Todas as cidades

Blog

Pode iniciar uma pós-graduação sem concluir a graduação?

Entenda mais profundamente o tema neste postblog.

Pode iniciar uma pós-graduação sem concluir a graduação?

Sentindo por vezes a ausência de algo na graduação, muitos alunos procuram informações sobre se é possível realizar uma pós-graduação, enquanto ainda está concluindo a sua graduação. Independente da instituição de ensino escolhida, o tema exige muita clareza e respeito aos alunos.
 

Mas, e aí, pode?

 

Devido à ansiedade, muitos alunos buscam por estas alternativas, e às vezes por falta de instrução, desejo de antecipar as etapas, quer concluir seu curso em tempo muito próximo, ou mesmo enquanto ainda está cursando a graduação.

Na busca e ânsia por uma especialização, independente de qual que seja a instituição para fazer o seu curso, é importante entender todo o contexto para tomar a melhor decisão. Verificar se a instituição atende aos pré-requisitos para a validação de seu certificado, e se você está de fato apto para ingressar nesta modalidade, evitando cair em fake news e investir seu tempo e dinheiro em algo que não irá render bons frutos.


Na era da Fake News, como coletar informações?

 

O ideal é que o candidato procure uma instituição séria, que considere as leis educativas federais e regionais, além de seguir as diretrizes dos conselhos. Não visando apenas o lucro, mas sim, a formação de profissionais de excelência tendo compromisso com a qualidade do ensino.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o candidato poderá realizar sua inscrição em um curso de especialização Lato Sensu e/ou Stricto Sensu. Você pode conferir as principais diferenças entre elas no site do Mec, após o término da graduação.

 

O que pode acontecer caso esteja fora dos padrões?

 

Nos casos em que o aluno já tenha passado pelo processo de especialização e se encontre fora dos padrões estabelecidos pelo MEC, a certificação pode ser invalidada no ato do reconhecimento do título em conselhos, pois em processos de auditorias, são consultados dados importantes como: o ano de término da graduação, carga horária da pós-graduação, e data de término do curso de especialização.

 

Como explica Ana Paula Brandão, presidente do COREN-CE.

Os títulos são negados por razões óbvias, onde basta raciocinar: se eu faço um curso de pós-graduação, deve ser realizado após a graduação, realizados em etapas da nossa vida, o que inviabiliza através da diretriz básica da educação” 

 

Validado pelo Ministério de Educação, desde 6 de abril de 2018,  os certificados de conclusão de cursos de pós-graduação, Lato Sensu, precisam ser emitidos por instituições de ensino superior que estejam credenciadas MEC, em todo o território nacional.
 

Porque é importante validar minha pós-graduação 

 

Para concorrer ao pleito de quaisquer provas de concursos municipal, estadual e federal são exigidos requisitos mínimos, como o registro de especialista nos Conselhos Regionais da categoria, além de processos seletivos em empresas privadas.

Como explica Thayse Torres, vice-presidente do COREN-PE:

“Imagine não poder concorrer em um concurso porque o conselho regional não emitiu sua carteira de especialista, devido o fato de você ter iniciado uma pós-graduação antes de ter concluído a graduação, lidando com a repercussão e as limitações na carreira profissional”

Para ter acesso a mais informações sobre este assunto, confira a live que realizamos neste 1 de abril de 2022, dia da mentira, que abordou a temática

 

 

Comentários

Posts relacionados

TODOS OS POSTS