Por que é importante participar de eventos como o CBEE?

Publicado por IDE Cursos em 10 de agosto de 2018
Categorias:
Por que é importante participar de eventos como o CBEE?

Com um mercado de trabalho tão competitivo, o profissional de enfermagem deve se manter em constante atualização. Além de cursos e especializações, é necessário participar de eventos como workshops, seminários e congressos. E um evento que vale a pena participar é o CBEE.

Saiba agora mais sobre esse congresso, todos os dados necessários para sua participação e os benefícios e vantagens que ele pode oferecer para a sua carreira.

O que é o CBEE?

CBEE é a sigla para o Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem, que já chegou a sua 4ª edição, realizada na cidade de Recife, mais especificamente no Mar Hotel, local com capacidade para 700 pessoas. O foco desta edição foi: “A enfermagem de alto nível que precisamos mostrar à sociedade”.

Esse tema foi escolhido pelo fato de estarmos nos deparando com diversos projetos, que apresentam como objetivo limitar a atuação do enfermeiro no mercado. A ideia é de que, no debate do evento, soluções sejam criadas para o enfrentamento dessa questão.

Foram 25 palestrantes, entre os quais enfermeiros especialistas, mestres, doutores e profissionais com as mais diversas especialidades. Assim, foi possível abarcar diversos conhecimentos em um só evento, enriquecendo o debate.

Como foi o evento na prática?

No dia 1º de dezembro, primeiro dia de evento, houve um momento de confraternização a todos os participantes com um Welcome Coffee e, logo em seguida, a cerimônia de abertura. Gilmar Júnior, presidente do CBEE, era um dos palestrantes mais aguardados do evento e dissertou sobre o trabalho do enfermeiro.

A sua fala envolveu a valorização profissional e como é visto o enfermeiro no exterior, utilizando pesquisas feitas nos Estados Unidos e no Reino Unido para embasar a visão dessas sociedades, que dão maior importância para a enfermagem. Infelizmente, no Brasil, a realidade não é a mesma.

A noite também foi de muito reconhecimento e o prêmio “Enfermeiros que Pensam Além 2018” foi oferecido para o profissional Richardes de Souza Caúla, que é docente na Faculdade IDE e gestor da qualidade do Hospital Guararapes, em função do destaque de sua atuação no ano em questão.

No 2º dia, as palestras começaram com renomados profissionais da área, como o enfermeiro neurointensivista Fernando Ramos. Em sua palestra, ele buscou unir o passado da UTI com o presente, dissertando sobre os medicamentos que possibilitam um cuidado muito mais eficiente para os pacientes.

Já Rômulo Passos foi outro dos grandes destaques do 4º CBEE. Esse profissional, que é uma espécie de “celebridade” da área, procurou estimular os profissionais presentes, ressaltando a importância do foco no estudo e de não desistir.

Sandra Valesca, especialista em cuidados paliativos, em sua palestra “O papel do enfermeiro no processo de paliação da criança“, tratou desse tema tão importante e controverso, reforçando que esse ramo não deve ser encarado como uma espera para a morte, mas sim uma forma de manter a vida com dignidade.

No último dia, falamos de empreendedorismo com Beatriz Yamada, que tem um consultório de enfermagem dermatológica focado nos cuidados com a pele, além da premiação dos trabalhos científicos e de Phelipe Barros, que dissertou sobre tecnologia, cardiologia e hemodinâmica,

Outros nomes de destaque no Congresso foram Fredson Ferraz, que coordena a pós em auditoria da Faculdade IDE, Ricardo Siqueira, membro da Câmara Técnica de Atenção à Saúde do Cofen e muitos outros profissionais de alto gabarito, que fizeram desse evento um marco na área de Saúde no último ano.

Foi possível apresentar trabalhos?

Um congresso de grande porte como esse é, sem dúvida, um ótimo local para apresentar trabalhos. É o momento de ser visto e reconhecido por grandes nomes da profissão. Por isso, foi disponibilizado o espaço para o envio do documento para submissão.

Houve premiação para os autores dos cinco primeiros colocados. Além desses prêmios, houve uma menção honrosa dos 5 melhores trabalhos, que receberam um certificado.

Lembrando que não bastava enviar: foi preciso seguir as regras e o modelo determinado pelo evento e esperar a resposta pela aprovação e, obviamente, ter feito a inscrição no congresso antes.

