Dia da Saúde e Nutrição

Publicado por FACULDADE IDE em 31 de março de 2021
Dia da Saúde e Nutrição

No dia 31 de março, é comemorado o Dia da Saúde e Nutrição no Brasil. Esse dia originou-se a partir do Calendário Oficial do Ministério da Saúde, com o intuito de promover a conscientização em prol de uma alimentação mais saudável.

Você já parou para refletir sobre quais critérios utiliza para escolher os alimentos que consome? Pois deveria! Continue lendo este texto para entender a importância da alimentação saudável, e conferir dicas de como conseguir melhorar a sua alimentação. Portanto, não deixe de conferir!

Importância da alimentação saudável

O corpo humano precisa ingerir uma certa quantidade e variedade de nutrientes, para o seu bom funcionamento. Dessa maneira, garantindo qualidade de vida, energia, bem estar e a manutenção de um peso saudável. Além disso, uma alimentação equilibrada e saudável ajuda a prevenir algumas doenças crônicas.

De acordo com a nutricionista da Secretaria da Saúde do Ceará, Francisca Vilma Oliveira:

“Na hora que você vai escolher, pode estar determinando ali a sua saúde. Quando você opta por alimentos saudáveis, como frutas, legumes, verduras, eles são protetores do nosso organismo contra as doenças crônicas.”

Dicas para ter uma alimentação saudável

Para te ajudar a ter uma alimentação mais saudável, separei algumas dicas importantes, para te ajudar, confira:

• Beba a quantidade necessária de água por dia: de acordo com nutricionistas, você pode fazer o cálculo, considerando 35ml de água, para cada Kg do seu peso.
  • Mastigue devagar: quando comemos muito rápido, acabamos comendo mais do que o necessário, pois demoramos a perceber a sensação de saciedade.
  • Reduza a ingestão de açúcar: O açúcar traz diversos malefícios à saúde, principalmente os refinados. Por isso, é importante reduzir o seu consumo, e sempre que possível, substituí-lo por alternativas mais saudáveis, tais como o açúcar mascavo, açúcar de coco, ou até mesmo stévia.
  • Adicione frutas e saladas nas suas refeições: Ricos em fibras, vitaminas, e muitos nutrientes saudáveis, o consumo de frutas, legumes e verduras, é essencial em uma alimentação saudável.
  • Reduza o consumo de industrializados: esses alimentos, quando consumidos em excesso contribuem para o aparecimento de doenças crônicas. Procure reduzir o consumo deste tipo de alimento, e quando o fizer, sempre confira os rótulos e valores nutricionais, priorizando as opções mais saudáveis.
  • Procure um nutricionista: quem planeja a dieta de acordo com a quantidade exata de nutrientes e calorias que o seu organismo precisa, é o nutricionista! Pois isso varia de pessoa para pessoa, e precisa ser feito a partir da realização e interpretação de exames. Portanto nunca baseie sua dieta na de outra pessoa, procure um profissional de nutrição.

Aproveite as dicas, e o Dia da Saúde e Nutrição, para refletir sobre a sua alimentação e fazer pequenas mudanças que serão positivas para a sua saúde. Ajude seus amigos a entrarem nessa também, envie este artigo para eles!

Thays Moura

Comunicação e Marketing