo Alyne, uma alimentação balanceada garante um crescimento e desenvolvimento infantil adequados e uma gestação saudável. Durante este período ocorrem diversas mudanças e cada fase exigirá uma especificidade nutricional. Além disso, as particularidades de cada indivíduo também influenciam na escolha do nutriente. 


Dentro do universo da saúde, sabe-se que a qualidade da alimentação interfere na manifestação de diversas patologias, como diabetes e hipertensão. A nutrição também atua no sistema imunológico, contribuindo no combate a infecções. Além do mais, é preciso ter em mente que a obesidade também é considerada uma doença crônica e deixa o organismo predisposto a diversos distúrbios, além de reduzir a qualidade de vida

.

Quais os maiores desafios na fase de nutrição materno-infantil?

Parte dos desafios se encontra na falta de conhecimento da família. E é aí que entra o profissional especializado em Nutrição Materno-Infantil. Por ter estudado as singularidades de cada fase e estar por dentro das necessidades nutricionais da gestante e do bebê até chegar à adolescência, ele consegue usar saberes e experiências para ajudar os pacientes.


“Desde o momento em que a mulher engravida, passando pelo nascimento do bebê e o desenvolvimento da criança, ocorrem mudanças intensas do ponto de vista fisiológico, ambiental e emocional. Os desafios requerem um acompanhamento especializado para assegurar a saúde”, explica Alyne. 

Por que vale a pena uma pós-graduação em Nutrição Materno-Infantil?

A Nutrição já se mostra uma área promissora, já que o interesse em saúde tem se difundido na população. Porém, é importante ter a consciência de que não basta somente ter uma formação superior. É necessário investir na aquisição de conhecimento e experiência, já que esses atributos ajudam a entregar mais resultados e a conquistar uma fatia do mercado de trabalho. Conheça as principais vantagens!

Destaque profissional


Afinal, a competitividade vem aumentando. A cada ano, têm-se centenas de novos nutricionistas inseridos no mercado. “A consequência é o aumento da exigência, o que requer ainda mais competência por parte dos profissionais. As graduações são generalistas, não fornecendo algumas das habilidades essenciais para a atuação. Assim, é necessário escolher uma área e se aprofundar”, esclarece Alyne.

Aumento das oportunidades


O mercado materno-infantil é bastante promissor. Especializar-se nele faz com que as oportunidades se multipliquem. “Percebemos um aumento na demanda pelo acompanhamento especializado. Espaços como escolas, creches e consultórios vêm necessitando cada vez mais desses profissionais”, completa a coordenadora.




O que é preciso para seguir a carreira na área de Nutrição Materno-Infantil?

Bem, como investir nessa carreira, então? Quais os requisitos de um profissional? Veja algumas dicas a seguir!

Adquirir certas características


Cada tipo de atuação demanda determinadas características do profissional. De acordo com Alyne, em Nutrição Materno-Infantil, é importante que a pessoa:

  • tenha um perfil acolhedor; 
  • saiba praticar a escuta qualificada; 
  •  tenha facilidade para identificar as adversidades de cada família
  •  seja criativa para buscar estratégias de acompanhamento nutricional;
  • seja capacitada para conduzir os pacientes nas mais diversas patologias.

Tais qualidades podem ser conquistadas em um bom curso de pós-graduação, por isso, não se preocupe caso ainda não as tenha.

Escolher uma boa pós-graduação


A decisão da pós-graduação interfere na qualificação profissional e, consequentemente, nos frutos que serão colhidos depois. Para começar, aposte em uma instituição séria e com boa avaliação pelo MEC (Ministério da Educação). 


Além disso, observe se a grade curricular está atualizada, se atende às exigências do mercado de trabalho e se conta com carga horária para a prática. 

Seguir acumulando experiência


Depois de ter a sua formação, continue acumulando experiências. Cada paciente contribuirá para um grande aprendizado, fazendo com que você se torne um ótimo profissional, sabendo resolver quaisquer demandas. Com isso, é possível ganhar reconhecimento e se tornar uma referência.

Como funciona o curso de Nutrição Materno-Infantil da IDE?

Quer aproveitar o ano de 2022 para investir em você e crescer profissionalmente? Conheça a pós-graduação de Nutrição Materno-Infantil da IDE!

Duração e carga horária

A carga horária é de 400 horas, acima no mínimo exigido pelo MEC. A duração é de 20 meses, tempo ideal para você estudar com profundidade e poder começar logo no mercado de trabalho.

Corpo docente


O curso conta com professores capacitados e com experiência na área. Isso é importante para que você aprenda com quem realmente sabe o que as empresas e instituições exigem dos nutricionistas. Sem contar que a vivência deles é uma ótima forma de ver a realidade nos estudos de caso.

Disciplinas


A pós-graduação fornece uma visão completa para essa atuação. A grade curricular conta com disciplinas que viabilizam conhecimentos específicos, como:

  • nutrição na pré-concepção;
  • aleitamento materno;
  • método canguru;
  •  dificuldades alimentares em casos especiais(como autismo e seletividade alimentar);
  • nutrição em veganismo e vegetarianismo;
  • comportamento alimentar;
  • acompanhamento nutricional da gestante;
  • introdução alimentar nos primeiros anos de vida;
  • terapia nutricional em situações especiais (paralisias, microcefalia, alergias alimentares, erros inatos de metabolismo etc);
  •  estratégias de marketing em saúde e mídias digitais;
  • práticas de atendimento;
  • abordagem comportamental para crianças e adolescentes.

Exigências e objetivos


Para iniciar o curso, é necessário ter concluído ou estar no último ano da graduação em Nutrição. Entre os objetivos, está a preparação para um atendimento humanizado, com elaboração de plano terapêutico e utilização de
estratégias adequadas
.


“Por fim, saiba que o profissional que ingressa na área de Nutrição Materno-Infantil deve ampliar o olhar para além do paciente. É preciso envolver toda a família nas orientações e intervenções das propostas”, considera Alyne. A pós-graduação da IDE tem a capacidade de ajudar nessa caminhada de desenvolvimento profissional. Conte com a gente!


Gostou das informações e se interessou pelo curso? Então acesse a página da pós-graduação em Nutrição Materno-Infantil!

Comentários

Posts relacionados

TODOS OS POSTS