Este curso é destinado aos profissionais graduados que atuem nas áreas de saúde e/ou educação.
A psicologia, enquanto ciência, surge no final do século XIX, com a expectativa de solucionar questões que há séculos intrigavam pensadores ocidentais sobre o ser humano e sua relação com o universo. No entanto, ao invés de uma verdade unificada, muitas pesquisas desenvolveram seus próprios métodos e objetivos, resultando em uma psicologia composta por diversas escolas e linhas de pensamento. Dentre elas, destacam-se a Psicanálise, Bioenergética, Gestalt, Psicologia Junguiana, TCC, entre outras.
Com a psicanálise de Freud, surgiu um interesse intenso pelos conteúdos inconscientes, aprofundando ainda mais a investigação psicológica. Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, iniciou sua carreira influenciado pela psicanálise, sendo um dos principais seguidores de Freud. Contudo, por volta de 1913, rompeu com a psicanálise predominante, devido a divergências teóricas e metodológicas, e começou a desenvolver sua própria teoria.
Jung expandiu o campo de investigação da psicologia, criando novos conceitos e metodologias na prática clínica, com uma visão diferenciada do sujeito, do mundo e da ciência. A partir de 1920, seu pensamento começou a se espalhar não só pela Europa, mas também pelos Estados Unidos. Desde então, vários institutos foram criados para promover de forma ética e consistente o estudo e a propagação da psicologia junguiana, também conhecida como psicologia analítica. Desde o seu início, essa abordagem teve pouca presença no meio acadêmico.
No Brasil, na década de 1950, a psiquiatra alagoana Nise da Silveira – uma figura central na reforma psiquiátrica do país – introduziu a psicologia junguiana. Em Pernambuco, assim como em outras regiões, essa abordagem ainda tem pouca representatividade nos cursos de graduação em psicologia, que geralmente são baseados na psicanálise. Apesar desse difícil acesso, o interesse pela psicologia analítica cresce continuamente, atraindo profissionais das áreas da saúde, artes, educação e antropologia. Muitos desses profissionais, interessados na abordagem, seguem de forma autodidata ou buscam cursos de pós-graduação.
Entre 2007 e 2012, foram oferecidas em Pernambuco duas turmas de especialização em teoria e prática junguiana. Atualmente, poucos profissionais são formados nessa abordagem no estado, o que ressalta a importância de uma especialização Latu Sensu nos moldes propostos.
Confira mais!
CARGA HORÁRIA
DURAÇÃO
Início previsto
VAGAS
Modalidade
AULAS
Analista Junguiana - IPABHIA/AJB/IAAP
Mini-currículoAnalista Junguiana - IPABHIA/AJB/IAAP
Mini-currículoAnalista Junguiana - IPABHIA/AJB/IAAP
Mini-currículo
Analista Junguiana - IPABHIA/AJB/IAAP
Mini-currículoAnalista Junguiana Alessandra Guimarães - IPABHIA/AJB/IAAP.
Analista Junguiana Lívia Campello - IPABHIA/AJB/IAAP.
Analista Junguiana Sayuri Matsumiya - IPABHIA/AJB/IAAP.
Analista Junguiana Manuelle Andreani - IPABHIA/AJB/IAAP.
M.Sc. Maria Odette Maciel - Mestrado em Arteterapia (Long Island C.W Post University).
M.Sc. Sônia Marques - Mestrado em Psicologia da Saúde (Universidade Metodista de SP).
M.Sc. Andréa Graupen - Mestre em ciências das religiões pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Esp. Isabela Saffe - IPABAHIA/AJB/IAAP.
M.Sc. Fabiana Phiton - IPABAHIA/AJB/IAAP e Mestrado em Família na Sociedade Contemporânea (UCSal).
M.Sc. Cristina Lopes - Mestrado em Criatividade e Inovação (Universidade Fernando Pessoa - Portugal).
Dra. Marianna Romão - IJRJ/AJB/IAAP e Doutorado em Filologia (Universitat de Barcelona UB - Espanha).
Esp. Patrícia Barreto - Especialização em Teoria e Prática Junguiana (UVA-RJ).
M.Sc. Lorena Kim Richter - Mestrado em Psicologia (PUC-RJ).
As informações referem-se à turma anterior e podem ser atualizadas em breve.
Enfoque na prática clínica.
Corpo docente composto por profissionais qualificados na área em questão, vinculados à IAAP (International Association for Analytical Psychology) e com experiência na área clínica e de saúde mental.
- Possibilitar conhecimento teórico e prático da psicologia junguiana, permitindo articular tal abordagem com a prática profissional no âmbito de saúde, educação e áreas afins, de maneira qualificada.
- Permitir o acesso ao conhecimento e compreensão da psicologia junguiana através de professores que possuam qualificação profissional nesse âmbito.
- Despertar reflexões éticas e fundamentadas sobre a prática profissional dentro da abordagem junguiana.
- Incentivar a prática da pesquisa e publicação dentro desta perspectiva teórica.
- Possibilitar a experiência prática e desenvolvimento de competências para atuação profissional, através de estágio supervisionado opcional (destinado apenas aos profissionais da área de saúde e educação).
- Estimular a difusão e consolidação da abordagem junguiana no estado de Pernambuco.
DEMAIS INFORMAÇÕES: