7 áreas de atuação do nutricionista que você precisa conhecer

Publicado por em 22 de fevereiro de 2019
Categorias:
7 áreas de atuação do nutricionista que você precisa conhecer

A Nutrição é um campo que tem recebido bastante atenção nos últimos tempos. Muito disso se deve ao fato de que 80% dos brasileiros reconheceram a importância de uma alimentação saudável. Esse interesse naturalmente os encaminha em direção aos profissionais nutricionistas, que são autoridade no assunto e podem contribuir para a construção de hábitos melhores.  No texto a seguir nós listamos as principais áreas de atuação do nutricionista para você conhecer.

Para isso, a atualização deve ser buscada pelo profissional para que deseja se destacar nesse mercado em expansão, a exemplo do que acontece no Nordeste. Uma pós-graduação em Nutrição no município de Caruaru, por exemplo, pode fazer toda a diferença. Ainda mais porque essa localidade vem se tornando um polo de serviços de saúde.

Antes de tudo, é preciso ter em mente que o nutricionista é amparado pela lei regulamentadora da profissão para exercer suas funções em áreas que vão além de consultórios, como escolas, academias, hospitais, clínicas e indústrias. Isso sem falar que o profissional está apto para atuar em campos nos quais o conhecimento sobre alimentos e nutrição é fundamental para a recuperação, promoção de saúde e prevenção de doenças.

Já foi possível perceber que as possibilidades na área são inúmeras, não é mesmo? Quanto mais informações a respeito delas, mais fácil será para conquistá-las. E é essa a proposta deste conteúdo. A seguir, você verá 7 campos de atuação do nutricionista que merecem destaque no mercado atual. Além disso, preparamos um panorama de oportunidades de trabalho para o nutricionista em Caruaru. Venha acompanhar conosco!

As principais áreas de atuação do nutricionista

É fato que manter-se atualizado permite ao profissional mais opções em seu segmento — e com a Nutrição não é diferente. Uma pós-graduação na área da saúde pode ser um grande diferencial para o crescimento profissional e atuação em campos específicos.

A escolha do curso deve levar em conta, principalmente, as afinidades do profissional. Mas a boa notícia é que existem diversas áreas de atuação do nutricionista — seja em Caruaru ou em outras localidades. Veja só a lista que preparamos para você!

1. Nutrição Clínica

O especialista em Nutrição Clínica atua prestando assistência completa na alimentação dos pacientes e promovendo bem-estar. Seu intuito é resolver problemas nutricionais específicos que aparecem a cada etapa da vida.

Realiza diagnósticos nutricionais, além de tratamentos dietoterápicos na intenção de promover a saúde, prevenir doenças e manter o estado nutricional. O profissional que busca essa especialização está apto para atuar nos seguintes níveis:

  • Gestação e lactação: cada vez mais as gestantes buscam atendimento multidisciplinar. Como a preocupação com a alimentação nessa fase é grande, o nutricionista não fica de fora. O atendimento se estende à fase de amamentação do bebê;
  • Recém-nascido e primeiro ano de vida: os cuidados com a alimentação começam ainda na barriga e continuam por todo o primeiro ano de vida, acompanhando principalmente a fase de introdução alimentar;
  • Idade pré-escolar, escolar e adolescência: o acompanhamento segue de acordo com cada fase, com famílias conscientes da importância da aquisição de bons hábitos alimentares desde cedo;
  • Adultos: um campo antes limitado à procura por emagrecimento, mas que vem crescendo graças à conscientização de que alimentação e saúde caminham juntas;
  • Nutrição em idosos: com o aumento da expectativa de vida, essa é uma área que vem ganhando espaço no mercado.
  • Gastronomia funcional: foca o equilíbrio entre Nutrição e Gastronomia, analisando as tendências na área da produção de alimentos e relacionando-as com a saúde;
  • Magistral: envolve a manipulação de fórmulas destinadas à suplementação alimentar;
  • Imunológica: estuda a influência dos alimentos no sistema imunológico e a relação entre Nutrição e imunidade, com foco, por exemplo, na melhora da qualidade de vida de pacientes portadores de doenças autoimunes por meio da alimentação;
  • Doenças cardiovasculares e renais: os efeitos da dieta na saúde cardiovascular e renal não são novidade. Essa área vai a fundo no estudo dessa relação.

2. Indústria de Alimentos

Nas indústrias de suplementos alimentares e alimentos, o trabalho do nutricionista envolve o desenvolvimento de produtos, testes de novos itens, controle de qualidade e produção, treinamento e consultoria.

O profissional também pode desenvolver estudos experimentais para novos gêneros alimentícios e participar do aprimoramento de produtos já introduzidos no mercado de consumo. Veja outras funções que podem ser desempenhadas por nutricionistas dentro de indústrias:

  • rotulagem;
  • análise sensorial de produtos;
  • assuntos regulatórios;
  • relações institucionais;
  • marketing interno e externo.

