Icone Whatsapp

Todas as cidades

Blog

Pizza e saúde

Normalmente, pizza e saúde não costumam estar associadas. Mas será que esse alimento é realmente tão prejudicial assim? Continue lendo para entender melhor.

Pizza e saúde

Você sabia que existe uma data para celebrar a pizza no Brasil? Isso mesmo, no dia 10 de julho, é comemorado o dia da Pizza em nosso país. A data foi escolhida no ano de 1985, após um concurso estadual em São Paulo que buscava eleger as 10 melhores receitas de pizza de mussarela e marguerita da região. Na época, o evento teve tanta repercussão, que o secretário de turismo decidiu criar oficialmente o dia da pizza.

Apesar de ser um alimento apreciado por muitos, normalmente, pizza e saúde não costumam estar associadas. Mas será que esse alimento é realmente tão prejudicial assim? Continue lendo para entender melhor.

Afinal, a pizza é ou não um alimento saudável?

A resposta a essa pergunta é: depende. Pois, de acordo com o tipo de ingredientes, forma de preparo, e quantidade de porções, a pizza e a saúde podem caminhar juntas, pois pode ser encaixada em um estilo de vida saudável, e até mesmo ser incluída em um plano de perda de peso.

Além disso, é importante considerar que a pizza fornece uma dose de todos os macronutrientes. Isso acontece porque a sua crosta contém carboidratos, e o queijo por sua vez, contém gorduras e proteínas. Vale lembrar que o excesso de qualquer um destes macronutrientes será armazenado como excesso de gordura se não for queimado por meio de exercícios adequados.  Por essas razões, o mais indicado é escolher opções mais saudáveis, preferencialmente que substituam os ingredientes considerados prejudiciais à saúde, por versões mais benéficas.

Como combinar pizza e saúde?

Além de optar pelo preparo em casa, existem algumas recomendações para deixar a sua pizza caseira mais saudável:

  1. Prefira massa fina, pois acarreta em menos calorias;

  2. Tenha moderação na quantidade ingerida;

  3. Transforme a experiência de comer pizza em uma refeição completa, adicionando salada, por exemplo, como acompanhamento;

  4. Substitua o queijo tradicional por queijo integral ou com menor índice de gordura;

  5. Para o recheio, dê preferência ao frango, cogumelos ou vegetais;

  6. Escolha outros tipos de farinha, como farinha de amêndoas, de arroz, etc;

  7. Você também pode procurar receitas de massa sem farinha, um bom exemplo é a massa feita de couve-flor.

Já deu para perceber que pizza e saúde, podem, sim, ser uma combinação saudável! Desde que você tenha moderação e equilíbrio, pode comer sem medo de ser feliz! Gostou desse conteúdo? Assine nossa newsletter para receber mais informações como esta, diretamente no seu e-mail.

Comentários

Posts relacionados

TODOS OS POSTS