Todas as cidades

Blog

Setembro Amarelo - Prevenção ao suicídio

Por Mabel

Setembro Amarelo - Prevenção ao suicídio

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio que iniciou em 2014 aqui no Brasil. Essa campanha se faz necessária quando pensamos que há registro de mais 13 mil casos de suicídio no Brasil todos os anos. Essa é uma triste realidade que cada vez mais está presente entre os jovens. Por isso, é uma campanha necessária e precisamos falar sobre adoecimento mental.

O suicídio se caracteriza pelo ato do indivíduo em tirar a sua própria vida, de forma intencional e consciente, mesmo que de forma ambivalente. Mais de 95% dos casos de suicídio estão ligados a algum tipo de transtorno mental, como: Transtorno depressivo maior, Transtorno Bipolar ou Transtorno devido ao abuso de substâncias psicoativas.

É importante entender que o comportamento suicida é resultado de uma linha complexa de fatores histórico, cultural, social, econômico e político, não podemos tratar de forma casual e simplista. Por isso, devemos ficar atentos e a ajuda de um profissional adequado se torna indispensável.

O dia 10 de setembro é oficial o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e para entendermos melhor sobre o assunto, gostaria de fazer algumas orientações que considero pertinentes:

  1. A primeira diz respeito ao fato de que precisamos falar sim sobre o assunto. A ideação suicida acontece porque aquela pessoa está em sofrimento psíquico e não está conseguindo regular suas emoções e acredita que a morte é única saída. Por isso é um assunto que deve ser falado para que deixe de ser entendido como um tabu e passe a ser compreendido como algo sério e que merece a nossa atenção;

 

  1. Um segundo ponto é que o fato de uma pessoa ter tentado cometer suicídio e não ter tido êxito não significa que ela não precisa de ajuda, pelo contrário, significa que ela está PEDINDO AJUDA. Não devemos subestimar a ideação suicida de alguém, devemos acolher e ajudá-la a encontrar a ajuda de um profissional;

 

 

  1. Um terceiro aspecto diz respeito ao fato de querermos ajudar ao outro que está em sofrimento oferecendo uma escuta através de mensagens no direct das redes sociais. No entanto, nesse contexto de sofrimento não são todas as pessoas que têm condições para oferecer essa ajuda. A ideação suicida é uma questão complexa e de difícil manejo até para profissionais treinados.

 

Então como você pode ajudar a alguém que está em sofrimento psíquico?

 

Em primeiro lugar é necessário sermos empáticos, entender que o sofrimento do outro é verdadeiro e não julgá-lo por suas atitudes para que ele não sinta mais culpado por seus sentimentos.

Em segundo lugar oferecer-se para ajudá-lo a encontrar um profissional, você pode fazer parte de sua rede de apoio, caso sejam amigos, mas os direcionamentos e intervenções devem ser realizados por profissionais que sejam qualificados para tal.

 

Onde você pode encontrar profissionais adequados?

 

Centro de Valorização da Vida (CVV) – esse serviço realiza apoio emocional com intuito de prevenir ao suicídio, é um serviço gratuito onde qualquer pessoa que quiser ser ouvida e quiser conversar pode entrar em contato.

 

Centro de Atenção Psicossocial – esse é um serviço especializado em saúde mental disponibilizado pelo SUS. Nesse serviço temos uma equipe de profissionais que são preparados para auxiliar pessoas com ideação suicida e outros adoecimentos psicológicos.

 

Profissionais de Psicologia – Os psicólogos são as pessoas mais indicadas para ajudar ao outro em sofrimento psíquico. Existem alguns psicólogos que oferecem psicoterapia por meio da clínica social, onde é cobrado um valor inferior ao habitual para que as pessoas com menores condições financeiras consigam ter acesso ao tratamento psicoterápico.

 

Portanto, se você não está se sentindo emocionalmente bem, procure a ajuda de profissional. E se você conhece alguém que não está emocionalmente bem, ajude-o a encontrar um serviço ou profissional que possa ajudá-lo a se sentir melhor.

Comentários

Posts relacionados

TODOS OS POSTS