Por que devo participar de um congresso como o CBEE?

Um congresso como este é uma experiência única por vários motivos. Veja, abaixo, os principais fatores que você deve levar em consideração ao participar deste evento!

Networking

O congresso é um grande encontro acadêmico no qual você poderá conhecer uma série de pessoas influentes da área de enfermagem e com a possibilidade de participar ativamente, apresentando uma pesquisa.

Um bom networking lhe permitirá, além de conhecer pessoas influentes, aumentar os seus conhecimentos na área e que podem oferecer um lugar de destaque no mercado, alavancando a sua carreira.

Atualização

Outro bom motivo para você participar de eventos como esse é pela elevada concorrência na área da enfermagem. Existem diversas faculdades que formam profissionais todos os semestres.

Mas, se você é um estudante ou profissional dedicado e que está sempre atualizando os seus conhecimentos, certamente terá um bom lugar no mercado de trabalho.

Mente aberta

É também um ótimo momento para ampliar os horizontes. Em um evento assim, você ouvirá diversas discussões e, com elas, inúmeros pontos de vista.

É uma forma de começar a pensar fora da caixa e de buscar informações e argumentos, questionar-se por que acredita em um determinado conceito e aguçar a sua curiosidade acerca de alguns temas sobre os quais nunca se questionou antes.

Currículo

Certamente, a experiência importa, mas um bom currículo abre portas. Para quem ainda é estudante, ter no currículo a participação em grandes eventos, como no CBEE, é uma forma de mostrar para o recrutador que você está em busca de conhecimento e da melhoria dele.

E, para aqueles que já estão no mercado de trabalho, a atualização por meio de eventos é fundamental para subir mais degraus na carreira.

Como participar e obter bons resultados?

Tente deixar a posição passiva de lado quando estiver no congresso. Apenas ouvir não faz a mente trabalhar como deveria e, em pouco tempo, muito do que foi ouvido será esquecido.

Portanto, participe com comentários e questionamentos. Não tenha vergonha de achar que está sendo inadequado por fazer uma determinada pergunta. Faça o seu investimento valer a pena.

Além disso, vista-se de maneira adequada. Muito do que passamos sobre quem nós somos vem da nossa aparência. E, para aqueles que já são profissionais, é sempre de bom tom levar cartões para dar a pessoas que queiram conhecer um pouco mais sobre você e o seu trabalho.

Para chegar ao CBEE, você tem a opção de recorrer a uma agência de turismo. Na própria página do congresso, é possível encontrar a agência de turismo oficial do evento, que oferece descontos aos congressistas. Gosta de viajar em grupo? Então, chame os colegas de trabalho e estudantes da área conhecidos e tenha um atendimento exclusivo.

Quais os benefícios de participar de eventos e workshops?

Não é novidade para ninguém que um bom profissional precisa estar em consonância com as melhores práticas do ramo no qual atua. Afinal, com a grande concorrência dos dias de hoje e a exigência de cada vez mais capacitação, quem não se aprimorar constantemente abrirá espaço para a concorrência.

Sendo assim, confira a seguir alguns benefícios de participar de eventos e workshops.

Gerar novos negócios e parcerias

Um dos maiores benefícios de participar de eventos e workshops é a possibilidade de fazer novos negócios e parcerias proveitosas, embora muita gente sequer pense nesse assunto na hora de escolher um congresso para ir. Apesar de requerer um determinado investimento, o retorno financeiro pode ser muito maior do que você espera.

No Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem, por exemplo, estarão presentes profissionais da área de grande destaque e reconhecimento, tanto como palestrantes quanto como espectadores. Quando você se coloca no mesmo local que eles, você tem a garantia de estar na vanguarda da sua área de atuação.

Ser parte do CBEE acaba sendo uma ótima oportunidade para apresentar as outras pessoas e criar conexões com gente que você não encontraria na sua rotina comum ou mesmo na sua cidade. Em linhas gerais, todos tem o mesmo interesse e, a partir daí, fica fácil se comunicar, gerar empatia e, quem sabe, obter vantagens mútuas.

Ficar em consonância com as melhores práticas

Normalmente, os congressos e eventos de uma determinada profissão tem o intuito de demonstrar para os participantes as principais novidades e as práticas de vanguarda que estão sendo adotadas naquela área, tanto no Brasil, quando no resto do mundo. E em um mundo tão dinâmico, essas realidades mudam o tempo todo.

