Entenda o impacto da tecnologia na rotina dos profissionais de Saúde

Publicado por IDE Cursos em 4 de abril de 2018
Categorias:
Entenda o impacto da tecnologia na rotina dos profissionais de Saúde

A tecnologia agrega muitos efeitos positivos para a rotina dos profissionais de saúde. A inovação pode trazer diversos benefícios que aperfeiçoam o trabalho, simplificando-o e tornando-o mais eficiente. Isso, certamente, proporciona uma economia de tempo, traz mais segurança e melhora a performance na desenvoltura das atividades.

Além disso, a qualidade de vida tanto dos profissionais, como dos pacientes, também é melhorada, significativamente, por meio de tecnologias alternativas. Dessa maneira, todos podem tirar grandes proveitos com a utilização das inovações tecnológicas nesse meio.

Mostraremos, através de exemplos práticos, como a tecnologia funciona e pode impactar positivamente no cotidiano dos profissionais de saúde. Acompanhe nosso post e confira mais sobre o assunto!

Facilidade de contato entre os pacientes e os profissionais de saúde

A tecnologia móvel interliga a todos e proporciona aproximação nos diferentes contextos sociais, facilitando o contato e a interação entre todas as pessoas. Isso também se aplica com bastante eficácia dentro dos consultórios e clínicas médicas.

A praticidade da confirmação de consultas por meio da troca instantânea de mensagens via WhatsApp, o relacionamento nas redes sociais com os pacientes, tirando suas dúvidas e agilizando encaminhamentos médicos e a disponibilidade ao acesso online de informações sobre todos os dados e processos da clínica. Tudo isso, facilita o trabalho dos profissionais, além de gerar proximidade com seus pacientes.

Maior eficácia no diagnóstico dos exames

A evolução da medicina diagnóstica foi bastante expressiva nos últimos anos. A inovação tecnológica favoreceu o seu avanço, beneficiando e dando segurança aos profissionais de saúde no diagnóstico de diferentes doenças aos pacientes.

Com a precisão computadorizada dos aparelhos clínicos e hospitalares, as chances de erros nas investigações de patologias foram, significativamente, minimizadas. Isso possibilita uma maior exatidão para os encaminhamentos de tratamentos, otimizando todo o processo médico.

Agilidade no resultado de exames

A tecnologia permite a acessibilidade aos resultados de exames em espaços curtos de tempo, reduzindo, consideravelmente, a espera do paciente pelas conclusões médicas de seus casos. Isso é muito importante para ocorrências que necessitam de intervenções rápidas dos profissionais de saúde, sendo fundamental para o sucesso dos procedimentos.

Laudos médicos são, muitas vezes, disponibilizados também pela internet, permitindo o acesso rápido ao paciente. Com isso, são facilitados os procedimentos de direcionamento clínico e hospitalar, beneficiando a todos.

Gestão e eficiência

Inovações decorrentes da tecnologia da informação podem gerar sistemas de gestão muito mais eficientes para os ambientes médicos. Pois, através deles, é possível organizar as tarefas administrativas, trazendo tranquilidade e transparência aos profissionais de saúde.

Os sistemas podem ser utilizados na organização dos prontuários eletrônicos, no agendamento dos atendimentos, e até mesmo na gestão financeira dos consultórios e clínicas. Com isso, seguramente, toda a equipe local de trabalho e os pacientes são favorecidos, simplificando e trazendo eficiência ao exercício da prática médica.

Plataformas online

A tecnologia em saúde também é bastante inovadora na disponibilização de ferramentas importantes que oferecem uma série de serviços aos pacientes e aos profissionais. Existem softwares que funcionam como um sistema de gestão para a saúde e podem auxiliar no gerenciamento de muitas das atividades do ambiente, e ainda fornecer uma série de utilidades no encaminhamento dos procedimentos médicos entre o paciente e o profissional.

Algumas das opções de softwares mais populares que estão disponibilizadas no mercado são o ClinicWeb e a telemedicina, sendo eficientes exemplos de tecnologias facilitadoras para gestão médica.

Estes recursos podem conceder aos pacientes resultados e análise de laudos médicos, informações diversas contidas em seu prontuário, entre outros serviços, e ainda proporcionar o monitoramento à distância pelo profissional. Além disso, as plataformas podem dispor de operações referentes a tarefas de recepção, financeiro, administrativo e clínico, sendo de grande utilidade para a potencialidade do trabalho.

Tratamento dos pacientes

Avanços tecnológicos em equipamentos e diagnósticos podem proporcionar procedimentos mais seguros e com maior precisão em grande parte dos tratamentos. Desde as complicadas cirurgias, aos casos simples de suturas, podem ser igualmente melhorados e obter as devidas intervenções com a utilização dessas inovações.

Dispositivos de imagem 3D e Realidade Aumentada são alguns dos meios para o uso de grande tecnologia nos procedimentos médicos. Hospitais dos Estados Unidos, por exemplo, já usam estas formas para ação de cirurgias mais críticas, como as que são realizadas nos olhos e no cérebro. Assim, evita-se somente o uso microscópico, dando maior conforto para a execução do procedimento.

Esses recursos, sem dúvida, são de grande valia aos profissionais de saúde, pois possibilitam melhores condições de trabalho, e trazem mais eficiência para o tratamento do paciente.

Prevenção de doenças

A tecnologia pode ter grande proveito quando se trata da prevenção de doenças e degeneração de demais problemas de saúde. Por meio de novas formas estratégicas de exames, é possível detectar e identificar, em pouco tempo, possibilidades de patologias. Assim, de forma prematura, consegue-se evitar procedimentos dolorosos, invasivos e agressivos ao organismo.

A tomografia computadorizada e a ressonância magnética são exemplos de importantes ferramentas tecnológicas utilizadas na prevenção e no cuidado de doenças graves, como o câncer. Esses equipamentos são grandes facilitadores para a tomada de importantes decisões clínicas pelos médicos que, por meio deles, é delegado o encaminhamento devido aos pacientes.

Facilitação de procedimentos com a utilização de robôs cirurgiões

Apesar de ainda não serem muito comuns, os robôs cirurgiões já existem e são utilizados por médicos como instrumento em procedimentos cirúrgicos. Testes mostram que a tecnologia robótica possui mais exatidão em cortes do que as mãos humanas, pois estão livres de tremores e possuem precisões milimétricas. Isso favorece o êxito nas operações, tendo grande relevância para o paciente e o médico, na facilitação de procedimentos.

Os robôs são operados pelos profissionais por meio de softwares de computadores, tendo, atualmente, seu uso iniciado apenas em pequenas incisões cirúrgicas. Porém, existem ainda muitas expectativas para o desenvolvimento dessa tecnologia, que tem como objetivo revolucionar a área médica.

A tecnologia é uma excelente aliada para o sucesso e bom encaminhamento profissional nas áreas de saúde. As inovações trazem grandes utilidades para o relacionamento eficaz entre os pacientes e profissionais, e no atendimento das necessidades e eficácia dos serviços.

Agora você já conhece um pouco das formas de como a tecnologia se fundamenta positivamente no dia a dia dos profissionais de saúde. Pode encontrar meios de adequá-la em sua rotina e usufruir de todos os benefícios que as inovações podem proporcionar.

E aí, gostou do post? Então aproveite para acompanhar nosso conteúdo no Facebook. Assim, você poderá ter acesso a outros conteúdos como este e aumentar o seu conhecimento sobre as últimas novidades da área.

Posts relacionados