Diante de tantas funções, é evidente a necessidade de a indústria de alimentos buscar profissionais especializados na área de Nutrição para garantir o seu lugar no mercado de consumo. Por isso, há uma valorização dos nutricionistas com pós-graduação em indústrias alimentícias.

Um requisito para atuar nessa área é fazer trabalhos laboratoriais, realizar pesquisas e manter-se sempre atualizado quanto à necessidade do lançamento de novidades que agradem ao consumidor.

3. Nutrição Esportiva

nutrição esportiva é uma especialização que vem conquistando os nutricionistas. Nessa área, o profissional está ligado à função de planejar cardápios nutritivos, visando a aumentar o rendimento de atletas e atendendo às necessidades nutricionais individuais.

O auxílio de uma alimentação adequada para que o atleta atinja alto nível de rendimento é essencial — caso contrário, pode prejudicar sua saúde e carreira com o uso de produtos nocivos.

Os principais lugares de atuação do nutricionista esportivo são clubes com atletas de alto desempenho, participantes de competições em modalidades esportivas como ginástica, futebol, atletismo, natação e outras.

No entanto, também é comum a atuação em academias, spas e centros estéticos, atendendo pessoas que procuram cada dia mais uma alimentação saudável, aliada à prática de atividades físicas. O profissional que almeja atuar nessa área deve manter-se atualizado e investir em qualificação para se destacar no mercado de trabalho.

4. Nutrição e Obesidade

A obesidade é uma doença que atinge 1 em cada 5 adultos, tornando o profissional especialista em obesidade e emagrecimento cada vez mais requisitado. O nutricionista é o profissional mais habilitado a realizar uma transformação alimentar na vida do paciente.

Ele deverá desvendar os fatores ambientais e genéticos que representam a tendência à obesidade em todas as fases da vida do paciente, evitando omitir a responsabilidade no tratamento e estabelecendo relação de parceria e cumplicidade.

Além disso, vai estudar e avaliar as causas da obesidade e adaptar a dieta apropriada à rotina do paciente, auxiliando-o e encorajando-o a melhorar seus hábitos, na intenção de evitar o desenvolvimento de doenças e melhorar o quadro de saúde quando elas já estiverem instaladas.

Desenvolve reeducação e educação alimentar, já que, em muitos casos, os pacientes nunca tiveram uma alimentação adequada. Seu papel também é de educador, instruindo pacientes e familiares sobre a qualidade da alimentação, fontes de energia e alimentos que podem prejudicar a saúde.

O profissional ainda atua no acompanhamento de pacientes que se submetem à cirurgia bariátrica (método cirúrgico para controle da obesidade). Com a alteração do volume gástrico, é comum a pessoa apresentar deficiência de macro e micronutrientes.

O nutricionista acompanha o paciente em três etapas:

  • pré-cirúrgica, corrigindo carências vitamínicas para melhorar a recuperação, cicatrização e hábitos alimentares;
  • pós-cirúrgica imediata, com a observação e orientação da evolução da dieta;
  • educação alimentar contínua, em que paciente e profissional caminham juntos para alcançar e manter a perda de peso de uma maneira saudável, sem carências e intercorrências.

5. Fitoterapia

A Fitoterapia é uma ciência de origem chinesa, utilizada como método curativo e reconhecida por muitas classes profissionais. Utiliza plantas medicinais em suas diferentes preparações como tratamento e cura. Apesar de ser responsável pelo desenvolvimento de medicamentos fitoterápicos, ela se difere desse método.

Enquanto medicamentos fitoterápicos são elaborados a partir de extratos e concentrados de vegetais, a Fitoterapia, no que lhe diz respeito, utiliza ingredientes totalmente naturais no tratamento das doenças.

A Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) reconheceu em sua Resolução da Diretoria Colegiada 10/2010 os efeitos terapêuticos e definiu formas de uso, contraindicações, efeitos adversos e posologia de inúmeros fitoterápicos.

A Nutrição, quando aliada à Fitoterapia Clínica, consegue dividir os conhecimentos sobre nutrientes em suas funções para auxiliar no tratamento de inúmeras doenças que podem ser controladas, e até mesmo curadas, por esses meios.

O CFN (Conselho Federal de Nutrição) regulamentou a prescrição fitoterápica em formas farmacêuticas para profissionais nutricionistas em 2007. Em 2013, foi emitida a resolução 525, responsável por regulamentar a prática fitoterápica por nutricionistas, atribuindo-os competência para prescrever, nas modalidades específicas, drogas vegetais, plantas medicinais e fitoterápicos como complemento na prescrição dietética. Fica determinado:

  • sem especialização: apto somente a prescrever plantas medicinais e drogas vegetais em formas farmacêuticas (chá ou macerado exclusivamente);
  • especialista e pós-graduado: apto a prescrever fitoterápicos e preparações magistrais em formas de infuso, cápsulas, drágeas, pastilhas, óleo e qualquer outra forma farmacêutica.

