Todas as cidades

Blog

Novas tecnologias na saúde: conheça 7 das mais importantes

Leia o Blog do IDE e conheça as 07 mais novas e importantes tecnologias na saúde e veja como estão ajudando a salvar vidas.

Novas tecnologias na saúde: conheça 7 das mais importantes

A tecnologia tem se desenvolvido de maneira rápida e eficaz, trazendo muitos benefícios e impactando a vida de milhões de pessoas. As novas tecnologias na saúde, por exemplo, fazem hoje o que era impensável há alguns anos, salvando vidas, melhorando os procedimentos e trazendo mais segurança. Se você quer conhecer algumas dessas inovações e ver os benefícios que elas podem trazer para o seu dia a dia e dos pacientes, então, não deixe de ler o nosso artigo de hoje.

Tratamentos inovadores

Os novos aparatos tecnológicos têm facilitado o diagnóstico de doenças, trazendo mais agilidade ao processo e aumentando consideravelmente as chances de cura. E não é só isso: os medicamentos e equipamentos envolvidos nos tratamentos também se desenvolveram muito. Um exemplo recente é o tratamento com imunoterapia, um novo tipo tratamento para câncer e que tem trazido ótimos resultados por meio de ações que aumentem a imunidade do paciente. A técnica se tornou uma referência, principalmente, em casos mais graves. Outros exemplos são os marcadores, que sinalizam o primeiro aparecimento das células cancerígenas. Com isso, a atuação acontece antes que ela comece a se multiplicar, preservando os danos que a doença poderia provocar. E se engana quem pensa que as novidades estão apenas no tratamento de câncer. A realidade tem mudado em diversas áreas, com novas combinações de medicamentos e tratamentos disponíveis.

Mecanismos de realidade virtual

Se nunca ouviu falar na realidade virtual ficará impressionado com os benefícios que ela pode trazer. Certamente, você conhece alguém que fica mais nervoso sempre que tem uma consulta com algum profissional da saúde, sofrendo da "síndrome do jaleco branco". A realidade virtual surgiu para ajudar esses indivíduos a terem uma experiência mais tranquila. Por meio da reprodução de sons de música clássica e imagens de galáxias para os óculos de cada paciente, a realidade virtual faz com que ele consiga ficar mais tranquilo, influenciando os seus batimentos cardíacos e a pressão. Além disso, os procedimentos podem ser transmitido para outros médicos que assistem tudo por meio do óculos do chefe da equipe médica.

Aplicativos para celular com foco no paciente

As novas tecnologias também estão preocupadas em dar comodidade para o paciente. Para isso, algumas empresas têm desenvolvido aplicativos que podem ajudar muito, lembrando o paciente do momento certo para tomar a medicação, quando marcar uma nova consulta de acompanhamento e opções para seguir a dieta recomendada. Como você pôde perceber, é uma maneira de fazer um acompanhamento mais próximo do tratamento. E não precisa ser só nos smartphones. As novidades já atingiram os tablets e o wearables (dispositivos que podem ser vestidos). Assim, as pessoas contam com relógios e roupas que são verdadeiros aliados na hora de cuidar da saúde, monitorando as condições físicas e até ajudando no controle de algumas doenças (como a diabetes, por exemplo). Essas tecnologias podem expandir a sua atuação e fazer um acompanhamento do bem-estar de cada um, dando um panorama melhor da sua condição no momento. Essa também é uma maneira eficiente de prevenir algumas doenças ou, caso elas apareçam, fazer com que você tenha uma atuação mais efetiva.

Personalização do atendimento e dos cuidados com o paciente

Quem não gosta de receber atenção e contar com um atendimento personalizado? Isso te aproxima do paciente e deixa o processo mais leve, não é verdade? É exatamente isso que alguns softwares já fazem, gerando propostas personalizadas para cada um, com base na rotina e no histórico do paciente. Como a tecnologia tem se desenvolvido de forma cada vez mais rápida e focada nos relacionamentos, pode ser que tenhamos novidades em breve, promovendo um atendimento ainda mais especial. Essa é uma maneira eficiente de cuidar do caminho de cada um dos seus pacientes.

Precisão nos diagnósticos

Quem nunca passou o desgaste de ir a uma consulta e receber um diagnóstico errado ou incompleto? Embora seja muito decepcionante, a boa notícia é que esses erros devem acontecer cada vez mais raramente. Como os equipamentos e softwares têm se desenvolvido muito, os exames são minuciosamente detalhados, reduzindo consideravelmente as chances de erro. Com esses procedimentos mais apurados, os profissionais conseguem atingir um diagnóstico melhor e a medicina cumpre seu papel de cuidar da vida das pessoas com mais facilidade.

Consultas virtuais

A internet tem se revelado uma grande aliada na busca por melhores alternativas para cuidar da vida das pessoas. As consultas virtuais, em que um especialista da área da saúde atende on-line, têm se firmado como um grande ganho, pois, assim, os pacientes conseguem tirar as suas dúvidas, marcar estes atendimentos e resolver problemas na comodidade do seu lar. As pessoas podem fazer isso por meio de sites ou aplicativos, optando pela maneira que preferirem. Uma plataforma que tem se adaptado bem para isso é o Google Hangout, que já criou uma aba específica para tratar de saúde e bem-estar.

Tecnologias na saúde para gerir o estabelecimento

Gerir uma clínica, um hospital ou um consultório não é nada fácil. Para que funcione bem, vários processos acontecem nos bastidores, como o agendamento de consultas, a limpeza, a desativação de aparelhos, a troca de materiais, etc. Tudo isso visa favorecer o trabalho do profissional, que pode ser concentrar apenas no paciente. Para otimizar o trabalho, existem alguns softwares de gestão que podem ajudar bastante, acompanhando os dados e deixando o processo mais fácil. Eles podem colocar os prontuários on-line, sinalizar algumas necessidades, fazer o controle financeiro e diversos outros detalhes que você nem imagina. Por isso, não deixe de testar um deles e conhecer as suas vantagens. Como você pôde perceber, as novas tecnologias na saúde têm trazido muitos ganhos, o que revolucionará muito o setor nos próximos anos. E mais do que isso: ela pode atingir diversas áreas desse negócio, como os exames, os tratamentos e a gestão da clínica, deixando o processo ainda mais seguro em cada uma dessas etapas. Caso você tenha ficado com algum tipo de dúvida sobre alguma dessas tecnologias na saúde ou já experimentou alguma delas e quer compartilhar sua experiência, que tal deixar o seu comentário? Assim, podemos conhecer um pouco melhor sobre o funcionamento de cada uma delas. Nos encontramos em breve!

Comentários

Posts relacionados

TODOS OS POSTS