Eventos e workshops são uma oportunidade de ficar mais bem informado, inclusive sobre o mercado e o contexto geral do segmento no qual você está inserido. É importante em qualquer ramo estudantil ou profissional. Para tanto, palestras, seminários, simpósios e congressos são altamente recomendáveis.

Ao escolher um evento como o Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem, você tem a chance de se informar com mais precisão sobre assuntos específicos da sua área e aproveitar a participação de referências na sua profissão, com lições e dicas de como se manter atualizado, captando ideias inovadoras.

Aprender mais rapidamente qualquer assunto

Eventos como o Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem abrem a possibilidade de que você aprenda mais rapidamente sobre qualquer assunto, inclusive alguns temas complexos da sua área, com os quais você pode apresentar alguma dificuldade de compreensão. A didática é excelente e voltada para isso.

As palestras, minicursos e seminários oferecem bastante conhecimento concentrado, fazendo com que você possa abrir mão de cursos de baixa qualidade ou buscar informações fragmentadas. No CBEE, você pode focar as suas horas no aprendizado de diversos temas relevantes.

Essa concentração de aprendizado é uma excelente tática para quem não tem a disciplina para os estudos ou não possui o hábito de buscar informações por conta própria. Você aproveita expositores de alto nível, que são preparados justamente para compartilhar os temas mais relevantes para que você se torne profissionalmente melhor.

Descobrir novos produtos e serviços no mercado

Em eventos de alto nível, diversos produtos e serviços novos costumam ser apresentados e, várias vezes, isso é feito pelos próprios fabricantes ou fornecedores que participam do congresso, chegando até a oferecer descontos especiais para quem optar por fazer uma ou mais aquisições no local.

Em outros casos, os palestrantes e os oradores podem recomendar artigos de ponta, que estejam se destacando no seu segmento, cumprindo a função de trazer novidades em cada setor. A troca de experiências também possibilita encontrar soluções de negócios, uma vez que todos ali enfrentam desafios similares.

No Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem, existe uma intensa troca de experiências entre pessoas que possuem diferentes habilidades, mas que vivem os mesmos dilemas, sendo uma ocasião enriquecedora. É uma maneira bastante prática e rápida de buscar inovações e resoluções de problemas para o seu negócio.

Cumprimento de horas complementares exigidas

Para estudantes da graduação ou até mesmo quem estejam cursando especializações que exijam essa carga horária, os congressos e workshops são uma oportunidade de aprender informações de ponta sobre o seu segmento ao mesmo tempo em que você cumpre o requisito de cursar horas complementares.

Além das notas e da apresentação de TCC, por exemplo, os alunos devem cumprir uma quantidade determinada de atividades extracurriculares, que serão muito mais proveitosas e eficientes se esses estudantes optarem por eventos de alto nível e qualidade, como é o caso do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem.

Como são os eventos da CBEE?

O Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem já pode ser apontado como um dos mais interessantes e vantajosos para quem atua nessa área, oferecendo diversos diferenciais interessantes para o seu público. Um deles, por exemplo, é a alta qualidade dos apresentadores e palestrantes, que são profissionais de ponta na área.

Também é um evento que estimula a produção científica, por meio da divulgação do conhecimento de tudo de interessante que vem sendo produzido nesse ramo, promovendo o intercâmbio entre pesquisadores e profissionais da ponta, como uma forma de entender e atender a demanda emergente por novas práticas.

Falando nisso, um congresso de grande porte como o CBEE é uma excelente ocasião para quem deseja apresentar trabalhos, sendo uma ótima oportunidade de ser visto e reconhecido pelos grandes nomes de sua profissão. Caso você tenha interesse, é possível enviar os documentos para submissão e avaliação dos organizadores.

O Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem é, na realidade, um tremendo encontro acadêmico, aonde você e outros profissionais poderão conhecer uma série de pessoas influentes e renomadas do setor de enfermagem e saúde, com a possibilidade de participar ativamente, alavancando a sua carreira!

O grande foco do CBEE é a importância da especialização profissional. Para saber mais do evento e palestrantes que participarão no próximo encontro, entre em contato com a nossa equipe e conheça mais detalhes!