Todas as cidades

Blog

Recolocação profissional: como se preparar para conseguir um novo emprego?

Não sabe como e nem quando fazer a realocação profissional? Confira nosso post e descubra mais sobre o assunto!

Recolocação profissional: como se preparar para conseguir um novo emprego?

Seja qual for a sua área de atuação, é sempre necessário que haja uma realocação profissional. Afinal, sem isso, a pessoa pode considerar que parou de crescer profissionalmente. No mercado extremamente dinâmico que vivemos, a estagnação pode ser muito prejudicial em médio e longo prazo.

Tenha em mente que, durante o processo seletivo, é natural que as empresas priorizem a contratação de profissionais que busquem evolução. Isso porque tal característica tende a agregar mais valor para o negócio. De todo modo, a instabilidade que esse momento tende a ocasionar influencia muitos a optarem pela zona de conforto e dispensar a realocação.

Como visto, essa escolha tende a ser um erro que compromete o desempenho profissional das pessoas. Por esse motivo, preparamos este post para falar de quando buscar a realocação e como fazer isso. Continue a leitura e saiba mais!

O que é a realocação profissional?

Como o próprio nome sugere, realocação profissional consiste na mudança de atuação no mercado. Isso pode ocorrer ao subir de cargo na empresa, mudar de emprego, adquirir novas funções etc. Tudo depende das oportunidades surgidas e do seu empenho para buscar evolução.

Isto é, considere também que a realocação profissional depende da sua tolerância a riscos. Afinal, trata-se de um processo de mudanças e adaptações na carreira traçada. Então, outro aspecto importante com relação a isso é o nível de interesse pelo aperfeiçoamento no trabalho.

Essa mudança pode ocorrer voluntariamente pelo colaborador ou por parte da empresa. Nesse último caso, ela pode demitir ou realizar transferências que exigem a realocação profissional.

O que leva à busca pela realocação profissional?

Conforme mencionado, a realocação profissional envolve riscos e fuga da zona de conforto. De todo modo, muitas pessoas insistem em passar por essa mudança. A principal razão que explica isso é a busca por melhores oportunidades de trabalho.

Consequentemente, é possível elevar a remuneração, adquirir mais experiências profissionais, ampliar a rede de contatos e alcançar satisfação. Então, muitas vezes, essa busca ocorre por:

  • demissões;
  • insatisfação profissional;
  • interesse pelo crescimento na carreira;
  • falta de perspectiva profissional;
  • mudança de cidade ou região;
  • falta de valorização no atual trabalho etc.

Quando é a hora de buscar a realocação profissional?

Sejam quais forem os motivos para desejar a realocação profissional, é importante que quando o momento ideal surgir, ele não seja desperdiçado. Afinal, após ter certeza do que deve ser feito e traçar um plano estratégico para isso, adiar a concretização não traz efeitos positivos.

Saber quando o momento chegou se torna mais simples quando a decisão partiu do empregador. Isso porque após demissões ou transferências, muitos colaboradores não têm outra opção além de buscar novas oportunidades.

Por outro lado, quando essa busca deve ser feita pelo próprio profissional, esse processo pode ser ainda mais desafiante. Inclusive, muitos comparam essa etapa com o fim de um relacionamento. Isso porque é preciso deixar uma realidade já habitual e partir para outra incerta, mas que pode ser mais benéfica.

Como realizar a realocação profissional?

Naturalmente, para tirar melhor proveito durante a realocação profissional, é necessário seguir algumas recomendações. Acompanhe, a seguir, e saiba mais!

Atualize o seu currículo

Para encontrar melhores oportunidades profissionais, um dos passos principais é a atualização do currículo. Nesse sentido, inclua suas experiências recentes e cursos de capacitação realizados. Lembre-se, também, de adaptar o documento segundo a empresa que você almeja se candidatar.

Isto é, se ela tiver o perfil mais descolado, é válido trazer mais personalidade ao design do currículo. A mesma lógica serve para as informações acrescentadas no documento, que devem ser alinhadas com a vaga de interesse.

Após deixar tudo pronto, envie os currículos com antecedência para os locais certos. Se for por e-mail, não deixe de incluir um cumprimento ao destinatário, o que demonstra dedicação à vaga surgida. 

Pesquise as tendências de mercado

Acompanhar quais mercados estão em alta é uma maneira de diminuir os riscos envolvidos na realocação profissional e acelerar o encontro da vaga ideal. Afinal, existem oportunidades que se mostram em crescimento mesmo em períodos de crise. É o caso do setor de tecnologia e da área da saúde, que cresceu durante a pandemia da Covid-19.

Sendo assim, para ficar por dentro das tendências de mercado, é recomendado analisar as notícias e os segmentos que se destaquem até diante das adversidades.

Procure a realização profissional

Nem todos que estão inseridos no mercado do trabalho estão realizados profissionalmente. No entanto, para elevar a satisfação e tornar esse desafio mais prazeroso, é recomendado que você busque isso durante a realocação profissional.

Logo, procure vagas que se conectem com esse objetivo. Isso pode ser refletido em trabalhos flexíveis, como os que oferecem a possibilidade de home office, que favorece ficar mais tempo em casa com a família. Ainda, vagas de trabalho que levem ao contato direto com o público, o que pode ser satisfatório para você. A escolha é sua, o mais importante é buscar o que gosta.

Faça cursos de capacitação

Especialmente se a sua realocação profissional tiver objetivo de elevar o cargo, é recomendado que você faça cursos de capacitação. Isso costuma ser bem-visto no currículo e é uma maneira de aumentar os seus conhecimentos e experiência a respeito de um assunto.

Considere, também, que essa aprendizagem adquirida é uma forma de se conhecer e entender seus pontos fortes e fracos profissionalmente. Além disso, é útil para descobrir se você realmente tem afinidade com a área de interesse ou se é melhor escolher outro caminho.

As dicas mencionadas são importantes para ampliar a visibilidade e as chances de uma realocação profissional com mais sucesso. Nesse sentido, saiba que a busca por uma especialização é sempre recomendada, em todas as carreiras, para uma maior expertise na sua área de atuação. Diante disso, ingressar na Faculdade IDE pode ser um caminho válido para atingir esse objetivo.

Sendo assim, que tal aproveitar para entrar em contato conosco e conhecer mais sobre nossos cursos e métodos de ensino? Basta acessar o link e procurar aquele que tem mais a ver com suas metas para a realocação profissional!

Comentários

Posts relacionados

TODOS OS POSTS