Prontuário eletrônico: como esta ferramenta pode ajudar na fidelização de pacientes?

Os estabelecimentos de saúde e seus profissionais estão acostumados a trabalhar em sintonia com a tecnologia e, atualmente, isso pode ser representado pela adoção massiva do uso do prontuário eletrônico. Por conta disso, entender como esta ferramenta pode ajudar na fidelização de pacientes pode ser bastante interessante.

Até mesmo em função da alta concorrência do setor, é imprescindível oferecer diferencias que aprimorem o relacionamento com o público, desde a recepção até o atendimento propriamente dito. Confira o conteúdo a seguir e aprenda um pouco mais sobre os benefícios desse tipo de solução. 

O que é o prontuário eletrônico?

O prontuário eletrônico, como o próprio nome já diz, é um prontuário que é feito em modalidade digital. É uma tecnologia bastante eficiente, que vem sendo cada vez mais utilizada por diversos médicos e instituições de saúde, como clínicas e hospitais, para o controle geral das informações dos seus pacientes.

Podem ser inseridos, por exemplo, dados clínicos, sociais e pessoais, reduzindo a possibilidade de erros e otimizando recursos, em prol de um melhor atendimento por essas organizações. É uma opção que vem se consolidando no mercado, permitindo um fácil, simples e seguro acesso ao histórico de qualquer indivíduo ali registrado.  

Como funciona o prontuário eletrônico?

Basicamente, o prontuário eletrônico funciona da mesma maneira nos estabelecimentos de saúde. Embora as funcionalidades sejam similares, o que pode mudar é o tamanho da base de dados e os recursos escolhidos por cada instituição. No entanto, independentemente de tamanho, essa é uma opção valiosa para todos.

Em um consultório, por exemplo, o paciente dará entrada e fornecerá o seu endereço, formas de contato e demais informações básicas para a recepção, que serão devidamente colocadas no prontuário. Na consulta propriamente dita, o médico também inserirá a queixa principal, o exame clínico, o histórico patológico e assim por diante.

Vale lembrar que também é possível colocar os exames solicitados e feitos, assim como cirurgias e demais procedimentos. Posteriormente, em um outro encontro ou no caso de alguma dúvida, ficará muito mais simples acessar esses elementos, conferindo muito mais agilidade e eficiência no atendimento de todos os profissionais do local.

Quais as vantagens do prontuário eletrônico?

Agora que você já observou um pouco melhor como o prontuário eletrônico é utilizado nos mais diversos estabelecimentos de saúde e teve a certeza de que se trata de uma alternativa bastante segura, chegou a hora de conhecer as maiores vantagens de adotar esse tipo de solução. Confira abaixo algumas delas.

Otimiza os seus atendimentos

A primeira e, possivelmente, uma das maiores vantagens de adotar o prontuário eletrônico é que ele é uma maneira ética e eficiente de otimizar os atendimentos, economizando o tempo dos pacientes e dos profissionais. Quando alguém ligar para uma marcação, por exemplo, a recepcionista já pode ver os dados imediatamente.

Na consulta propriamente dita, fica muito mais simples que o médico observe o histórico patológico pregresso, não tendo que repetir as mesmas perguntas, além de poder fazer comparativos sobre a evolução e os tratamentos. Também é possível checar os exames solicitados, procedimentos realizados e assim por diante.

Dá segurança total aos dados

Muitas pessoas se questionam se o prontuário eletrônico é realmente seguro, uma vez que sua base de dados é digital e, teoricamente, estaria sujeita a problemas. No entanto, o que ocorre é justamente o oposto. Em um arquivo de papel, por exemplo, o risco de danos, perdas e avarias é infinitamente superior e mais comum.

Quando falamos em armazenamento de dados de pacientes, podemos afirmar que o prontuário eletrônico é a alternativa mais segura. Trata-se de uma ferramenta criptografada, com nome de usuário e senha para acesso. Tudo fica guardado em nuvem, podendo ser acessado de vários dispositivos e em qualquer local.

Fornece acesso imediato e remoto

Dependendo das especializações que são atendidas em um estabelecimento de saúde, pode ser necessário que os profissionais que ali atuam precisem acessar os dados dos pacientes a qualquer momento, mesmo quando não estiverem trabalhando. E, mais uma vez, esse é um grande diferencial do prontuário eletrônico.

Até mesmo no momento em que houver alguma dúvida ou questionamento, com esse tipo de solução, o profissional pode acessar as informações por um computador, tablet ou até mesmo do seu celular, mesmo que esteja em outra cidade. Basta entrar com o nome de usuário e sua senha, que todos os dados estão disponíveis em sua tela.

Acaba com erros de leitura

profissional de saúde é facilmente reconhecido pela sociedade por seus grandes conhecimentos técnicos, mas também em muitos casos pode ter uma fama de estar entre as caligrafias mais difíceis de se compreender. No entanto, com a rotina corrida dos dias de hoje, essa prerrogativa não é só dele, e atinge também as secretárias e recepcionistas.

O prontuário eletrônico acaba com esse problema e elimina erros de legibilidade, visto que nada mais será escrito em folhas de papel. Além de tudo, o sistema digital não é passível de rasgos, danos e avarias. O sistema é bem intuitivo e fácil de usar, fornecendo as informações sem nenhum tipo de dificuldade.

Economiza espaço físico

Ampliar o espaço físico não é uma tarefa simples para os estabelecimentos de saúde, sobretudo nos grandes centros urbanos, visto que o valor do aluguel não é nada barato em nossas maiores cidades. Por isso, contar com uma opção eletrônica é muito benéfico, visto que ela se baseia no armazenamento digital.

A infraestrutura fica muito mais simplificada, considerando que, de acordo com nossa legislação, os prontuários médicos precisam ser guardados por até 20 anos. Com essa ferramenta prática, você elimina a necessidade de grandes arquivos, pastas ou estantes, melhorando todo o fluxo e os processos gerais de trabalho.

Como você pôde ver, o prontuário eletrônico é uma solução extremamente interessante, podendo atender com maestria as necessidades de qualquer estabelecimento de saúde, seja ele um grande hospital ou o consultório de um profissional em início de carreira.

Gostou de aprender sobre o prontuário eletrônico? Quer se aperfeiçoar um pouco mais sobre esse assunto? Então não deixe de conferir a nossa turma de capacitação em prontuário eletrônico!

Posts relacionados