Ingressar na Medicina é, também, entrar em um mundo repleto de possibilidades. São muitas as opções de carreira para esse profissional, que pode optar por especializações dos mais variados tipos e para as mais diversas preferências. Uma delas é, evidentemente, a Medicina de Emergência.
A área de emergência é um campo que acolhe inúmeros profissionais todos os anos e que não mostra sinais de enfraquecimento. Afinal, frequentemente nos vemos frente a situações emergenciais, ou seja, que demandam atenção imediata devido ao risco para a vida dos pacientes.
Quer saber qual é o perfil do profissional que trabalha no setor de Emergência ou conhecer mais sobre essa pós-graduação? Então, você veio ao lugar certo! Continue a leitura e aprenda algumas informações sobre essa área tão importante da Medicina. Vamos lá?
Lidar com emergências é um grande desafio para o médico. Afinal, ao longo da graduação, esse profissional é treinado para lidar com diagnósticos, feitos normalmente a partir de uma longa pesquisa que envolve o relato dos pacientes e a realização de exames laboratoriais. A partir disso, é traçado um plano terapêutico que pode ter efeitos em curto, médio ou longo prazo.
Na emergência, isso não acontece. O paciente, muitas vezes, chega ao serviço sem sequer poder verbalizar sobre o que realmente aconteceu. Além disso, as situações são críticas e, muitas vezes, não há tempo para a realização de exames ou para a busca de prontuários e históricos daquele indivíduo. Aqui, o médico trabalha contra o relógio.
Sendo assim, algumas características do perfil desse profissional são:
Boa parte dessas habilidades são trabalhadas ao longo da pós-graduação, um momento em que todo o conhecimento adquirido ao longo da faculdade é lapidado e adequado às situações emergenciais.
Como vimos, o profissional da Medicina de Emergência é aquele que atua no setor de pronto atendimento de hospitais, sejam públicos ou particulares. O objetivo é trabalhar em casos críticos, que exigem tratamento imediato, estabilizando o paciente para que outros procedimentos e terapias possam ser feitos em seguida.
O médico emergencista pode trabalhar tanto na sede (ou seja, no próprio hospital) quanto no resgate de pacientes acidentados ou que exigem a remoção de um local até o serviço médico.
Sendo assim, ele precisará avaliar o indivíduo, verificar quais são os exames necessários (na emergência, utilizam-se testes de imagem, como a ultrassonografia ou o raio X, além de outros) e instaurar a terapia adequada para a sua estabilização.
A grade curricular da pós-graduação em Medicina de Emergência varia de instituição para instituição. Na Faculdade IDE, as disciplinas estudadas são:
Além disso, o estudante pode optar por fazer a vivência prática em hospitais conveniados à instituição, ampliando ainda mais o seu aprendizado e vivendo, no dia a dia, uma amostra do que será a sua rotina após a conclusão do curso.
Conheça mais sobre a Pós-graduação em Medicina de Emergência da Faculdade IDE.
O curso de Medicina em Emergência é uma área multidisciplinar, ou seja, que traz conceitos de diversas outras especialidades médicas. A sua organização, na Faculdade IDE, é a seguinte:
Alguns fatores podem (e devem) ser levados em consideração durante a escolha de uma boa instituição de ensino para cursar a sua pós-graduação. Confira alguns deles a seguir:
Se você quer ingressar na área ou deseja se atualizar, considere a Faculdade IDE como alternativa para a sua pós-graduação! Alguns dos destaques dessa instituição são:
Agora que você já conhece as particularidades da pós-graduação em Medicina de Emergência e viu alguns detalhes sobre essa área, que tal dar esse passo rumo a um futuro empolgante e cheio de oportunidades? Não perca mais tempo!
Conheça agora mesmo o curso de pós-graduação em Medicina de Emergência da Faculdade IDE! Na página, você entende mais sobre a área e pode se inscrever com apenas um clique, iniciando uma fase completamente nova em sua carreira.
Para falar conosco e tirar todas as suas dúvidas, basta clicar aqui.
Categorias:medicina
Tags: medicina; medicina de emergência, ABRAMEDE , Emergencista
Cadastre seu e-mail para receber informativos e novidades sobre a faculdade e sobre os cursos.
Comentários