No terceiro dia do I Encontro da nutrição IDE, demos continuidade ao evento que fala da estética de maneira científica, com o intuito de enaltecer a profissão. Dessa maneira trazendo novidades técnicas e tecnológicas da área, junto a um compartilhamento de ideias e discussão sobre questões da área de estética .
Quer saber o que aconteceu no terceiro dia sob o tema de NUTRIÇÃO CLÍNICA E HOSPITALAR? Então vem ler este conteúdo que eu preparei especialmente para você!
Tivemos a palestra da professora M.sc. Gleyce Kelly de Araújo Bezerra Atendimento nutricional em pacientes crônicos pós covid-19. O que avaliar?
Os cuidados com o covid-19 e o pró-inflamatório por isso indivíduos patas diabéticos e hipertensos o que possui em sua base doenças de caráter crônico que leva uma vida de gerada acabam desenvolvendo mais riscos com a doença.
Tornou-se muito comum deste período de pandemia procurar uma equipe de multiprofissionais com várias especialidades, sendo das mais importantes nutricionistas.
Além de cuidar da alimentação e da correta forma de ingerir a quantidade necessária de nutrientes o psicólogo assume o lugar de fonte de escuta, por isso deve manter em seu atendimento sempre a escuta ativa, muitos pacientes irão chegar também com sentimento de culpa atrelado a covid-19, e o profissional muitas vezes irá ouvir palavras como "eu deveria ter me cuidado mais", "se eu tivesse usado corretamente a máscara, isto não estaria acontecendo"
Vale salientar ao profissional que muitas vezes o processo de adaptação pós covid-19 pode ser longo, mas que o caminho com as pequenas vitórias, podem ser transformados em um processo agradável.
Muitas vezes o profissional de nutrição é procurado por pacientes que informam a perca dos sentidos e alguns deles os gostos bons das comidas, que deixa o paciente sem vontade de comer como comer antes, o que pode ser perigoso e causar algumas deficiências de micronutrientes básicos, como: Ferro, zinco e vitaminas do complexo B.
· A faculdade dessa separou algumas dicas para quem pode estar passando por esse problema, informados pelos melhores nutricionistas:
É importante inserir tubérculos e raízes em sopas ou caldos;
Procure mesclar alimentos neutros com alimentos mais saborosos por exemplo o arroz branco e a carne vermelha.
Evite comer com talheres de metal pois o covid-19 deixa um gosto ferroso na boca e comer com esse tipo de material pode esconder o sabor dos alimentos;
Mantenha-se sempre hidratado e com uma boa higiene oral, pois uma boca limpa hidratada absorve melhor os sabores;
Procure temperos de caráter ácido como o vinagre ou limão;
Evite consumir o excesso de sódio e procure por alimentos antioxidantes como por exemplo a canela;
Vale lembrar que cada caso é único por isto a faculdade de incentiva aos leitores a procurar um profissional da Nutrição, pois caso as necessidades não forem atingidas apenas um profissional poderá receitar a suplementação
Ainda tivemos a palestra da Dra. Cristiane Maria Araújo Tavares de Sá coma palestra Highligts do posicionamento sobre o consumo de gorduras e a saúde cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia - 2021.
Onde tivemos várias atualizações do cenário da nutrição pós covid-19, com algumas das principais informações do meio que atualizam os profissionais para o melhor atendimento.
Novamente trocando de lado o ovo agora passa de vilão para herói com incentivo do consumo do bom colesterol (HDL) que é bom para a maioria dos pacientes.
E o cuidado com o consumo em excesso de carne vermelha que pode aumentar os insumos de N-óxido de trimetiamina (TMAO)
Gostou do conteúdo acima? Isso e muito mais no terceiro dia I Encontro da Nutrição IDE foi muito enriquecedor para todos os participantes. Se você gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre a área de estética, conheça as pós graduações em nutrição oferecidas pela Faculdade IDE.
Comentários