6. Gestão e Segurança de Serviços de Alimentação Coletiva

Quando há um grande evento do porte do Rock in Rio, por exemplo, logo surgem notícias no jornal a respeito das visitas da vigilância sanitária aos restaurantes e serviços de catering em atividade no local.

Não é para menos — afinal, é necessário garantir a segurança e a saúde da população, mesmo em condições operacionais eventuais. Muitas vezes funcionando em instalações temporárias, as empresas precisam garantir o armazenamento, identificação e manipulação dos ingredientes e alimentos nas condições adequadas.

Assim, é fundamental a atuação de um nutricionista orientado à produção e controle de qualidade, bem como gestão e segurança dos alimentos — em especial, preparado para realizar a gestão de eventos que envolvem gastronomia para coletividades, incluindo alimentos funcionais.

Para atender a uma demanda crescente do ramo alimentício, esse curso tem o objetivo de capacitar o profissional de Nutrição a atuar nos mais diversos campos da alimentação coletiva: hotéis, eventos, hospitais, embarcações e aeronaves.

A formação envolve desde a gestão de unidades de alimentação e serviços, produção em grandes eventos e situações específicas, como on e offshore, até as questões de responsabilidade técnica no âmbito da nutrição, consultoria e assessoria.

7. Auditoria em Serviços de Saúde

A gestão e qualidade dos Serviços de Saúde nas instituições são necessidades técnicas e sociais, essenciais para uma boa administração. Portanto, trata-se de uma decisão estratégica das organizações que envolve questões econômicas e jurídicas, além da prerrogativa de garantia de níveis de segurança na prestação de serviços.

Assim, a Auditoria em Serviços de Saúde é realizada por meio de normas técnicas e administrativas, utilizando como instrumento tabelas de procedimentos, regras de utilização e prestação de serviços, bem como protocolos pautados nas boas práticas técnico-científicas.

Profissionais de saúde de diversas áreas podem ser capacitados atuar como auditores, desde que habilitados a avaliar, implantar e desenvolver o controle da Auditoria de Sistemas e Serviços de Saúde.

O MBA Auditoria em Serviços de Saúde de Caruaru é destinados a profissionais da área de saúde e correlatas, do setor público e privado, e tem como principais objetivos:

  • preparar gestores e líderes para uma melhor gestão, com base nas melhores práticas do mercado;
  • formar auditores na área de sistemas de saúde em instituições de assistência médica e hospitalar, tais como clínicas e hospitais, assim como em empresas contrantes de serviços de saúde, a exemplo de seguradoras, planos de saúde, operadoras de autogestão e demais.

O nutricionista que atua em Serviços de Saúde, possivelmente em cargo de gestão, está apto a se capacitar para exercer a função de auditor, ampliando o seu campo de trabalho.

Panorama de atuação do nutricionista em Caruaru

Com uma universidade, dois centros universitários e uma faculdade, o município de Caruaru, em Pernambuco, vem se torando referência em atendimento e prestação de serviços de saúde na região. A oferta de diversos cursos na área faz com que o número de profissionais de saúde na área seja maior, inclusive, que a média estadual.

A cidade conta ainda com três hospitais públicos e com um número de leitos por 1 mil habitantes de 2,15. Esses números mostram que há campo de trabalho para o nutricionista tanto na Nutrição Clínica quanto na Auditoria em Serviços de Saúde.

Segundo dados do IBGE, a população acima dos 60 anos supera 30 mil habitantes, sinalizando uma excelente perspectiva para a área de Nutrição em idosos. Lembrando que, com os avanços na Medicina e sendo a região um polo de serviços em saúde, a expectativa de vida só tende a aumentar.

Outro dado interessante é que o município tem uma taxa de escolarização de 94,6%, o que estabelece um prognóstico bom para o futuro. Com a escolaridade completa, a tendência é que a população tenha acesso a melhores oportunidades de trabalho e salários. Desse modo possuindo mais consciência a respeito da importância da alimentação — ambos fatores que favorecem a busca pela assistência em Nutrição.

Oportunidades para nutricionistas em Caruaru

Por fim, não faltam oportunidades para a atuação do nutricionista na região do Agreste Pernambucano, em especial Caruaru. A Faculdade IDE conta com uma unidade no município e oferece alguns cursos de pós-graduação em Nutrição. Como por exemplo: Nutrição Aplicada à Prática Esportiva e Nutrição Clínica nas fases da vida, além de outros.

Você pôde perceber que a área de atuação do nutricionista é muito ampla. Por isso existem muitos cursos disponíveis para garantir o desenvolvimento profissional e se preparar para o mercado de trabalho. Agora, resta escolher a especialização que corresponde ao seu perfil e, em consequência, ter sucesso e ascensão profissional fazendo o que mais gosta!

Agora que você já conhece todas essas possibilidades para carreira , acesse o nosso site e conheça melhor os nossos cursos de pós-graduação. Estamos presentes nas regiões Norte e Nordeste, em 8 estados e 10 cidades, com mais de 130 cursos oferecidos!


Redimensionar Fonte
Contraste