5 professores de saúde que mudaram o mundo

Publicado por Faculdade IDE em 15 de outubro de 2019
Categorias:
5 professores de saúde que mudaram o mundo

Antes de conhecer os 5 professores de saúde que mudaram o mundo, é importante entender a origem do dia dos professores. No dia 15 de outubro, é comemorado o Dia dos Professores no Brasil. Mas você sabe por que a comemoração acontece especificamente neste dia? A saber, em 15 de outubro de 1827 o Imperador do Brasil, Dom Pedro decretou a criação do ensino elementar no Brasil. Posteriormente, em 1947 um professor sugeriu que a data fosse transformada em um feriado para homenagear os profissionais da educação, então em 1963 feriado escolar foi oficializado, passando a ser comemorado em todo o Brasil.

A educação é uma ferramenta capaz de mudar o mundo. Assim, sabendo disso e com a intenção de homenagear os professores nesse dia tão importante, nós reunimos neste post 5 professores de saúde que mudaram o mundo, e a melhor parte é que todos eles são brasileiros!

1. José Pedro da Silva

Professor visitante na universidade na Universidade de Pittsburgh PITT, nos Estados Unidos.  Embora também atue como médico cirurgião cardiovascular nos hospitais : Childrens Hospital of Pittsburgh of UPMC, Beneficência Portuguesa, Albert Einstein, Sírio Libanês, Santa Catarina, Sabará e Osvaldo Cruz. Atua. Além disso é mundialmente conhecido como o médico que revolucionou a maneira de fazer cirurgia cardíaca em crianças, e inclusive foi apresentado como o homem que mudou o mundo no encontro anual da Sociedade de Cirurgiões Torácicos, nos Estados Unidos em 2012.

Recebeu esta honra após revolucionar a cirurgia de Ebstein, que corrige uma má-formação congênita que impede o sangue de circular pelos dois lados do coração. Assim sendo, desenvolveu uma técnica que utiliza o tecido do próprio paciente para fazer o sangue percorrer o seu caminho natural, desse modo evitando a necessidade de cirurgias futuras. Anteriormente à sua técnica, os pacientes teriam que realizar a operação novamente a cada 10 anos.

2. Adriana de Oliveira Melo

Professora de ginecologia na Universidade Federal de Campina Grande UFCG, publicou em 2016 uma pesquisa que identificou a relação entre o zika vírus e a epidemia de microcefalia, por causa de sua pesquisa.  pioneira em sua área de pesquisa e atualmente também preside o Instituto de Pesquisa Professor Joaquim Amorim Neto (Ipesq), que estuda a relação da microcefalia com o zika vírus em longo prazo.

3. Célio Lopes Silva

Professor de Imunologia do Departamento de Bioquímica e Imunologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo FMRP-USP. Pioneiro em pesquisas que buscam curar a tuberculose através da terapia gênica.

4. Betina Giehl Zanetti Ramos

Professora na Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. A farmacêutica que também é  fundadora e diretora técnica da Nanovetores, empresa de nanocosméticos presente em 26 países, é pioneira nos estudos do uso da nanotecnologia no mercado da estética no Brasil. 

5. Suzelei Faria Bello

Professora no Centro Universitário de Rio Preto, UNIRP, leciona também em outras instituições de ensino. A fonoaudióloga foi responsável pela análise bibliométrica e mapeamento de toda a produção acadêmica no PPGEEs/UFSCar da área da educação especial com interface em fonoaudiologia, entre os períodos de 1981 a 2005. Neste trabalho conseguiu identificar informações importantes sobre a produção científica dessa área no Brasil, valorizando a interdisciplinaridade que existe entre fonoaudiologia e educação especial.

Todos os dias, educadores mudam o seu mundo e o de várias pessoas, propagando conhecimento, experiências e incentivando a pesquisa. Neste post você conheceu 5 professores de saúde que mudaram o mundo em suas respectivas áreas de atuação. 

Marque os professores que mudaram o seu mundo nos comentários, para parabenizá-los.

A Faculdade IDE parabeniza a todos os professores!

Deseja conhecer mais histórias de pessoas que mudaram o mundo? Confira o post  7 Enfermeiras que mudaram o mundo!

Leia também o post Histórias que Inspiram: Todo enfermeiro é um educador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Redimensionar Fonte
Contraste