Pós-Graduação

TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO COM ÊNFASE NA INTERVENÇÃO COMPORTAMENTAL – FORTALEZA| Turma 2

Inscrições: até 29/02/2020

Início CONFIRMADO: 29 de Fevereiro e 01 de Março de 2020

Tire suas dúvidas online

Motivos para fazer Transtorno do Espectro do Autismo com Ênfase na Intervenção Comportamental no IDE

  • Profissionais com ampla experiência baseados nas intervenções comportamentais da ABA, TEACCH e PECS

  • Experiência terapêutica em uma das melhores unidades de atendimento especializado para Autismo (Equipe CEATD)

  • O aluno terá a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em diferentes áreas relacionadas ao Autismo

Objetivos do Curso

GERAL:

O curso organizado nos Termos da Resolução nº 01 de 06 de abril de 2018 do CES/CNE/MEC tem como objetivo proporcionar aos profissionais aprofundamento teórico, com vivência prática em transtornos de espectro de autismo, capacitando, aprimorando seus conhecimentos para esse crescente mercado de trabalho.

ESPECÍFICOS:

  • Capacitar profissionais das diferentes áreas de saúde e educação para atuarem com indivíduos com Transtorno do Espectro do Autismo;
  • Promover conhecimento de diferentes áreas relacionadas ao Autismo;
  • Promover vivência prática das diferentes atuações relacionadas ao Autismo;
  • Trazer profissionais com ampla experiência baseados nas intervenções comportamentais da ABA, TEACCH e PECS.

Matriz Curricular

  • A compreensão do desenvolvimento infantil
  • TEA: Definições, diagnóstico e características
  • Acessibilidade
  • Psiquiatria infantil: História, medicação e doenças mais comuns
  • Aspectos Relacionados às famílias de pessoas com TEA
  • Funções cognitivas e comportamentais no Autismo e sua relação com a aprendizagem
  • Políticas públicas e o Autismo
  • Metodologia Cientifica I
  • Definições e conceitos sobre a Análise Aplicada do Comportamento (ABA) no Autismo
  • Comportamento verbal e Autismo
  • As dificuldades sensoriais e o Autismo
  • Seletividade Alimentar e Aspectos Nutricionais no TEA
  • Uso das pistas visuais no TEA
  • Neurofeedback e o Autismo
  • Modelos de escalas complementares para diagnóstico e avaliações do desenvolvimento do Autismo.
  • Ética e Bioética
  • Comportamentos inadequados: como maneja-los
  • Ensinando habilidades de auto cuidado e estimulando o brincar através de um ensino estruturado e do ensino em ambiente natural
  • O modelo comportamental do Ensino estruturado: Teoria, prática e sua influência na inclusão escolar
  • Caracterização da leitura no TEA
  • Elaboração do guia curricular e de programas específicos baseados no modelo comportamental
  • Adequação de Atividades Pedagógicas no TEA
  • Atividades físicas no processo de desenvolvimento do Autismo baseados em modelos estruturados e comportamentais
  • Metodologia Cientifica II
  • Vivência no Atendimento à criança com TEA

Coordenação Pedagógica

Grupo Somar (Alessandra Sales, Victor Eustáquio e Luana Passos)

M.Sc. Claudia Sobral de Oliveira Uchoa

Corpo Docente

  • Dr. André Pereira Cabral

  • Dra. Thais Feitosa Quental

  • Esp. Virna Lisi Silva Moreira

  • Esp. Luana Lindoso Passos (PE)

  • M.Sc. Natalie Brito Araripe

  • Esp. Alessandra Sales da Silva (PE)

  • Esp. Nathalia Lobo

  • Esp. Raquel Lobo

  • Esp. Paulo Cezar do Nascimento Filho

  • Esp. Ligia Camargo Campos

  • Dr. Sávio Caldas Alencar

  • Vicente Matias Cristino


Redimensionar Fonte
Contraste